2 opções, apenas 1 escolha

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
stephaneferreira
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta mar 23, 2011 9:21 am

2 opções, apenas 1 escolha

Mensagempor stephaneferreira » sábado mar 24, 2012 1:17 pm

Olá a todos, vou expor a minha situação brevemente e gostaria de obter algum parecer e sugestões acerca da melhor decisão.

É o seguinte, tenho 26 anos, acabei o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saude em Dez de 2010. Desde então que tenho procurado estágios ou trabalhos sem sucesso. Resido na zona de Aveiro.

Este mês surgiram-me 2 opções (claro, não podia ser só uma, tinha logo de ser 2 para complicar...):

- OPÇÃO A: Estágio para a Ordem NÃO remunerado perto da zona de residência. Estaria 12 meses a trabalhar numa instituição e numa escola em áreas relativamente interessantes. Claro, mal o estágio acabasse, não teria nenhum tipo de garantia de emprego, nem direito a subsidio de desemprego, nem a descontos. Teria de pagar os valores relativos ao estágio à Ordem (acho que 160 euros se não estou em erro)

- OPÇÃO B: Emprego numa multinacional (callcenter técnico) que me garante 900 euros (limpo, após descontos). Garante-me também seguro de saúde, seguro de vida, bónus de trabalho nocturno, etc... No entanto é em Lisboa, o que me obrigaria a alugar quarto, pagar as contas, transportes, alimentação, etc... Não teria a responsabilidade que tem um psicólogo, nem teria de responder a Ordens e Desordens...

Gostaria de saber o que acham que eu devo fazer. É que vai custar-me dizer que não a uma das opções e quase de certeza que irei arrepender-me de qualquer que seja a decisão.

Espero que podereis ajudar-me.

Cumprimentos
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 02, 2006 6:02 pm

Re: 2 opções, apenas 1 escolha

Mensagempor ceuazul » domingo mar 25, 2012 7:42 pm

Por um lado , quanto mais te distanciares da psicologia mais dificil é o voltar atrás e recomeçar por outro lado o estágio da ordem podes faze- lo agora ou daqui a 50 anos. Só depende realmente do que queres fazer profissionalmente.
stephaneferreira
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta mar 23, 2011 9:21 am

Mensagempor stephaneferreira » domingo mar 25, 2012 8:04 pm

Obrigado pelo seu comentário.

Sim de facto, por isso mesmo é que estou a considerar fazer o estágio em vez de aceitar a proposta de trabalho.

O que faz duvidar é a falta de condições e de oportunidades de emprego na área, sem falar do facto que estarei a estagiar durante um ano sem descontar para a segurança social, reforma. Ou seja, daqui a 1 ano, volto a não ter direito ao subsidio de desemprego, etc... E pelo andar das coisas, nem aos 30 anos terei um emprego digno na área... Sei que consigo agarrar oportunidades, no entanto, se elas não existirem, não é como se eu propriamente pudesse criá-las.

Enfim, irei ter uma conversa com o orientador de estágio amanhã para tentar perceber a sua opinião.

Obrigado!
catdias
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta abr 25, 2013 2:57 pm

Mensagempor catdias » quinta mai 02, 2013 10:26 am

Olá,

São raras as profissões que podes fazer aquilo que gostas e que aiunda és bem remunerada por isso.
No caso da psicologi acaba por ser parecido. Ou escolhes fazer o estágio e continuares a dedicar-te à tua área de formação, ou escolhes trabalhares numa área totalmente diferente, mas apenas por razões monetárias.

A curto prazo, a opção B é melhor...mas no futuro poderás arrepender-te de não teres escolhido a Opção A.

PS: o dinheiro não é tudo :wink:

Boa sorte

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes