Fórum adormecido...

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Fórum adormecido...

Mensagempor Ana Rita » sábado out 29, 2011 9:00 pm

Há vários anos que comecei a frequentar este fórum e foi precioso em muitos aspectos que me ajudaram a ter uma visão mais alargada da Psicologia em Portugal. Quando alguém colocava uma pergunta ou opinião seguiam-se vários comentários e havia sempre alguém disponível a ajudar/comentar ou até mesmo desajudar, mas pelo menos havia alguma coisa! Foi aqui que tirei muitas dúvidas, por exemplo relacionadas com a entrada no mercado de trabalho ou formações. Havia ainda muitos tópicos carregados de bom humor e curiosidades, desde psico-astrologias ou aldrabices associadas à psicologia. Vemos algum movimento na bolsa de emprego mas mesmo assim muitissimo inferior. Vejo também que muitos colegas colocam questões que nunca sao respondidas e há um empobrecimento na actividade geral deste espaço.
Não existe nenhum fórum que tenha conhecimento com mais utilizadores do que este no tema da Psicologia e dos Psicólogos Portugueses. O que se passa? O melhoramento desta ciência no nosso país vem inevitavelmente de uma paixão pela mesma e aqui só se assiste a uma espécie de desgosto amoroso... Estaremos ainda mais divididos, desacreditados ou acomodados? Ou a recente Ordem pôs-nos a todos demasiado na linha? O que faz com que novos estudantes desta área não venham cá e retirem gozo da partilha e discussão?

Apenas para reflectir e quem sabe espevitar... :wink:
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Re: Fórum adormecido...

Mensagempor vectrapc » sábado out 29, 2011 9:20 pm

Concordo Ana Rita, bem que tenho tentado espevitar isto por muito ou pouco controversa que vou sendo. Mas parece que andamos todos com os dedos doídos, onde quer que se toque é sempre dói dói...
Será que os psicólogos se começaram a levar muito a sério? Ou é reflexo da crise que se vai começando a viver?
Pergunto-me se sairemos desta mesmice com alguma aprendizagem suplementar... ou será apenas mais uma vez que a troika aparece e que depois de muito barulho a caravan continua a passar...
Mas sim, parece que aquilo que era o forum há uns anos se foi...Consola-nos o Markl para podermos ainda usufruir do que passou :D
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » domingo out 30, 2011 7:07 pm

Realmente é verdade...lembro-me quando ainda estava a estudar que vinha aqui colocar as minhas dúvidas e as mesmas eram logo respondidas...Hoje em dia já não se vê os alunos de psicologia a virem aqui tirar dúvidas, e quando o fazem, são poucos os colegas que respondem.

Será que anda tudo desmotivado? Ou então é a falta de tempo..
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
Zenobia
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta ago 10, 2005 8:33 pm

Mensagempor Zenobia » quarta nov 02, 2011 11:06 am

Pessoalmente não tenho nada a apontar mas diga-se em boa verdade que se calhar muitos perderam a vontade de perguntar fosse o que fosse dadas as "simpáticas" e "esclarecedoras" respostas que às vezes eram dadas :roll:
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » quarta nov 02, 2011 8:50 pm

Zenobia Escreveu:Pessoalmente não tenho nada a apontar mas diga-se em boa verdade que se calhar muitos perderam a vontade de perguntar fosse o que fosse dadas as "simpáticas" e "esclarecedoras" respostas que às vezes eram dadas :roll:

Sim isso também é verdade.
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » quarta nov 02, 2011 11:59 pm

vectrapc Escreveu:Concordo Ana Rita, bem que tenho tentado espevitar isto por muito ou pouco controversa que vou sendo. Mas parece que andamos todos com os dedos doídos, onde quer que se toque é sempre dói dói...
Será que os psicólogos se começaram a levar muito a sério? Ou é reflexo da crise que se vai começando a viver?
Pergunto-me se sairemos desta mesmice com alguma aprendizagem suplementar... ou será apenas mais uma vez que a troika aparece e que depois de muito barulho a caravan continua a passar...
Mas sim, parece que aquilo que era o forum há uns anos se foi...Consola-nos o Markl para podermos ainda usufruir do que passou :D

Sim, felizmente temos o Markl! :wink: És da poucas resistentes... eu própria comecei a gradualmente deixar de vir pelo marasmo a que se tem vindo a assistir por estes lados. Sinceramente acho que é mais uma vez reflexo da nossa passividade e individualismo :roll:
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » quinta nov 03, 2011 12:04 am

Zenobia Escreveu:Pessoalmente não tenho nada a apontar mas diga-se em boa verdade que se calhar muitos perderam a vontade de perguntar fosse o que fosse dadas as "simpáticas" e "esclarecedoras" respostas que às vezes eram dadas :roll:

Acho que é mais o contrário, as pessoas deixaram de perguntar porque simplesmente ninguém responde! É certo que algumas respostas mais "curtas" e "grossas" poderiam não ajudar, mas também é certo que assisti a muitas melindrices desnecessárias. Não há nenhum fórum em que não existam respostas menos diplomáticas e isso não impede a troca de ideias. Ou andamos todos muitos sensíveis? :wink:
Acredito que a taxa de desemprego nesta área também afecte na desmotivação de falar de psicologia.
sns
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta fev 22, 2008 4:45 pm

Mensagempor sns » quinta nov 03, 2011 9:55 am

Concordo com tudo o que foi dito. Frequento o fórum há já algum tempo e noto uma menor participação, interacção e resposta a dúvidas/questões.
Antes havia um grupo de pessoas, talvez fossem os responsáveis por cada parte do fórum (não sei), que estava muito presente e ia dando resposta à maioria das pessoas ou partilhando a sua opinião, o que fazia com que o fórum fosse mais "mexido". Depois comecei a reparar em "conflitos" e até algumas "bocas", que poderão ter afastado algumas pessoas. Por ex. alguns participantes, recém formados perguntavam qualquer coisa e era comum terem como resposta "devias ter aprendido isso na universidade". Pois, se calhar devia, mas não aprendeu e pelo menos esforçava-se por tentar saber, ainda que podendo não o estar a fazer no local correcto. Pessoalmente, ponderei algumas vezes se deveria colocar questões ou não, de modo a evitar respostas desse tipo. É verdade que, talvez pela minha maneira de ser mais reservada, não costumo responder aos tópicos com frequência. Mas sou uma leitora assídua e, sempre que possível, ajudo os colegas por exemplo através das mp's, pois acho que apesar de tudo este é um óptimo espaço de troca de experiências/materiais/resposta a dúvidas...
Assim, em vez de pensar o que terá sucedido com os outros, porque nunca iremos saber, o melhor será os resistentes continuarem a dar o seu contributo, não só na "bolsa de emprego", mas também nos restantes fóruns. :wink:
sns
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta fev 22, 2008 4:45 pm

Mensagempor sns » quinta nov 03, 2011 9:57 am

Ah, e acabar com o Spam e os caracteres gregos ou chineses também seria importante
Green Tea
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda nov 15, 2004 12:44 pm

Mensagempor Green Tea » quinta nov 03, 2011 12:49 pm

sns Escreveu:Ah, e acabar com o Spam e os caracteres gregos ou chineses também seria importante

Completamente de acordo :?
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Mensagempor Cristina Machado » quinta nov 03, 2011 2:30 pm

sns Escreveu:Concordo com tudo o que foi dito. Frequento o fórum há já algum tempo e noto uma menor participação, interacção e resposta a dúvidas/questões.
Antes havia um grupo de pessoas, talvez fossem os responsáveis por cada parte do fórum (não sei), que estava muito presente e ia dando resposta à maioria das pessoas ou partilhando a sua opinião, o que fazia com que o fórum fosse mais "mexido". Depois comecei a reparar em "conflitos" e até algumas "bocas", que poderão ter afastado algumas pessoas. Por ex. alguns participantes, recém formados perguntavam qualquer coisa e era comum terem como resposta "devias ter aprendido isso na universidade". Pois, se calhar devia, mas não aprendeu e pelo menos esforçava-se por tentar saber, ainda que podendo não o estar a fazer no local correcto. Pessoalmente, ponderei algumas vezes se deveria colocar questões ou não, de modo a evitar respostas desse tipo. É verdade que, talvez pela minha maneira de ser mais reservada, não costumo responder aos tópicos com frequência. Mas sou uma leitora assídua e, sempre que possível, ajudo os colegas por exemplo através das mp's, pois acho que apesar de tudo este é um óptimo espaço de troca de experiências/materiais/resposta a dúvidas...
Assim, em vez de pensar o que terá sucedido com os outros, porque nunca iremos saber, o melhor será os resistentes continuarem a dar o seu contributo, não só na "bolsa de emprego", mas também nos restantes fóruns. :wink:

Colega estou inteiramente de acordo consigo :)
SGFernandes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 27, 2007 5:16 pm

Mensagempor SGFernandes » terça nov 15, 2011 5:15 pm

Ia dizer o mesmo
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » quarta nov 16, 2011 8:38 pm

Olá colegas

Estou registada desde 2005 e na verdade também já vi este fórum mais dinâmico...aliás muito mais!! Dava gosto vir ver as novidades...eram bastantes e interessantes.
Entendo que este desânimo tem a ver com a actual conjectura profissional...muitos de nós perdemos um pouco o "fôlego", queremos passar à prática!!
No meu caso a minha participação apenas abrandou, a par com incompatibilidades que surgiram....em que achei por bem reconsiderar a minha postura/atitude no fórum. Concordo que os temas deixaram de ser tão interessantes também...nota se que há uma maior competitividade no mercado profissional pelo facto de não abundarem tantas ofertas de emprego como antes.
Mas não deixo de dar valor a este fórum que muito me ajudou em tempos de estudante, tantas dúvidas me tirou e dicas de procura de emprego. Discussões saudaveis e muitas aprendizagens. Por isso mesmo continuarei a vir cá, estou certa que poderá voltar a ser como antes com a colaboração de todos.
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo jun 19, 2005 8:03 pm
Contacto:

Mensagempor Cristina » domingo nov 20, 2011 4:41 pm

Eu estou de volta.

Fiquei sem computador durante uns tempos. Felizmente que actualmente já tenho um, pelo que a probabilidade de vir cá meter o bedelho aumentaram. :wink:
...o desvio é mais normal do que a normalidade...
mancuso
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta out 19, 2011 11:34 am

Mensagempor mancuso » quinta dez 01, 2011 11:26 am

Ainda que eu esteja participando deste FORUM faz muito pouco tempo, igualmente venho sentindo um certo esvaziamento nas participações. Sou brasileiro, psicólogo de formação e como estou residindo na Europa, fiquei muito feliz em poder participar deste grupo de psicólogos portugueses tendo em vista que existe entre nós, laços históricos e linguísticos que nos unem de forma firme e inquebrantável. Procurei responder algumas questões que foram colocadas mas não senti continuidade e nem muitas opiniões profissionais onde eu pudesse trocar informações ou conhecimentos. Contudo, vou continuar participando e apresentando alguns comentários de ordem profissional na esperança de promover uma maior comunhão entre nós, profissionais da psicologia. Estou a disposição dos colegas e quem sabe um dia eu ainda vá a Portugal para uma grande confraternização e troca de experiência.
Mancuso
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » domingo dez 18, 2011 4:13 pm

Cristina Escreveu:Eu estou de volta.

Fiquei sem computador durante uns tempos. Felizmente que actualmente já tenho um, pelo que a probabilidade de vir cá meter o bedelho aumentaram. :wink:

Precisamos é que se meta o bedelho! Mete à vontade! :D
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » domingo dez 18, 2011 4:14 pm

mancuso Escreveu:Ainda que eu esteja participando deste FORUM faz muito pouco tempo, igualmente venho sentindo um certo esvaziamento nas participações. Sou brasileiro, psicólogo de formação e como estou residindo na Europa, fiquei muito feliz em poder participar deste grupo de psicólogos portugueses tendo em vista que existe entre nós, laços históricos e linguísticos que nos unem de forma firme e inquebrantável. Procurei responder algumas questões que foram colocadas mas não senti continuidade e nem muitas opiniões profissionais onde eu pudesse trocar informações ou conhecimentos. Contudo, vou continuar participando e apresentando alguns comentários de ordem profissional na esperança de promover uma maior comunhão entre nós, profissionais da psicologia. Estou a disposição dos colegas e quem sabe um dia eu ainda vá a Portugal para uma grande confraternização e troca de experiência.

Bem-vindo mancuso! Mantém-te por cá, pode ser que entretanto isto volte a agitar um pouco mais :wink:

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes