Qual é o meu problema? Ajudem-me pois estou exausta!

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
monika
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sábado jan 08, 2005 4:03 pm

Qual é o meu problema? Ajudem-me pois estou exausta!

Mensagempor monika » domingo out 28, 2007 10:18 pm

Olá,
Desde há 2 meses que tenho vindo a ter um problema recorrente: quando estou para me deitar ou já deitada para dormir, assim que apago a luz o meu coração começa a bater muito depressa, parece que fico com um nó na garganta, tenho dificuldade em engolir e não consigo respirar...
Além disso, o silêncio da noite faz-me muita confusão, parece que quando a noite está silenciosa o problema se agrava.

Identifiquei o problema como sendo medo de dormir sozinha no apartamento, uma vez que sempre tive companhia para dormir, até essa altura, portanto não liguei muito. Mas começou a repetir-se com muita frequencia e houve noites em que não consegui dormir nada, nem um minuto!

Há uns dias atrás uma amiga veio dormir comigo e eu pensei que o problema, pelo menos nessa noite, passasse, o que não foi o caso.
Isto praticamente só me acontece quando vou dormir à noite, pois já experimentei dormir durante o dia (pois as minhas noites têm sido um inferno e fico muito cansada) e isso não acontece. Será que tenho medo da noite? Porque é que o silêncio me incomoda?

Há cerca de 10 anos que também tenho paralisia do sono portanto como devem imaginar tenho muitas dificuldades para dormir (se não tenho o ataque antes de dormir, tenho paralisias durante a noite) e parece que nunca descanso bem! Estou exausta! Por não conseguir dormir estou a perder rendimento no trabalho... Gostaria muito de consultar um psicólogo, mas não tenho dinheiro e as consultas no Hospital demoram uma eternidade... Ajudem-me!
Clarissa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta out 11, 2006 1:05 pm
Contacto:

Mensagempor Clarissa » segunda out 29, 2007 9:14 am

Bom dia monika,

A sua aflição é perfeitamente compreensível, dormir é uma necessidade básica que quando não é satisfeita pode causar diversos sintomas secundários, como a falta de energia, mudanças de humor, diminuição da atenção e da capacidade de memorizar, entre muito outros sintomas.

É muito difícil apontar que tipo de problemática você vem vivendo através do que foi dito aqui, para obter uma resposta sobre o que se está passando com você o mais indicado seria mesmo procurar um psicólogo que pudesse avaliar melhor a situação no contacto directo consigo e com muito mais informações do que a que dispomos actualmente. Mas posso adiantar que os sintomas que descreveu provavelmente estão relacionados com índices de ansiedade elevados.

Da mesma maneira seria quase impossível tentar imaginar os motivos que encontram-se por detrás destes sintomas, uma vez que a informação é mínima e qualquer tentativa neste sentido seria infrutífera e não a ajudaria. Mais uma vez precisaria recorrer a uma psicoterapia para tentar perceber algumas coisas, uma vez que a psicoterapia nada mais seria do que uma grande investigação sobre você mesma.

No entanto, você enfatizou as dificuldades que teria em pagar este tipo de tratamento. Neste sentido, talvez fosse interessante em alternativa procurar seu médico de família para saber a possibilidade de ele poder prescrever-lhe algum tipo de ansiolítico que ao menos a ajudasse a dormir melhor, mas a solução do seu problema não passaria por aí. Aconselho que continue tentando encontrar alternativas viáveis para iniciar uma psicoterapia, que apesar de ser um processo muitas vezes mais extensivo do que o desejado, alcança resultados a longo prazo e melhora a qualidade de vida de forma significativa.

Com os melhores cumprimentos,
Clarissa Lobo
miosotis
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: segunda mai 03, 2004 7:35 pm

Mensagempor miosotis » domingo nov 04, 2007 11:15 pm

O seu problema é muito provavelmente transtorno de pânico, pois os sintomas que refere são muito descritivos do pânico. A terapia cognitiva trata bem o pânico.

Procure na net mais informações, como em

http://www.psicosite.com.br/tra/ans/panico.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_do_p%C3%A2nico

http://en.wikipedia.org/wiki/Panic_disorder

Votos de melhoras!
Pedro Al
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta out 27, 2006 10:41 pm

Mensagempor Pedro Al » segunda nov 05, 2007 12:03 pm

Bom dia monika,
apesar de não ser possivel fazer um diagnóstico completo com base nas informações disponiveis, aquilo que descreve poderá estar relacionado com ataques de pânico.

Tem neste momento disponivel em Lisboa um serviço especializado em Terapia para o Panico, no Hospital Julio de Matos, na Clinica de Psicoterapia Comportamental.

Pedro J. Albuquerque, Lic.Psi.Clin.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes