ansiedade/fobia social- causas

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
tiagovelho
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Mensagens: 1
Registado: quinta mar 29, 2012 5:19 am

ansiedade/fobia social- causas

Mensagempor tiagovelho » domingo abr 08, 2012 10:29 pm

Alguém me podia ilucidar quais as causas para alguém padecer de tal patologia?
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Mensagens: 1794
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm
Localização: Lisboa

Re: ansiedade/fobia social- causas

Mensagempor Ana Rita » sábado abr 14, 2012 9:56 pm

A ansiedade é uma manifestação base em inúmeros problemas psicológicos e a fobia social costuma estar relacionada com a percepção de inadequação que a pessoa tem em contexto social. A excessiva auto-crítica e monitorização dos próprios comportamentos, para além de uma auto-imagem negativa e baixa auto-estima levam a um desconforto de tal forma grande, que a pessoa tenta ao máximo evitar o contacto com os outros.
Agora, o que leva a que a pessoa tenha tendência a sentir as coisas desssa forma é que pode ser muito variada, de acordo com a história de vida de cada um. Tanto podem ser traumas de infância na convivência com os pares, como família excessivamente exigente e crítica, entre outros. Normalmente há mais do que um factor em conjunto que acabam por se associar como se de um novelo se tratasse.
Essa história de vida deve ser analisada junto de um especialista para que a pouco e pouco a pessoa possa ter mais controlo sobre si própria e acima de tudo maior aceitação e valorização de si mesma.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes