Criança dormir com adultos - Benéfico?

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
andretti1305
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo jun 10, 2012 8:42 am

Criança dormir com adultos - Benéfico?

Mensagempor andretti1305 » domingo jun 10, 2012 6:21 pm

Boa tarde,

Gostaria de conhecer algumas opiniões sobre o assunto que vou expor.

A cerca de 2 meses atrás os avós maternos (Mãe da minha Esposa e companheiro da Mãe á cerca de 9 anos) da minha filha (Mariana de 5 anos) perguntaram se ela podia ficar lá em casa a dormir, a Mariana ficou muito entusiasmada e eu e a minha esposa concordamos. A relação com os avós é diária e muito boa, são chegados e amigos dela - uma situação que acontece uma vez por semana ao fim de semana.

Passado uma ou 2 semanas percebi que quando ficava a dormir na casa dos avós a minha sogra ia dormir para o quarto de hóspedes e a minha filha ficava a dormir na cama com o avó, situação que por não achar normal nem benéfica para o desenvolvimento da criança (que dorme sozinha num quarto numa cama de criança desde os 6 meses de idade) e principalmente pelo carácter semanal e habitual que ganhou assim como pelo facto da Mariana já ter 5 anos e não ser nenhum bebé, pedi á minha esposa algumas vezes para tratarem de a por a dormir num quarto e numa cama (que existe - existem condições para isso na casa), durante cera de um mês nada foi feito, continuou tudo igual. Na altura em que a Mariana fica estou a trabalhar pelo que nunca tive a oportunidade de tratar da situação sem que fosse dar uma grande importância e criar algum tipo de mau estar...

Como não foi tomada qualquer medida de tentativa de colocar a Mariana a dormir nas condições em que eu acho que uma criança de 4 anos deve dormir fui obrigado a colocar as coisas da seguinte forma esta semana:

- Se a colocarem a dormir num quarto temos todo o gosto que fique aqui a dormir, se for para dormir na cama com adultos vai para casa para a cama dela dormir.

Resultado: toda a gente contra mim, incluindo a minha esposa que diz que não tem mal nenhum e parece não querer entender que não é uma situação normal e benéfica para o desenvolvimento e independência da criança, além de na minha opinião não fazer sentido nenhum toda esta situação...

Sei que o normal é relativo pelo que quero mencionar que somos uma família normal, cada qual com a sua casa, todos trabalham e levam uma vida independente, pelo que a mim também que custa a entender como eles consideram normal esta situação, não existe nem nunca existiu qualquer situação do género na família. Somos ambos Pais presentes e trabalhadores pelo que de qualquer das formas não me parece que qualquer familiar deva interferir com os limites e regras que colocarmos, pois nós é que somos os País, pelo menos é desta forma que eu vejo o assunto.

A minha esposa não tem qualquer relação paternal com o companheiro da minha sogra ( que pudesse justificar algum sentimento paternal ou do género) visto que quando eles se juntaram eu a a minha esposa já namorávamos e vivíamos juntos.

Gostava de ouvir outras opiniões sobre este tema.

Obrigado pela ajuda e Cumprimentos,
mancuso
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta out 19, 2011 11:34 am

Re: Criança dormir com adultos - Benéfico?

Mensagempor mancuso » terça ago 28, 2012 5:34 pm

Na minha particular opinião, a criança deve dormir na cama e na casa dela e não com adultos. Não considero benéfico a criança, dormir com adultos conforme narrado aqui. Acredito que a criança deva sim visitar seus avós mas não precisa passar a noite na casa deles a não ser que por algum motivo especial ela eventualmente tenha que lá dormir mas que isso não seja a regra e mesmo assim, ela deverá ter sua própria cama e privacidade.
Mancuso
Green Tea
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda nov 15, 2004 12:44 pm

Re: Criança dormir com adultos - Benéfico?

Mensagempor Green Tea » quarta ago 29, 2012 10:38 am

mancuso Escreveu:Na minha particular opinião, a criança deve dormir na cama e na casa dela e não com adultos. Não considero benéfico a criança, dormir com adultos conforme narrado aqui. Acredito que a criança deva sim visitar seus avós mas não precisa passar a noite na casa deles a não ser que por algum motivo especial ela eventualmente tenha que lá dormir mas que isso não seja a regra e mesmo assim, ela deverá ter sua própria cama e privacidade.

Subscrevo inteiramente. Acrescento ainda que os pais não apenas têm a última palavra como devem estar de acordo e negociar entre si, sem avós e criança a interferir.
A criança vai dormir a casa da avó? Concordaram? Então dorme num quarto separado. Caso contrário vai visitá-los e dormirá em casa.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes