Formação da Ordem dos Psicólogos

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Susana Margarida
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta ago 31, 2005 6:54 pm
Contacto:

Formação da Ordem dos Psicólogos

Mensagempor Susana Margarida » segunda set 05, 2011 8:19 pm

Olá colegas,
Em breve irei fazer a formação da ordem dos psicólogos e gostaria de saber em específico em que consiste a mesma nomeadamente conteúdos abordados e os trabalhos que eles pedem para elaborarmos?
Caso possam partilhar esta informação agradecia.

Saudações
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Re: Formação da Ordem dos Psicólogos

Mensagempor Cristina Machado » terça set 06, 2011 4:07 pm

Boa tarde colega Susana,

Os módulos do curso de formação são:
Módulo I: Situação profissional da psicologia em Portugal e na Europa;
Módulo II: Ética e Deontologia;
Módulo III: Empreendedorismo;
Módulo IV: Gestão de Projectos.

Os trabalhos que terá de realizar em cada módulo são:

Módulo I: 2 comentários críticos;
Módulo II: Elaborar um caso clínico, identificar com base nos cinco princípios gerais do Código Deontológico o dilema presente no caso que elaborou, e reflectir acerca desse dilema, apresentando as soluções para o caso que elaborou;
Módulo III: Apresentar uma ideia em 2 minutos de um projecto, de acordo com os parâmetros fornecidos pelo formador ;
Módulo IV: Elaborar e apresentar um mini-projecto.

Os trabalhos dos módulos I e II são individuais, enquanto, os trabalhos dos módulos III e IV são em grupo.

Espero ter ajudado. Não se preocupe o curso não é difícil.
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » quarta set 14, 2011 8:32 pm

Já agora os trabalhos dos módulos I e II são elaborados por escritos e entregues posteriormente aos formadores, tipo trabalho da faculdade que vimos para casa e fazemos, ou é tudo feito na hora lá na sede?

Se for feito em casa existe limite de páginas?

cumpts
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » quarta set 14, 2011 10:22 pm

aniger Escreveu:Já agora os trabalhos dos módulos I e II são elaborados por escritos e entregues posteriormente aos formadores, tipo trabalho da faculdade que vimos para casa e fazemos, ou é tudo feito na hora lá na sede?

Se for feito em casa existe limite de páginas?

cumpts

Colega Aniger os trabalhos dos módulos são feitos em casa, mas têm prazo para de entrega. Se necessitar de mais informações envie uma mensagem privada.

Mas não se preocupe que o curso é bastante fácil.
Elizabete
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça abr 15, 2008 11:10 pm

Mensagempor Elizabete » quarta out 12, 2011 7:44 pm

Olá Colega,

Uma vez, que já iniciou o curso, poderá partilhar comigo em que moldes foi o mesmo, bem como, os critérios da avaliação?
Obrigado.
Elizabete
Dityzinha
Membro Amador
Membro Amador
Registado: domingo dez 07, 2008 9:31 pm

Mensagempor Dityzinha » quinta out 13, 2011 4:27 pm

Também tenho curiosidade em saber desses pormenores! :)
Começo dentro de algumas semanas!
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » sexta out 14, 2011 4:32 pm

Colegas os moldes da avaliação é basicamente passou ou não. Os formadores não dizem as notas dos trabalhos, somente nos foi dito que as notas são dadas de 0 a 5, sendo que, o mínimo exigido para passarem é ter 3 nos trabalhos.

Os módulos consistem precisamente em:
Módulo I: dois comentários críticos com um máximo de 15 linhas (têm 8 dias para elaborar os comentários e enviar ao formador)
Módulo II: elaboração de uma reflexão sobre um dilema ético, sendo que este trabalho tem um limite máximo de 3 páginas (Têm 8 dias para elaborar a reflexão e enviar ao formador);
Módulo III: Apresentação de uma ideia de um projecto em 2 minutos, sendo que depois o formador diz quais são os pontos que vão ser avaliados na apresentação da ideia (feito na formação);
Módulo IV: Elaboração e apresentação de um mini-projecto, em grupo, num tempo máximo de 20 minutos (feito na formação).
Elizabete
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor Elizabete » segunda out 17, 2011 1:06 am

Obrigado Colega!

Como avalia o curso pela sua experiência?
E já agora, obteve a aprovação pretendida?

Saudações
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » segunda out 17, 2011 9:55 am

Bom dia colega Elizabete, sim eu obtive aprovação no curso de formação. Neste momento já tenho o número de cédula profissional.

Ao contrário do que alguns colegas que fizeram o curso falaram, eu gostei do curso, os módulos que mais gostei foram os módulos III e IV, embora sejam os módulos mais trabalhosos. Mas nada que não se consiga fazer.
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor aniger » terça out 18, 2011 2:44 pm

Colegas sei que quem está a fazer reconhecimento de experiência profissional tem prioridade para frequentar este curso. As colegas demoraram muito tempo a conseguir vaga para frequentar o mesmo?

Eu no meu caso, estou a fazer o estágio profissional de 12 meses, vai fazer um mês que comecei na próxima semana, mas como já me tinham dito que é complicado ter vagas para Lisboa ou Almada ( porque são as que ficam perto para mim) não sei se já me posso inscrever quando iniciar a próxima, ou se como também estou a estagiar necessito de ter mais tempo de estágio para fazer este curso... No fundo gostaria de antecipar as coisas que é para quando chegar ao fim, não andar a stressar por ainda me falta este curso, queria despachar já o que conseguir.

obrigada
Imagem
Elizabete
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor Elizabete » terça out 18, 2011 10:38 pm

Cristina Machado Escreveu:Bom dia colega Elizabete, sim eu obtive aprovação no curso de formação. Neste momento já tenho o número de cédula profissional.

Ao contrário do que alguns colegas que fizeram o curso falaram, eu gostei do curso, os módulos que mais gostei foram os módulos III e IV, embora sejam os módulos mais trabalhosos. Mas nada que não se consiga fazer.

Bom colega,

Da minha parte, as minhas mais sinceras felicitações.
E que com esta validação/reconhecimento consiga atingir todos os seus objectivos profissionais.

Daqui a duas semanas sensivelmente, espero poder partilhar o meu sucesso nesta formação.

Até breve
Elizabete
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor Elizabete » terça out 18, 2011 10:46 pm

Colega Aniger,

Quanto aos cursos de formação, parece que abrem com muita frequência, sobretudo nas zonas mais convenientes para si.
Sobre a questão que coloca, acerca da possibilidade de integrar o curso enquanto completa o estágio profissional exigido, não sei responder. Porém, pareçe me pertinente colocar a questão à Ordem. Da minha experiência esta, tem se mostrado muito disponível para esclarecimentos de dúvidas e/ou regularização de situações.

Cumprimentos
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor aniger » sexta out 21, 2011 4:14 pm

Elizabete Escreveu:Colega Aniger,

Quanto aos cursos de formação, parece que abrem com muita frequência, sobretudo nas zonas mais convenientes para si.
Sobre a questão que coloca, acerca da possibilidade de integrar o curso enquanto completa o estágio profissional exigido, não sei responder. Porém, pareçe me pertinente colocar a questão à Ordem. Da minha experiência esta, tem se mostrado muito disponível para esclarecimentos de dúvidas e/ou regularização de situações.

Cumprimentos

Sim tenho de entrar em contacto com eles, também iniciei à pouco tempo o estágio , quero me familiarizar primeiro na instituição para depois também conseguir conciliar horários com a formação.
Imagem
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » sábado out 22, 2011 9:37 am

Elizabete Escreveu:
Bom colega,

Da minha parte, as minhas mais sinceras felicitações.
E que com esta validação/reconhecimento consiga atingir todos os seus objectivos profissionais.

Daqui a duas semanas sensivelmente, espero poder partilhar o meu sucesso nesta formação.

Até breve

Obrigada colega Elisabete. Claro que vai conseguir partilhar o seu sucesso na formação. A formação, na minha opinião faz-se bem.

Tudo bom para a colega.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes