excesso de peso

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
fenix
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sexta abr 11, 2008 10:55 am

excesso de peso

Mensagempor fenix » sexta abr 11, 2008 11:19 am

Olá
sempre fui gorda! nasci com 5 kilos mantive-me uma criança gorda uma adolescente gorda e agora um adulto com problemas grandes de peso eu sei que tenho que encarar isto como uma doença e tenho que ter uma alimentação cuidada para que o peso não aumente ainda mais, mas não tenho força de vontade, e o pior de tudo é que sou uma pessoa muita ansiosa e "ataco" tudo o que seja doce , pois tenho uma sensação de bem estar quando os estou a comer!!! já experimentei muitos tratamentos para perder peso e consigo perder peso..só que tudo volta ao normal porque não tenho força de vontade....ultimamente tenho pensado recorrer á ajuda psicológica ou psiquiatra não sei qual a melhor opção....o médico de familia receitou-me valium para me ajudar a dormir...e tentar controlar a ansiedade...dormo muito melhor mas a ansiedade mantem-se....
o que me aconselham?
obrigada desde já pela vossa atenção
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 25, 2007 9:52 am

Mensagempor Cristina Silva » sexta abr 11, 2008 1:13 pm

Esses tratamentos que fez, foi sob orientação de técnicos ou auto definidos?

Se foi com orientação de técnicos, surpreende-me que não a(o) tenham encaminhado também para um trabalho a nível psicológico, fundamental para consolidar o tratamento.

Recorra à ajuda psicológica especializada (que trabalhe com o seu tipo de situação). Caso seja necessário intervenção a nível psiquiátrico (medicação específica) com certeza indicarão também mais esse apoio. Mas é fundamental rodear-se de técnicos especializados, não só a nível psicológico como nutricional.

Força Fenix (o que renasce das cinzas)!

Espero ter ajudado de alguma maneira.

Cristina Silva
fenix
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor fenix » sexta abr 11, 2008 1:36 pm

obrigada pela resposta!

os tratamentos que fiz foram em clinicas tais como dr. tallon , póvoas corporation dermoestética, tb consulltei endocrinologistas, mas nunca ninguem me aconselhou acompanhamento psicológico...só que com esta ansiedade que me acompanha desde sempre , julgo que é impossivel eu conseguir sem apoio psicologico...
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Silva » sexta abr 11, 2008 2:13 pm

Não diga que não tem força de vontade porque só revelou essa força nas suas intervenções. O difícil é passar à acção e sozinhos torna-se muito mais difícil.

Como já percebeu, tem necessidade não só de resolver a questão do excesso de peso como também a ansiedade e os sentimentos inerentes à sua condição. Nessa parte, realmente a ajuda psicológica é fundamental, sendo meio caminho andado o reconhecimento dessa necessidade pela sua parte.

Não tenho a certeza mas acho que por exemplo, o Hospital Santa Maria, tem uma equipa de técnicos, incluindo psicólogos que estão direccionados para acompanhar este tipo de situações. Não sei se é da sua zona. Mas recorra a quem recorrer, exija também acompanhamento psicológico porque é um direito que lhe assiste no Sistema Nacional de Saúde, mesmo todos sabendo que nem tudo funciona bem.

Deixo aqui a minha tristeza por verificar que continuam a haver entidades e personalidades de renome que não abrangem outras áreas de intervenção fundamentais à consolidação dos tratamentos e ao trabalho de outros aspectos que não só os físicos. Isso é lamentável de facto.

Mais uma vez, força Fenix!

Saudações
Cristina Silva
fenix
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor fenix » sexta abr 11, 2008 2:35 pm

Vivo no interior do pais e conseguir uma consulta num hospital publico para estas situações é muito dificil, e a espera é grande...

Tenho lido depoimentos de pessoas com problemas de excesso de peso muito piores do que o meu, porque já se encontram numa situação em que o peso lhes dificultas as actividades normais, e estão á 7 anos a espera para lhes ser colocada uma banda gástrica!!!

Eu consegui ir a uma consulta ao hospital de S. antónio para ser operada a miopia com laser , fiz os exames que me indicaram e ficaram de me contactar mais tarde já lá vão 10 anos nunca fui contactada!!! :)

O nosso sistema de saúde deixa muito a desejar!!!
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » sexta abr 11, 2008 6:34 pm

Muito bem Cristina.

fenix tudo de bom para ti :D
Vendo pizzas congeladas :D
Clarissa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta out 11, 2006 1:05 pm
Contacto:

Mensagempor Clarissa » quarta abr 16, 2008 6:32 pm

Olá fenix,

Pelo que descreve a ansiedade que sente pode ser um dos pontos mais importantes a atacar para combater o excesso de peso, já que essa ansiedade a impulsiona a comer compulsivamente.

Se for ao psiquiatra ele poderá medicá-la para controlar essa ansiedade, mas acredito que uma psicoterapia (que pode ser feita com um psiquiatra ou psicólogo) poderia ser muito benéfica para si, uma vez que poderia conseguir perceber melhor as causas desta ansiedade que sente e que a consome, e consequentemente tratar esta compulsão que a leva a ingerir muita comida num pequeno intervalo de tempo.

Com os melhores cumprimentos,
Clarissa Lobo
AnadeSousa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta abr 27, 2006 12:58 pm
Contacto:

Mensagempor AnadeSousa » quarta abr 16, 2008 8:19 pm

Cara Fenix,
A ingestão compulsiva de alimentos poderá estar relacionada com uma sensação de vazio, não físico mas uma necessidade de preenchimento, de conforto que a saciedade através do consumo de alimentos lhe proporciona. Concordo com os meus colegas, em relação a um acompanhamento psicoterapêutico para que possa conseguir compreender o porque dessa ansiedade e dessa necessidade de preenchimento tão marcada.

Desejo-lhe muito boa sorte e que consiga vencer este obstáculo!

Cumprimentos
Ana Sousa - Psicóloga Clínica
http://anasousapsicologa.blogspot.com/
fenix
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor fenix » quarta abr 16, 2008 8:27 pm

Já marquei consulta...vamos ver se consigo controlar esta ansiedade que já é minha parceira diária á longos anos :)
Já o devia ter feito antes mas a verdade é que quando fiz todos estes tratamentos para emagrecer sempre lhes falei desta minha ansiedade e nunca houve ninguém que me aconselha-se a procurar ajuda psicológica...

tenho que compreender que se os gordinhos se conseguissem controlar e não houvesse recaidas , todas essas clinicas perdiam muitos clientes :wink:

obrigada pelo conselho!
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Silva » quinta abr 17, 2008 11:16 am

Fenix, cá está a sua força de vontade a revelar-se: querer combater a sua ansiedade e procurar o que precisa para isso. Muito bem.

Não deixe desvanecer essa força de vontade e lembre-se que vai para um espaço, o da psicologia, completamente diferente de outro tipo de consultas mais viradas para os aspectos das dificuldades físicas, cuja continuidade é importante. Desejo-lhe descobertas enriquecedoras e transformadoras e que encontre um bom “parceiro” nessa caminhada. Lembre-se que o acompanhamento psicológico é uma caminhada, que pode durar algum tempo.

Mais uma vez força e quero-lhe dizer que gostei muito desse seu espírito!

Cristina Silva

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes