Esclarecimento escolar

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Joana_S
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Mensagens: 3
Registado: domingo mar 07, 2010 11:10 pm

Esclarecimento escolar

Mensagempor Joana_S » segunda mar 12, 2012 3:45 pm

Boa Tarde,

Gostaria de saber se me conseguem ajudar e informar sobre uma pequena situação, pois já nem sei onde recorrer e não encontro nada que me indique como proceder. Tenho uma criança a frequentar o 2º ano do 1º ciclo, que infelizmente foi mal acompanhada no 1º ano, agora no 2º ano a professora ao entregar as notas do 1º período disse que ia proceder ao plano de recuperação. Ficamos a aguardar que nos fosse entregue o mesmo, mas nunca insistimos com a professora porque não sabíamos se seria normal demorar tempo, agora decidimos ir falar com ela e só agora é que ela indicou que já tinha o mesmo para entrega. Qual não foi o nosso espanto quando verificamos que o mesmo já tinha sido assinado pela professora e pela coordenadora ainda durante as férias de Natal, o que significa que o plano já estava na posse da professora há 2 meses, e ela nunca nos falou dele nem quando falávamos com ela sobre a situação do aluno. A professora ainda referiu que este plano não serve para nada é apenas burocracia da escola. Até que ponto isto é verdade? Pode um professor ficar em posse do plano 2 meses sem dar conhecimento aos pais? Não será esta atitude para reter o aluno mais facilmente, porque assim não sabemos onde e como puxar por ele e se consiga recuperar o aluno? Devemos tomar alguma atitude ou isto é tudo normal? A fazer alguma coisa o que devemos fazer?

Agradeço a atenção que me possa ser dispensada.
Obrigada pela compreensão.
Tânia Correia
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Mensagens: 96
Registado: quinta nov 16, 2006 11:16 am
Localização: Seixal
Contacto:

Re: Esclarecimento escolar

Mensagempor Tânia Correia » sábado abr 07, 2012 1:05 pm

Boa tarde,

Para ter um melhor conhecimento sobre os Planos de Recuperação deverá ler o despacho normativo 50/2005 (http://dre.pt/pdf1sdip/2005/11/215B00/64616463.PDF), tal como é lá indicado o plano de recuperação deverá entrar em vigor logo na 1ªsemana do 2ªperíodo, sendo os pais chamados nessa altura para assinarem e tomarem conhecimento do plano que irá ser implementado. Acontece, por vezes, que nem sempre os pais podem deslocar-se à escola durante esse tempo, assinando posteriormente esse documento; isto não significa, porém, que na escola não o estejam a cumprir, mas claro que os pais devem tomar conhecimento deste o mais rápido possível até porque também têm obrigações neste.
Penso que se ponderar fazer algum tipo de reclamação esta deverá ser feita junto do agrupamento de escola.
Espero ter ajudado.

Cumprimentos.
Tânia

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes