Ajuda por favor!!

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
analuu
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça jan 03, 2012 12:56 am

Ajuda por favor!!

Mensagempor analuu » terça jan 03, 2012 1:03 am

Ola sou licenciada em aconselhamento psicossocial e precisava de ajuda...sera que alguem me sabe dizer como devo fazer para e candidatar a um emprego ou estagio profissional numa escola?? é que ja deixei curriculo para ambas as situaçoes e nada fizeram...simplesmente olharam para o meu curriculo e perguntaram para que servia o meu curso!!! fiquei desanimada como é obvio, mas ja la vai um ano que tenho a licenciatura e continuo sem um simples estagio...alguem me consegue ajudar!!
obrigada
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Re: Ajuda por favor!!

Mensagempor vectrapc » terça jan 03, 2012 10:09 am

Ola Analuu, talvez deva procurar 1 forum de aconselhamento psicossocial, talvez la lhe possam ajudar. Aqui, os poucos estagios que vao aparecendo sao para Psicologia, o que significa ter ambos os ciclos (licenciatura e mestrado) em Psicologia.
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
analuu
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor analuu » terça jan 03, 2012 1:38 pm

Obrigada pela resposta mas ja fiz isso e o ultimo movimento desse forum (so ha 1) foi em 2007...por isso é que recorri a este forum, como a minha area é da psicologia.
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo jun 19, 2005 8:03 pm
Contacto:

Mensagempor Cristina » terça jan 03, 2012 4:07 pm

Analuu, o ideal será dirigir-se à OPP para ter a certeza de que a sua área é Psicologia. Ter tido cadeiras de Psicologia no curso não confere formação em Psicologia.
E, para se ser Psicólogo, legalmente, para além de possuir Licenciatura pré-Bolonha ou 1.º e 2.º ciclos em Psicologia (formação pós-Bolonha), terá de ser membro efectivo da OPP.
...o desvio é mais normal do que a normalidade...
analuu
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor analuu » terça jan 03, 2012 9:19 pm

eu sei que nao confere formaçao em psicologia...mas entao alguem tem que me dizer onde se encaixa o meu curso, porque nem no centro de emprego eles souberam dizer...
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo jun 19, 2005 8:03 pm
Contacto:

Mensagempor Cristina » terça jan 03, 2012 9:57 pm

Supostamente, isso é tarefa das universidades que criam os cursos.
...o desvio é mais normal do que a normalidade...
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor vectrapc » quarta jan 04, 2012 10:20 am

A questao relativamente a esse curso é mesmo essa... Não se encaixa...pelo menos Psicologia não corresponde aos critérios da lei.
3.6 Sou psicopedagoga (ou licenciada em aconselhamento psicossocial), posso inscrever-me na Ordem dos Psicólogos?
Não. A Lei Nº 57/2008, de 4 de Setembro, artº. 51, ponto 1, alíneas a), b), c) e d), são muito específicas relativamente à formação necessária para o exercício da profissão de Psicólogo. O exercício e utilização do título de Psicólogo, sem a documentação obrigatória emitida pela Ordem dos Psicólogos, sem as habilitações obrigatórias especificadas na lei, pode incorrer no crime de usurpação de título, punível por lei.

Acho que mais explicito é difícil.
Reclame junto da sua universidade...ela que lhe deu a formação certo? Talvez se todos reclamassem junto dessas entidades e lhes metessem processos em cima deixavam de vender gato por lebre.
analuu
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor analuu » quarta jan 04, 2012 10:42 am

mas ja estive a ver no diario da republica e o meu curso esta la promulgado. portanto se for a julgar a faculdade onde tirei o curso nao ira adiantar de nada, ate porque ha outras pessoas que tiraram o mesmo que curso que eu e nada fizeram...
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor vectrapc » quarta jan 04, 2012 1:16 pm

Eu percebo isso, mas também penso que foi por essas e por muitas outras que estamos como estamos, ou melhor, neste momento estão vocês.
Passou-se de uma sociedade em que tirávamos o curso para sermos médicos, enfermeiros, psicólogos porque era o que queríamos fazer, era duro estudar e trabalhar, era um esforço grande que os nossos pais faziam, para uma sociedade onde temos todos de ter curso superior mesmo que depois não sirva para nada. Tiramos porque tiramos, mas nem nos damos ao trabalho de perceber 1º se gostamos e, 2º se tem futuro e o que vamos fazer com o canudo.
Fomos bem enganados por carradas de faculdades e de políticos que apenas ficaram com o nosso dinheiro a rir a bom rir.

E por isso pagam pessoas como a analuu.
E se soubesse a quantidade de cursos que estão ou tiveram homulgados fugia... só de psicologia este ano, entre licenciaturas e mestrados foram para cima de 30, só o total de cursos que vem na DGES entre licenciaturas e mestrados somente no ensino público são mais de 1200, imagine os cursos privados...
Enquanto houver dinheiro para pagar cursos haverá homulgações.
analuu
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor analuu » quarta jan 04, 2012 5:56 pm

pois...eu agora estou numa situação em que queria exercer ou fazer um estagio profissional e nao tenho como fazer...
mas obrigada por me ter ajudado de qualquer modo...
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor vectrapc » quinta jan 05, 2012 12:06 am

Nem de propósito sai esta notícia http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/fecharam-373-cursos-por-nao-terem-um-unico-aluno-1527530

A analuu tem várias opções, dependem do seu carácter e persistência.
Se conseguir trabalhar em Psicologia, está a ir contra lei e, caso seja denunciada é feito um processo no ministério público para avaliar se o que está a fazer é usurpação de funções e se será penalizada ou não.
Pode tentar arranjar algo relativo ao seu curso, que se limite ao counselling (mesmo assim se fosse eu estaria atenta para a saída do acto psicológico, que irá definir limites).
Pode concluir que é otimo ter formação superior e, tal como muitos outros, arranja trabalho numa área que não tem nada a ver.
Volta a estudar, pede equiparação a psicologia e tira as cadeiras que faltam e passa a poder exercer psicologia, mas também se vai confrontar com o desemprego.
Fale com colegas da sua área, fale com a universidade e tente descobrir soluções.
analuu
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor analuu » quinta jan 05, 2012 12:52 am

eu nao estou a trabalhar em psicologia por isso mesmo, sei quais sao os riscos...mas tambem é algo que nao quero de futuro...por isso fui para a licenciatura que tirei...
obrigada pela ajuda

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes