Que se passa comigo?

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Bituxa
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Mensagens: 4
Registado: sábado jan 26, 2008 8:49 pm
Contacto:

Que se passa comigo?

Mensagempor Bituxa » sábado mar 29, 2008 8:42 pm

Ola...

Ando a atravessar uns meses um pouco dificeis a nivel de relacionamentos com colegas de trabalho. Inicialmente davamo-nos muito bem e eu entreguei-me muito....mas de há uns meses para ca as coisas estão diferentes. Tentei falar com elas e apenas deram a entender que eu é que provoquei esta situação. Não consigo saber como isto aconteceu....e sinto-me muito triste por ter desiludido toda a gente.
Agora sempre que falo sobre este assunto com outras pessoas fico com um desaranjo instestinal e tenho de correr para a casa de banho. Da ultima vez que estive sozinha com essas colegas tive um ataque de ansiedade! Tive de sair do local e vir para casa!

Desconhecia estas atitudes em mim....

Que hei-de fazer? Será que alguém me pode ajudar?

OBRIGADA! :roll:
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Mensagens: 1794
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor Ana Rita » sábado mar 29, 2008 9:26 pm

Ola Bituxa, sentirmo-nos bem no nosso local de trabalho é muito importante porque supostamente passamos lá a maior parte dos dias e convivemos com as mesmas pessoas diariamente. No entanto, os conflitos e as diferenças estão sempre a surgir nas relações, seja de amizade, de trabalho ou familiares. Nem sempre é fácil lidar com isso.

Dizes que os desiludiste, mas como se costuma dizer "não importa se vais errar mas quanto tempo vais demorar a fazê-lo". Esta frase reflecte a determinação humana de que mais tarde ou mais cedo podemos ter atitudes mais infelizes. Contudo, essas atitudes não têm necessariamente de por tudo em causa. Em conflitos, o diálogo é muitas vezes a melhor solução. Podes ter errado, podes te errado somente em pare, podes ter sido mal interpretada, não sabemos... mas ao falares com as pessoas poderás descobrir.

Se vires que com o passar do tempo não consegues resolver a situação e que isso interfere com o teu bem estar, procura apoio psicológico, para que alguém posso ajudar-te. Boa sorte.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
Avatar do Utilizador
anaallo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Mensagens: 50
Registado: quarta jun 27, 2007 11:09 am
Localização: Coimbra

Mensagempor anaallo » domingo mar 30, 2008 12:10 pm

Olá Bituxa! Eu sei que por vezes a partir de um pequeno evento começamos a generalizar e corremos o risco de interpretar mal as situações. Sei também que a não resolução de uma situação pendente nos centra demasiado nessa situação sem conseguirmos pensar em mais nada e corremos o risco de sofrer antecipadamente! Não sabendo a situação específica que ocorreu, eu aconselhava-te a desdramatizar a situação, pode ter sido um equívoco, um malentendido ("Errar é humano"), e abordar discretamente os colegas envolvidos de forma a dialogar tentando evitar juízos de valor e ataques pessoais:)
Sei também que decerto não é o primeiro problema que deves ter enfrentado porque tais situações ocorrem nos mais diversos domínios, quer seja na família ou no grupo de amigos e em situações anteriores provavelmente terás conseguido recorrer a mecanismos eficazes para as resolver!


Cumprimentos,
Ana Lopes

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes