Pessoas manipuladoras

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Eusouopapao
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça ago 16, 2011 9:37 am

Pessoas manipuladoras

Mensagempor Eusouopapao » terça ago 16, 2011 9:55 am

Boas

Conheço um amigo assim manipulador e gostava de conhecer um pouco mais sobre estas pessoas...
Gostava saber como elas pensam e o que a psicologia fala em relação a isto se tiverem livros interessantes que falem sobre isto também seria bom referência-los...
Também gostava de aprofundar o tema da persuasão...

Como é que estas pessoas conseguem com tanta facilidade fazer com que os outros façam o que elas querem?!Fazem conscientemente?!Como é que o manipulado se defende se nem se apercebe?!Que meios o manipulador recorre?!

Obrigado
shavana
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sábado dez 30, 2006 7:53 pm

Re: Pessoas manipuladoras

Mensagempor shavana » terça set 06, 2011 8:58 pm

O que a colega disse está correcto
Última edição por shavana em sexta set 09, 2011 12:16 pm, editado 2 vezes no total.
silver
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mai 15, 2008 3:19 pm

Mensagempor silver » quarta set 07, 2011 8:18 am

Uma pessoa manipuladora é como a colega já mencionou, uma pessoa que usa os outros como um meio para atingir os seus próprios fins, pode dar a entender que se preocupa com alguém, mas na realidade isso só é válido enquanto determinada pessoa servir os seus interesses, como é obvio depois de descoberta, o que acaba eventualmente por acontecer, niguem confiará nessa pessoa. A forma de se defender deste tipo de pessoa, primeiro é identificar esse estilo na pessoa, que pode ser complicado, mas como o velho ditado já dizia, o que é demais é erro, ou, quando a esmola é alta até o santo desconfia.
MG1986
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta fev 16, 2012 4:37 pm

Mensagempor MG1986 » segunda fev 20, 2012 4:19 pm

Boa tarde

Sei bem do que falam, eu convivi 6 anos com uma pessoa assim, gostava tanto dela que lhe chamava de mãezinha, pois mas ela só quando precisava da minha pessoa é que vinha ter comigo, mas primeiro queria saber se estava tudo bem, la eu desabafava, e essas coisas, por vezes também me ajudava, a ultima fez-me comprar-lhe um bilhete da irlanda, dei.lhe casa, carro comida, fez com que eu gastasse o dinheiro do cartão de credito, coisa que para mim era intocável, e depois qd descubri a vesdadeira pessoa, fugiu, e nunca mais soube dela, ja la vai 1 ano...
Agora parece que já os conheço de longe..... foi uma grande desilusão....
Eusouopapao
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça ago 16, 2011 9:37 am

Mensagempor Eusouopapao » sexta mar 02, 2012 8:09 pm

MG1986 Escreveu:Boa tarde

Sei bem do que falam, eu convivi 6 anos com uma pessoa assim, gostava tanto dela que lhe chamava de mãezinha, pois mas ela só quando precisava da minha pessoa é que vinha ter comigo, mas primeiro queria saber se estava tudo bem, la eu desabafava, e essas coisas, por vezes também me ajudava, a ultima fez-me comprar-lhe um bilhete da irlanda, dei.lhe casa, carro comida, fez com que eu gastasse o dinheiro do cartão de credito, coisa que para mim era intocável, e depois qd descubri a vesdadeira pessoa, fugiu, e nunca mais soube dela, ja la vai 1 ano...
Agora parece que já os conheço de longe..... foi uma grande desilusão....

O caso do meu amigo é ser assustadoramente superficial, monta um teatro em redor da pessoa, fá-la confiar, distorce os contextos das situações e nunca quer saber de nada ou pouco valor dá ao como a outra pessoa vai ficar.
Olhar para ele é um bocado assustador

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes