Pai Alcóolico

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Maria83
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo set 18, 2011 10:02 pm

Pai Alcóolico

Mensagempor Maria83 » quinta nov 17, 2011 10:15 pm

Boa noite,
Venho aqui pedir alguma orientação, porque a minha situação familiar não está nada famosa, e isso está a interferir comigo de forma bastante perturbadora.
Desde sempre que me lembro do meu pai beber bastante, mas agora com 28 anos, e estando a viver com os meus pais, vivo de perto este problema e sofro com ele. Ver o meu pai a destruir-se todos os dias, sem ter cuidados nenhuns com ele, só interesse em beber; bebe durante a noite, levanta-se para beber, bebe quando acorda, e o dinheiro que tem gasta em álcool.
Vê-lo assim, com um ar deplorável, com os olhos demasiado vermelhos a fecharem-se, e a cambalear…desperta em mim um sentimento terrível de pena, raiva e impotência. Eu adorava poder ajudá-lo, mas já tentei falar de todos os modos, e infelizmente, leva a discussões em que acabo por gritar imenso com ele; sei que isso não ajuda nada, muito pelo contrário, mas o cansaço, saturação da minha parte e também da minha mãe é muito grande.
Ele não tem consciência nenhuma que tem um problema, que precisa urgentemente de um tratamento. Sinceramente, acho que nunca vai reconhecer que precisa de ajuda.
Esta situação deixa-me desesperada, é meu pai, não quero abandoná-lo, mas a verdade é que ele acaba por levar com que eu me afaste… Depois fico com medo que ele fique sozinho, ele nunca se habitou a resolver nada, nada autónomo, e ficar sem ninguém ia levá-lo a um estado de pura decadência.
Tenho muita vontade de partilhar isto com alguém que tenha vivido com um pai alcoólico…e perceber como se sentiu. Se alguém que visite este fórum, estiver numa situação semelhante, ficava satisfeita que me respondesse…
Aos profissionais de Psicologia, ficava muito agradecida, se me pudesse dar umas dicas de como aliviar este sofrimento. No fundo, gostava de poder ultrapassar esta situação de forma equilibrada, e não me “ir abaixo”, porque como já percebi que será difícil haver uma mudança por parte do meu pai; quando houver oportunidade de eu sair de casa, gostava de fazê-lo sem sentimento de culpa por não conseguir ajudar o meu pai.
Agradeço mesmo muito toda a opinião, conselho, etc., que me possam dar.

Maria Rosa
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Re: Pai Alcóolico

Mensagempor Liliana Costa » quinta nov 17, 2011 11:56 pm

Olá Maria,

Antes de mais compreendo a tua ângústia e ambivalência de sentimentos.Conviver com alguém que não admite precisar de ajuda, quando as suas atitudes/comportamentos afectam todo o sistema familiar é de facto perturbador. Tem força para as decisões que vieres a tomar e coragem para as enfrentares.

Neste caso o principal terá de ser o teu pai admitir o problema com o alcool ( para ingresso nas unidades de tratamento é uma condição importante).
Se a familia não consegue pede auxilio ao médico de familia ou um familiar com maior influência no teu pai. O médico ajudará a que ele siga para um tratamento que implicará alterações nas rotinas dele, pode ter de ser necessário um internamento e medicação. O familiar pode acompanhá-lo a uma unidade de forma voluntária ( psiq do hosp S João e Hosp Magalhães Lemos).
Maria83
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo set 18, 2011 10:02 pm

Mensagempor Maria83 » sexta nov 18, 2011 7:49 pm

Obrigada, Liliana, pela resposta e atenção.
Sem dúvida que a ambivalência é a sensação que mais me atormenta.

Vou falar com a minha mãe para falar novamente com a médica de família. Infelizmente, já se falou sobre este problema com ela, mas o meu pai resiste aos conselhos dela; ele também já tomou uma medicação para reduzir a ingestão de alcóol, mas deixou de a tomar. :S

Só gostava de me sentir aliviada quando um dia "seguir" com a minha vida, sem levar fantasmas de culpa e decepção com uma das pessoas que é importante para mim; e não ter receio de falar sobre o meu pai, pois quando ouço as minhas amigas a falarem sobre os pais delas, sinto-me muito triste por não ter um pai que me apoie, fale comigo e com quem possa contar.

Maria Rosa
matilde viana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta mar 05, 2008 10:51 pm

Mensagempor matilde viana » terça dez 06, 2011 10:14 pm

Olá,

Podes procurar o Centro de Respostas Integradas da tua área de residência (IDT - Instituto Drogas e Toxicodeêndencias. Podes ver no site deles os locais onde estão instalados) que tem consultas nessa área e poderão orientar-te melhor nessa problemática.

A aceitação do problema seria fundamental. No entanto, não desista e tente leva-lo a uma consulta.

Vai correr bem, força.
matilde
pp1966
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça jan 17, 2012 2:43 pm

Mensagempor pp1966 » terça jan 17, 2012 2:55 pm

Olá
Percebo o teu problema, não é fácil mas tudo tem solução na vida.

O melhor que já conheci são os Centros de Recuperação e Tratamento baseado nos "12 passos" que é um método americano com elevados indices de sucesso (nao tem nada a ver com religião),

Uma solução que funciona e funcionou para muitos são os AA (alcoolicos anonimos), tens muita informação na net.

Espero que ajude e força, coragem.

Paulo Pires
MG1986
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta fev 16, 2012 4:37 pm

Mensagempor MG1986 » sexta fev 17, 2012 4:55 pm

Boa Tarde Maria

Eu entendo a sua situação, há mais de 13 Anos que lidava com a minha mãe em estado dependente do alcool, quase todos os dias tinha um problema diferente para lhe levar a beber até estado lastimável, até a semana passada que para meu ver foi o limite.

mas levou 13 Anos a aceitar que tinha um problema, e no dia em que aceitou, encaminhei-a logo a uma instituição antes que ela mudasse de ideias, e neste momento encontra-se há uma semana a fazer tratamento. Só espero que resulte, é demasiado doloroso lidar com os nossos quando estes não têm um controlo dos seus proprios limites.

Força, e espero que consiga ultrapassar isto tudo.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes