Perdi os sentimentos?

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
ugly
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sábado jun 04, 2011 9:43 pm

Perdi os sentimentos?

Mensagempor ugly » quinta mai 03, 2012 2:59 pm

Olá.
Venho aqui uma situação que me preocupa...
O meu problema é não consigeguir apaixonar-me!
Apaixonei-me algumas vezes mas as coisas não derão certo e fui bastante magoado... Agora parece que perdi os sentimentos e não consigo voltar a apaixonar-me por ninguém. Parece que ninguém me desperta interesse ou confiança, para além de que o encanto do "amor" desapareceu, já que fui traído de várias formas diversas vezes (não me refiro apenas a traição sexual, mas emocional)...
Para além disso, comparo sempre as pessoas novas com quem poderia haver um envovlimento com as namoradas anteriores e fico sempre a achar que as que tive eram melhores, ou me entusiasmavam mais e por isso não vale a pena tentar nada...
A minha pergunta é: alguém sabe o que se passa comigo? Tornei-me insensível? É só uma questão de encontrar a "pessoa certa", que me volte a dar vontade de ter alguém?
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo jun 19, 2005 8:03 pm
Contacto:

Re: Perdi os sentimentos?

Mensagempor Cristina » quinta mai 03, 2012 4:44 pm

Pelo que diz, parece-me que as experiências amorosas pelas quais passou não estão bem resolvidas dentro de si.
Será que se encontra preparado para ter outra pessoa? Será que quer realmente ter outra pessoa?

Apaixonei-me algumas vezes mas as coisas não derão certo e fui bastante magoado...
(...)
Parece que ninguém me desperta interesse ou confiança, para além de que o encanto do "amor" desapareceu, já que fui traído de várias formas diversas vezes (não me refiro apenas a traição sexual, mas emocional)...
Para além disso, comparo sempre as pessoas novas com quem poderia haver um envovlimento com as namoradas anteriores e fico sempre a achar que as que tive eram melhores, ou me entusiasmavam mais e por isso não vale a pena tentar nada...

Parece continuar a preferir as namoradas anteriores que, conforme refere, o magoaram e traíram a seguir em frente com a sua vida.

Muitas vezes as pessoas saem de relações de tal forma magoadas que não crêem ser capazes de ser felizes com outra pessoa que não aquela com quem esteve. Muitas vezes acreditam (ainda que não o seja de uma forma consciente) que não conseguiram ser felizes a não ser com a pessoa que perderam. E, por vezes, acreditam (ainda que não o façam conscientemente) que não merecem ser felizes.

Mas não tenho dados suficientes para lhe dizer exactamente qual o problema. O ideal é trabalhar esta situação pessoalmente com um(a) psicólogo(a). Trabalhar com um(a) psicólogo(a) num gabinete é muito melhor do que tentar fazê-lo num fórum. E poderá ser bastante mais benéfico para si uma consulta do que um conselho ou uma opinião que lhe dêem num fórum. :wink:
...o desvio é mais normal do que a normalidade...
ugly
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sábado jun 04, 2011 9:43 pm

Mensagempor ugly » quinta mai 03, 2012 6:24 pm

Um grande bem haja pela sua resposta.
Talvez eu acredite que não vou conseguir voltar a ser feliz com mais ninguém. Admito que isto seja verdade, mas o dificil é conseguir deixar de sentir-me assim e ter realmente vontade de investir novamente noutro relacionamento, o que gasta tempo e energias podendo acabar por correr tudo mal outra vez e acumular mágoas e desilusões umas atrás das otras, que eu sinceramente acho que não aguentaria de novo.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » terça mai 08, 2012 5:34 pm

A suposta falta de sentimentos, é na maior parte das vezes uma defesa, visto que uma pessoa não deixa de ter sentimentos de um momento para o outro. No fundo, é mais fácil não achar ninguém interessante e portanto ser o primeiro a rejeitar à partida, do que poder vir a ser magoado novamente. É um mecanismo automático do nosso inconsciente, como forma de protecção. A curto prazo faz com que não se "coloque a jeito" de vir a sofrer outra vez e portanto parece eficaz, mas a longo prazo as consequências são muito negativas em termos de realização pessoal.
Como já lhe foi dito, procure ajuda de um(a) psicólogo(a) para que possa entender melhor o que se passa consigo e para que mais tarde, apaixonar-se ou não, seja uma escolha e não um resultado de experiências negativas anteriores. Por outro lado, poderá perceber se há algum motivo para sistematicamente não ter sido bem tratado pelas suas namoradas, o que na maior parte das vezes está relacionado com questões de amor próprio.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes