opinião sobre trauma

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
lady
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta mar 20, 2008 3:42 pm

opinião sobre trauma

Mensagempor lady » quinta mar 20, 2008 4:15 pm

Boa Tarde,
Tive um acidente à cerca de 1 mês ,e desde ai só de pensar andar de carro fico com ansiedade e pânico, procurei ajuda num psiquiatra e estou com medicação ansiolitica. Não sinto grandes melhoras porque continuo a recusar-me a pegar no carro. Falaram-me de uma psicologa que usa EMDR para tratar traumas, estou a pensar procurá-la, mas antes gostaria de ter mais opiniões sobre esse método.
Agradeciam que me aconselhassem e se recomendam essa solução.
O meu obrigado.
Sete-Luas
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo mar 06, 2005 2:57 am

Re: opinião sobre trauma

Mensagempor Sete-Luas » quinta mar 20, 2008 6:28 pm

Conheço pouco sobre o Eyes Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR), mas sei que é eficaz em vários domínios (como a nicotinodependência e as fobias), ainda que seja um método de psicoterapia pouco "científico" em Portugal.

O que me parece fulcral agora é conversar com o seu psiquiatra sobre aquilo que pensa sobre os progressos do acompanhamento que está a ter. A palavra-chave entre cliente e terapeuta é a comunicação. No entanto, parece-me importante dizer-lhe que qualquer tratamento leva o seu tempo.
Helca2
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta nov 01, 2007 3:45 pm

Mensagempor Helca2 » quinta mar 20, 2008 7:11 pm

[quote="Sete-Luas"]Conheço pouco sobre o Eyes Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR), mas sei que é eficaz em vários domínios (como a nicotinodependência e as fobias), ainda que seja um método de psicoterapia pouco "científico" em Portugal.

:roll: Sete-Luas, pode explicar o que quer dizer pouco científico? :?
Tambem conheço o método, aliás sou certificada em EMDR e não vejo nada de pouco científico, pelo contrário...veja:

http://www.emdr.com
e
http://www.emdrportugal.com

vai ver que muda de ideias, é uma técnica fabulosa. E em Portugal é tão científico como no resto do mundo, tomara que tudo o que aprendemos tivesse formação tão rigorosa e tão bem sustentada científicamente.

Cara Lady
sem prejuizo de se informar convinientemente, recomendo que procure essa psicologa que fala, os resultados obtidos em situações similares à sua tem sido excelentes.

helca2
Sete-Luas
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo mar 06, 2005 2:57 am

Mensagempor Sete-Luas » quinta mar 20, 2008 7:21 pm

Eu não sei porquê, mas há aqui uma tendência descomunal de deturparem tudo quanto se diz por aqui. Enfim..

Seja como for eu não acho o "pouco científico". O que acontece é que tem de admitir que é um método ainda recente em Portugal, ainda que tenha sido desenvolvido por Shapiro na década de 80. E sabe também, perfeitamente, quanto a nossa população é pouco receptiva a tudo o que é novo.

Não preciso de me certificar da qualidade e eficácia do EMDR, porque tenho conhecimento de casos de sucesso nomeadamente na nicotinodependência, embora tenha conhecimento que é usado nos mais diversos domínios (tal como o referi anteriormente).

De qualquer forma, parece-me prudente que este aspecto (e outros da Lady) seja discutido pelo psiquiatra, pela mutualidade do feedback.
Helca2
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta nov 01, 2007 3:45 pm

Mensagempor Helca2 » sexta mar 21, 2008 11:57 am

Meu caro Sete Luas, é uma questão de português...se tivesse afirmado que era pouco conhecido, vá lá... veja o que acontece por todo o mundo, onde o EMDR é utilizado, eu só pergunto porque em Portugal tudo é estranho :roll:
De quem serás a culpa? :roll:

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes