Será que me podem ajudar

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Lilianax
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta jan 10, 2008 10:23 pm

Será que me podem ajudar

Mensagempor Lilianax » sexta jan 11, 2008 8:41 pm

Olá a todos!

Tenho uma dúvida e gostava que os psicologos me ajudassem...

Sou uma pessoa timida e tenho algumas caracteristicas que me atrapalham, quer a nível profissional, quer social. Sempre que falo numa situação mais ansiosa para mim, mesmo que seja com um colega de trabalho fico com a boca muito seca e tenho que engolir em seco, o que acaba por se reflectir e as pessoas apercebem.se, acabando por ser um ciclo vicioso e ainda me sinto pior. Já pensei em recorrer a um psicólogo mas gostava que me dessem a vossa opinião se poderei ultrapassar esta questão com ajuda.

Obrigada
SGFernandes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 27, 2007 5:16 pm

Ajuda

Mensagempor SGFernandes » sexta jan 11, 2008 10:50 pm

Embora não seja possível fazer um diagnóstico exacto da tua situação, penso que a mesma está relacionada com ansiedade. Assim, se queres realmente ultrapassar essa situação, deverás sim recorrer a ajuda especializada de um psicólogo.

Boa sorte
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » sexta jan 11, 2008 11:28 pm

Concordo. Parece-me, pelo pouco que referes, uma situação de ansiedade, factor que me parece que se "agrava" pelo facto de teres consciência dele e de não o conseguires eliminar.
Se, de facto, é algo que te preocupa e que tem repercussões a nível pessoal/social/profissional, então concordo que devas procurar um psicólogo. Boa sorte!
AnadeSousa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta abr 27, 2006 12:58 pm
Contacto:

Mensagempor AnadeSousa » sexta jan 11, 2008 11:31 pm

Olá Lilianax,
Tal como a minha colega referiu, torna-se complicado definir ao certo ao que se passa consigo.. terá certamente uma componente de ansiedade, mas para que consiga ultrapassar essa situação que a angustia, aconselho-a a consultar um profissional, que de certo a ajudará, sendo muito importante a sua motivação para que tal aconteça e sobretudo não desistir de investir em si e no seu bem-estar.
Cumprimentos e boa sorte!
Ana Sousa - Psicóloga Clínica
http://anasousapsicologa.blogspot.com/
Lilianax
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta jan 10, 2008 10:23 pm

Obrigada a todos

Mensagempor Lilianax » sábado jan 12, 2008 12:55 pm

Obrigada pelas vossas respostas. De facto é precoce fazer um diagnóstico, mas para mim é importante saber se é algo que eu possa ultrapassar porque motivação tenho e muito porque é algo que me incomoda bastante, ainda por cima na minha actividade profissional tenho que falar muitas vezes para um grande público e mais uma vez a minha boca seca muito o que depois transparece para o público e não fica muito bem.

Outra caracteristica que gostava de mudar em mim era ser mais efusiva, mais comunicativa, há algum tipo de terapia que desse resultado? Idealmente no norte, uma vez que sou de Braga.

Muito obrigada a todos!!! :)

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes