Correctivos físicos na escola

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Domingos
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda mar 01, 2010 10:02 am

Correctivos físicos na escola

Mensagempor Domingos » sexta fev 03, 2012 4:40 pm

Boa Tarde,

Seria possível alguém me prestar um esclarecimento, por favor?

Tenho uma criança a frequentar o 2º ano do 1º ciclo, ele é um aluno que a professora refere que tem capacidades de aprendizagem e até mais elevadas que algumas crianças, mas é uma criança muito lenta nos trabalhos que faz na escola. A professora apenas o considera imaturo porque apesar de tudo acha que já não está propriamente na idade de brincar. Segundo a professora e pelo que ela nos transmitiu, esta semana para além de ser lento nos trabalhos não teve um comportamento exemplar, sendo que um destes dias passou uma grande parte da aula a provocar com caretas uma outra criança da sua aula.
Ela disse que ele não era normal nele, até porque tem crianças bem piores e com constantes problemas ao nível de educação, mas não admitia esta situação, como é obvio, o que eu admito perfeitamente.
Eu acho que ela tem alguma dificuldade em manter a calma dentro da sala, porque quando estamos na rua a espera das crianças só se ouvem gritos da professora, percebe-se claramente que ela não consegue manter a calma, apesar de ser uma boa educadora ao nível do ensino.
Claro que a primeira coisa que fizemos foi chamar a atenção do meu filho para o seu comportamento que teve, independentemente se os colegas também os estivessem a provocar ou não, conforme ele ia alegando.
Hoje deixou cair a afiadeira no chão e uma outra criança atirou-lhe a afiadeira por cima das mesas, em vez de ser passada de forma normal, como foi o meu filho a apanhar a afideira por ser dele a professora achou que ele é que estava a brincar, alegando que ele tinha atirado a afiadeira ao outro menino e que não a tinha deixado cair. Sei que ela deve estar aborrecida com o comportamento que teve num determinado dia especifico esta semana e decidiu não acreditar no miúdo e aplicar um correctivo, aplicando um estalo no meu filho.
Optei por não falar com a professora e dizer ao meu filho que a culpa é dele porque agora a professora não acredita na palavra dele por ter tido um mau comportamento, em vez de me mostrar indignado á frente do meu filho, apesar de estar indignado.
Sei que aplica este tipo de correctivo a certas crianças algumas vezes. Gostaria que me informassem se é permitido este tipo de correctivo nas escolas por parte dos professores. Caso seja permitido ou não permitido qual será a minha melhor postura em relação a esta situação? Como devo lidar com esta situação?

Agradeço desde já toda a atenção.

Obrigado

Domingos
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo jun 19, 2005 8:03 pm
Contacto:

Re: Correctivos físicos na escola

Mensagempor Cristina » sexta fev 03, 2012 5:37 pm

A punição física em âmbito escolar não é permitida em Portugal.
Poderá efectuar queixa contra a professora junto da direcção da escola, assim como do Ministério da Educação.
...o desvio é mais normal do que a normalidade...
Domingos
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda mar 01, 2010 10:02 am

Mensagempor Domingos » sexta fev 03, 2012 6:19 pm

A professora é a coordenadora da escola. Existe algum site no Ministério da educação onde possa fazer essa participação?
Uma vez mais obrigado pela atenção.
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo jun 19, 2005 8:03 pm
Contacto:

Mensagempor Cristina » sexta fev 03, 2012 6:28 pm

...o desvio é mais normal do que a normalidade...

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes