Situação escolar

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Joana_S
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo mar 07, 2010 11:10 pm

Situação escolar

Mensagempor Joana_S » sábado abr 18, 2015 4:17 pm

Boa Tarde,

Eu gostava que me ajudassem numa situação, se fosse possivel.
Tenho uma criança de 10 anos a frequentar a escola, posso e atrevo-me mesmo a dizer que é uma criança bastante inteligente mas bastante preguiçosa para estudar.
Eu ajudo em todos os trabalhos de casa e nos estudos para me certificar que aprende a matéria, é uma criança que se estiver com atenção na aula capta tudo o que o professor diz e aprende a matéria com muita facilidade, o problema é que é bastante preguiçoso e não tem muita vontade de fazer os trabalhos que lhe são propostos na escola e nem tem vontade de estudar.
Antes de continuar, convêm referir que há 3 anos que estamos num país diferente, no primeiro ano tudo correu bem e no segundo também, mas este ano ele também se sente mais desmotivado com a escola, mas não é por isso que ele é preguiçoso, ele sempre foi assim.
A professora já reconheceu que ele tem pelo menos dificuldade com a escrita na 2ª lingua, lingua do país onde se encontra a residir e disse que iam fazer uma recuperação e não fizeram nada até agora, por muito que se insista a vontade da professora não é nenhuma em ajudar. Isso faz com que os resultados dele não sejam os melhores porque ele não consegue escrever correctamente, se a prova for oral ele consegue tirar boas notas.
Como eu sei que a escola não está a ajudar e ele também não faz um esforço por pura preguiça eu gostaria de saber se me conseguem dar algum conselho o sentido de ajudar o meu filho. Que posso eu fazer eu em casa para que ele comece a ter vontade de sozinho começar a fazer os trabalhos que lhe são muitas vezes propostos e estudar sozinho sem que seja preciso obriga-lo e estar sempre ao lado dele.
Eu já o coloquei com alguns castigos, retirando acesso aos jogos de ps3 e mesmo acesso ao pc que é o que ele gosta de fazer. Durante a semana nao tem acesso e ao fim de semana está limitado a 2 horas por dia, mas não surte efeito.
Estou mesmo angustiada e desesperada porque sei que ele tem capacidades para obter melhores resultados.

Obrigada pela vossa atenção.
Cumprimentos

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes