ameaça de morte

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
zelomaster
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta abr 09, 2008 9:15 am

ameaça de morte

Mensagempor zelomaster » quarta abr 09, 2008 9:30 am

Bom dia !!

Estou a escrever um livro e uma das minhas personagens é ameaçado de morte apenas porque viu o que não devia! viu o seu superior a desviar dinheiro do banco onde trabalhava. foi despedido pelo seu superior mas mesmo assim sofre ameaças de morte regulares para que não conte nada a ninguém...

Gostaria de saber, o que uma pessoa sente nestes casos, o que deve fazer a nivel psicológico, e se possivel se alguém sofre ou sofreu do mesmo que me conte que eu mantenho anonimato.

Se alguém souber onde possso recolher informação sobre este assuinto que me diga, por favor!!

Joaquim Coelho
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 25, 2007 9:52 am

Mensagempor Cristina Silva » quarta abr 09, 2008 11:26 am

Pergunta difícil. O melhor é apelar aos seus próprios sentimentos perante uma situação destas.

Eu sentiria uma grande revolta e faria tudo para que apanhassem o gajo, tentando manter a minha segurança.

Outros poderiam aproveitar-se do que sabiam e chantagear o gajo para manter o silêncio.

Sei lá, os sentimentos variam de pessoa para pessoa e as formas de actuação também, independentemente do medo de perder a vida ser à partida inerente a todos. Agora, como é que se lida com esse medo? Varia de personalidade para personalidade.

O cinema está cheio de exemplos deste tipo de histórias, seria uma boa fonte para recolher informações!

Para a resposta que deseja, teríamos de saber mais sobre a personagem: que tipo de pessoa é, com quem se relaciona, etc., para se lhe dar os sentimentos psicológicos mais adequados.

Espero ter ajudado nalguma coisa.
Cristina Silva
PsiSandrovski
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda mar 12, 2007 7:31 pm

Mensagempor PsiSandrovski » quarta abr 09, 2008 1:41 pm

Bem, como já foi sugerido pela colega Cristina Silva, a 7ª arte tem abordado muito esta temática.

Outra questão que poderá abordar será o medo. Uma pessoa ameaçada de morte, poderá sentir-se assustada, viver assombrada pelo pânico e poderá fazer uma abordagem interessante a esse respeito se consultar bibliografia desse tema :wink:

Boa sorte :)
anasofia
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: sábado fev 24, 2007 2:02 am

Mensagempor anasofia » quarta abr 09, 2008 3:53 pm

eu também acho que pode abordar o conceito de medo de varias maneiras..ç isso depois cabe um pouco À sua imaginação. como se disse, penso que as reacções dependem da pessoa, da sua personalidade...
O homem solitário ou é uma besta ou é um Deus. (Aristóteles)
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 10:42 am
Contacto:

Mensagempor Psycologo » quarta abr 09, 2008 3:57 pm

Aconselho o filme "Death Sentence" , que tem o Kevin Bacon como protagonista.
"Vive o Minuto ao Segundo"
asilvestre
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 28, 2007 4:15 pm

Mensagempor asilvestre » quarta abr 09, 2008 4:04 pm

Boa tarde.
Já que o personagem principal é o ameaçado de morte talvez também fosse interessante fazer uma descrição do dia-a-dia do mesmo (do que é viver sob o medo extremo, pressão, angustia, conflitos internos... resumindo como a vida do dito personagem mudou drasticamente desde o dia da ameaça!). Se quiser também pode criar um quadro obsessivo ou marcado por ideação paranóide, decorrentes da transformação da vida da pessoa e de todos os factores que lhe são inerentes e que a dada altura podem afectar a estabilidade/bem-estar psicológico...

São apenas sugestões. Seja como for considero extremamente importante que seja um auto-didata, um pesquisador! :wink:

Cumprimentos.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes