Psicoterapia ou Psicanálise?

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Loira
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda jul 11, 2011 8:29 pm

Psicoterapia ou Psicanálise?

Mensagempor Loira » segunda jul 11, 2011 8:33 pm

Boa noite.
Entao é o seguinte: há cerca de 3 anos passei por um grande choque na minha vida, algo q me afectou imenso psicologicamente.

Como é claro, deixei andar na esperança que tudo passasse, mas o que é certo é que apartir dessa altura comecei a desenvolver ataques de panico. Passo meses muito bem, mas se me enervo começo a vomitar desesperadamente, choro horas a fio, fico c dificuldades em respirar, transpiro por todo o lado, parece q vou morrer se passo muitas horas sozinha nessas alturas... enfim, um desespero! Dai, o meu namorado tem muito cuidado para nao me magoar muito menos por-me triste.

Já ha uns 6 meses que estava tudo bem, mas ha 2 dias enervei-me muito e tive uma bela crise de choro e um ataque de panico. Hoje aconselharam-me a fazer psicoterapia ou psicanalise.

Mas qual a diferença em concreto?
miosotis
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: segunda mai 03, 2004 7:35 pm

Re: Psicoterapia ou Psicanálise?

Mensagempor miosotis » segunda jul 18, 2011 12:34 am

Esqueça a psicanalise, pois ainda piora o transtorno de panico.

faça terapia cognitiva- comportamental. É a unica que trata devidamente o panico.
silver
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mai 15, 2008 3:19 pm

Mensagempor silver » terça jul 19, 2011 8:47 am

miosotis Escreveu:Esqueça a psicanalise, pois ainda piora o transtorno de panico.

faça terapia cognitiva- comportamental. É a unica que trata devidamente o panico.

Esta afirmação é um bocadito absoluta e definitiva demais, mesmo para mim que não sou psicanalista, e para além disso é errada e não ajuda nada resposta à pergunta.
Para tentar responder de uma forma simples, a psicanálise também é uma forma de psicoterapia, ou seja a psicoterapia psicanalítica, mas suponho que o que queira saber é se é melhor uma psicoterapia mais “comum”, mais cóginivo-comportamental ou então uma de raiz psicanalítica. Bem, não há resposta para isso, mas de qualquer das formas, a primeira é mais breve mais centrada nos sintomas e no seu tratamento, enquanto que a segunda, é mais demorada, já não se centra nos sintomas, mas sim no desenvolvimento da personalidade do paciente e nas causas subconscientes subjacentes ao problema.
Para além destas duas formas de psicoterapia, há ainda muitas mais, assentes em várias correntes da psicologia. Basta pesquisar um pouco neste fórum ou no site deste fórum para tentar perceber qual será a que melhor se adequa a si.
Outro dado, já que estamos em tempo de crise, normalmente a psicanálise é mais cara, porque obriga a mais sessões que uma psicoterapia cognitiva.
psicologi@
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jan 21, 2011 6:51 pm

Mensagempor psicologi@ » terça jul 19, 2011 10:17 am

silver Escreveu:
miosotis Escreveu:
a psicanálise também é uma forma de psicoterapia, ou seja a psicoterapia psicanalítica

??????????????????????
silver
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor silver » terça jul 19, 2011 12:39 pm

psicologi@ Escreveu:
silver Escreveu:
miosotis Escreveu:
a psicanálise também é uma forma de psicoterapia, ou seja a psicoterapia psicanalítica

??????????????????????

??????????????????????
silver
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor silver » terça jul 19, 2011 12:54 pm

Estes Psicólogos... Sempre com estas coisas de que minha é maior que a tua. (incluindo eu, ahahaha)

Estou a falar para uma pessoa leiga na matéria, acho que ela percebeu a mensagem, claro que psicanalise e psicoterapia psicanalitica não são a mesma coisa, mas penso que deu para perceber e dissipar a duvida colocada, mas se preferir dar os conceitos teóricos de ambas as coisas faça favor.
miosotis
Membro Habitual**
Membro Habitual**

Mensagempor miosotis » sexta jul 22, 2011 1:03 am

Silver,

indique-me UM (1) estudo que prove eficácia da psicanalise no panico.

Se não tem provas, está a inventar.
silver
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor silver » sexta jul 22, 2011 9:13 am

miosotis Escreveu:Silver,

indique-me UM (1) estudo que prove eficácia da psicanalise no panico.

Se não tem provas, está a inventar.

miosotis indique-me UM (1) estudo que prove a ineficácia da psicanálise no pânico
É que se não tem provas está a inventar….

Já viu bem o ridículo da sua afirmação, tenho a certeza que se pesquisar, encontro o estudo que me pede, obviamente que não vou perder o meu tempo com este tipo de futilidades, porque eu não tenho de lhe provar nada. Agora, tenha com cuidado com essas afirmações fundamentalistas que provavelmente ouviu em algum ladoe ficou com isso gravado no inconsciente. O homem que fundou tudo isto nasceu no Sec. 19, isto é uma coisa que já tem uns anitos de prática e muitas aplicações e variações, não queira cair na tentação de diminuir a Psicanálise só porque não é essa a sua corrente, tenho a certeza que muitos Psicólogos com raízes na psicanálise, coisa que não sou, lhe poderão instruir sobre o contrário do que afirma, mas também duvido que percam o tempo deles com isso.
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Mensagempor vectrapc » sexta jul 22, 2011 4:20 pm

O comentário que posso fazer é que quando terminamos o ensino secundário e pretendemos ingressar no ensino superior na área de Psicologia, procuramos Universidades que nos dão jeito porque são públicas (mais baratas) ou perto da nossa área de residência caso sejam privadas.

Dos 18 000 psicólogos que parece haver não devem haver muitos que quando escolheram a Universidade foi devido à corrente de pensamento que lhe está ligada. Logo, parece que a principal razão de sermos desta ou daquela corrente é a escolha da Universidade.

De facto, existem estudos que comprovam a eficácia de abordagens psicodinâmicas no tratamento dos ataques de pânico, da ansiedade generalizada e por aí fora, basta fazer uma busca na medline para até verificar que existem meta estudos que até comparam diversas abordagens e até chegam a conclusões interessantes. Aliás, estudando até um pouco melhor determinadas temáticas até parece que o que melhor funciona são abordagens integrativas e multidisciplinares que permitem uma adequação do trabalho à pessoa que temos à frente numa atitude de
uma igualdade desigual, considerando uma perspectiva justa na promoção de condições
que considerem as diferenças individuais de cada um, e que, à partida, não coíbam determinadas pessoas de atingir o mínimo essencial para uma igual dignidade como seres humanos.
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
miosotis
Membro Habitual**
Membro Habitual**

Mensagempor miosotis » sábado jul 23, 2011 12:44 pm

Já viu bem o ridículo da sua afirmação, tenho a certeza que se pesquisar, encontro o estudo que me pede, obviamente que não vou perder o meu tempo com este tipo de futilidades, porque eu não tenho de lhe provar nada.

Voce é a maior, sabe tudo. Sem pesquisar já sabe. Não entra em discussões, pois já se arroga de saber mais que todos.Não adianta nada.

Agora, tenha com cuidado com essas afirmações fundamentalistas que provavelmente ouviu em algum ladoe ficou com isso gravado no inconsciente.

Voce nao define nada do cuidado que tenho ou nao. Não sabe nada da minha formação e muito menos do meu insconsciente. Só está a especular. Não tem conhecimento ou provas do que diz. E recusa indicar evidencias do que referi, ou seja estudos.

O homem que fundou tudo isto nasceu no Sec. 19, isto é uma coisa que já tem uns anitos de prática e muitas aplicações e variações, não queira cair na tentação de diminuir a Psicanálise só porque não é essa a sua corrente, tenho a certeza que muitos Psicólogos com raízes na psicanálise, coisa que não sou, lhe poderão instruir sobre o contrário do que afirma, mas também duvido que percam o tempo deles com isso.

A Psicanálise já é um pequeno nicho de mercado, pois é carissima e lenta, o que praticamente ninguém pode pagar.
Apenas por ser sec. XIX nao prova que hoje ainda seja aplicável.
Então o Ford T de 1886 ainda hoje é um bom carro. Tudo evolui, tb o pensamento.
silver
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor silver » segunda jul 25, 2011 8:29 am

Eu não me costumo irritar com facilidade, mas na realidade este tópico já está um bocadinho irritante.

Só vou colar aqui a sua afirmação, carregada de sapiência, que aliás tinha o intuito de servir de conselho ao utilizador que colocou a pergunta.

miosotis Escreveu:Esqueça a psicanalise, pois ainda piora o transtorno de panico.

A psicanálise ainda piora o transtorno de pânico??????
terapia cognitiva- comportamental. É a unica que trata devidamente o pânico??????
??????????????
??????????????
Que mais dizer a uma coisa destas…
Zenobia
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta ago 10, 2005 8:33 pm

Mensagempor Zenobia » segunda jul 25, 2011 8:32 am

São, de facto, afirmações um bocadinho radicais :|
silver
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor silver » segunda jul 25, 2011 8:32 am

miosotis Escreveu:
A Psicanálise já é um pequeno nicho de mercado, pois é carissima e lenta, o que praticamente ninguém pode pagar.
Apenas por ser sec. XIX nao prova que hoje ainda seja aplicável.
Então o Ford T de 1886 ainda hoje é um bom carro. Tudo evolui, tb o pensamento.

Não foi só o Ford T e o comportamentalismo que evoluiram, a psicanálise também evoluiu.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » terça jul 26, 2011 8:48 pm

Só tenho pena que as pessoas que venham à procura de alguma informação se deparem com isto. Mais uma intervenção ignorante da Miosotis. Que vergonha...

Loira, aconselharam-na a fazer psicoterapia ou psicanálise porque ambas podem ajudá-la a perceber o que desencadeia o pânico e consequentemente a diminuir a ansiedade. Procure um psicoterapeuta ou psicanalista, independentemente da corrente académica e será certamente ajudada. É que mesmo dentro das psicoterapias existem diversas correntes e acaba por ser confuso para quem procura este tipo de serviços tentar distinguir. Fica-se normalmente ainda mais baralhado. O importante é sentir-se bem com a pessoa e achar que esta lhe está a ajudar efectivamente a resolver o problema.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
miosotis
Membro Habitual**
Membro Habitual**

Mensagempor miosotis » quinta jul 28, 2011 1:05 am

Só tenho pena que as pessoas que venham à procura de alguma informação se deparem com isto. Mais uma intervenção ignorante da Miosotis. Que vergonha...

As ultimas intervenções desta Rita dedicam-se a rotular e estigmatizar outras pessoas; disse que eu sou ignorante, disse que o quintino devia-se tratar, é anormal, que devia ser proibido, etc.

Parece que somos uma vergonha e aqui temas a Rita que tirou o curso em prestações na Lusotreta ou Lusocagada vem-nos salvar com a sua sabedoria infinita.

Eu não me sinto pior ou melhor que os outros, é apenas uma opinião que naturalmente há quem discorde (como bem indicaram outros colegas). Para mim a educação diz-me que posso discordar ou concordar com as opiniões dos outros, mas nao me dá direito de classificar ninguém.

Mas já agora, aprendeu na Lusofonatrampa que quem não pensa como a Rita é imediatamente ignorante e que se deve tratar? Com isto, fico-me por aqui.
Zenobia
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta ago 10, 2005 8:33 pm

Mensagempor Zenobia » quinta jul 28, 2011 8:13 am

:shock:
silver
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor silver » quinta jul 28, 2011 8:39 am

Lusocagada?!?!!!!!? Não estava a acompanhar, mas depois da lusofonatrampa percebi que deve ser a lusófona. Agora a qualidade profissional das pessoas também se mede pela instituição de ensino onde as pessoas se licenciam?? Estou boquiaberto com tanta sandice, opiniões todos podem ter, mas dizer que a psicanálise piora o transtorno de pânico e que só o cognitivo-comporamental é que é eficaz, não é uma opinião é uma sentença imponderada. Usar o tipo de linguagem que usou e as insinuações que fez não lhe fica bem, penso que deveria pedir desculpas publicas em relação ao comentário de mau gosto que fez à Universidade Lusófona, não é que os colegas que fizeram lá o curso lhe dêem importância mas ficava-lhe digno. E não, não fiz o curso na Lusófona, mas acho que é feio dizer que eu sou melhor que tu porque fiz o curso em x e tu em y, quando todos nós sabemos que não tem nada que ver.
bernardo196
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo abr 27, 2008 3:37 am

Mensagempor bernardo196 » quinta jul 28, 2011 12:38 pm

Lamento profundamente que uma discussão acessível ao público chegue a estes níveis. Apelo mesmo aos moderadores que ponham cobro a isto.

Se querem estudos olhem para os que demonstram que a pouca importância das correntes no sucesso das terapias. Olhem também para a importância da relação terapêutica psicólogo-paciente porque a ideia que passa neste forum sobre os psicólogos talvez não abone muito a favor dessa relação.
patriciamarques
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 27, 2007 6:48 pm
Contacto:

Mensagempor patriciamarques » quinta jul 28, 2011 6:05 pm

Os moderadores deviam ter um maior controlo sobre o que é exposto neste fórum!Aliás em certos fóruns este tipo de situações leva a consequências, como é a «expulsão» ou um «time-out» no acesso ao fórum!
Patrícia Marques
Psicologa Clínica
www.patriciamarques.pt.vu
anaicjesus
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta abr 26, 2007 3:48 pm

Mensagempor anaicjesus » quinta jul 28, 2011 8:02 pm

A discussão não ajudou a pessoa que colocou aqui a dúvida... E com ataques não se chega a lado nenhum, pois não, psicólogos?

No entanto, concordo com a colega que menciona que procure O psicólogo e não a sua vertente... Até porque nada impede que se utilize um bocadinho de cada teoria de cada vertente que ajude de facto a pessoa...

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes