Homesexualismo- ismo(Patologia?)

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
erpr
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta fev 16, 2012 6:19 pm

Homesexualismo- ismo(Patologia?)

Mensagempor erpr » quinta fev 16, 2012 6:27 pm

Olá...

sou acadêmico de Psicologia e gostaria de trocar idéias com vcs.

Um professor disse que o termo correto, seria homosexualidade, pois homosexualismo quando o termo surgiu, seria uma patologia, doença. Mas não ficou muito claro devido a outras palavras com tal terminação, como facismo, capitalismo, cristianismo...

qual é então a implicação da mudança? se falando em homoafetividade também, isso não defini homosexualismo, pois neste caso poderia ser o amor entre irmãos, ou pai para filho.Qual a postura correta?
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Mensagens: 280
Registado: domingo jun 19, 2005 8:03 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Homesexualismo- ismo(Patologia?)

Mensagempor Cristina » sexta fev 17, 2012 9:58 am

Penso que este artigo poderá conter algumas das respostas que procura. :wink:
...o desvio é mais normal do que a normalidade...
mancuso
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Mensagens: 13
Registado: quarta out 19, 2011 11:34 am
Localização: Inglaterra

Re: Homesexualismo- ismo(Patologia?)

Mensagempor mancuso » sábado mar 31, 2012 1:22 pm

Seu professor está correto ao dizer que o termo mais apropriado hoje, é homossexualidade. No passado, o que hoje muitos entendem como uma opção sexual, era visto como uma patologia, uma "doença". Precisaríamos de um tempo muito maior para falarmos neste assunto principalmente naqueles casos onde se verifica a presença de alguns trejeitos desde a infância quando o termo opção sexual parece ainda não ser oportuno. De qualquer forma, não entendo homossexualidade como uma "doença" que pudesse ser "curada" com alguns medicamentos. Um dos problemas encontrados na clínica, é o da pessoa que é homossexual, nasceu homossexual, mas nega este fato e em alguns casos, até casa e constitui família. Existe no caso, um jargão clínico que é o "sair do guarda roupas". Mas este é um outro assunto. O termo homossexualidade é o mais correto e empregado hoje nos meios clínicos e acadêmicos.
Mancuso

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes