Fases luto

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Lilianax
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Mensagens: 15
Registado: quinta jan 10, 2008 10:23 pm

Fases luto

Mensagempor Lilianax » sábado abr 19, 2008 12:13 pm

Bom dia a todos

Infelizmente há cerca de dois meses perdi uma das pessoas mais importantes da minha vida.. o meu PAI... ele sempre foi uma pessoa muito doente, mas não estavamos a contar. Reagi muito friamente e pouco chorei. O sentimento era de negação.. não queria acreditar no que tinha acontecido e tinha sempre a esperança que ele ia voltar. Ultimamente tenho sentido muito raiva do que aconteceu.. Será que há fases de luto?
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Mensagens: 959
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » sábado abr 19, 2008 3:18 pm

Olá Lilianax.
A tua questão tem toda a pertinência e a resposta é sim, existem diversas fases do luto.
A primeira é o choque, depois a negação e o isolamento e a terceira é a raiva, onde parece que a Lilianax está neste momento.
No entanto, existem ainda mais fases, nomeadamente o luto propriamente dito (geralmente a fase mais longa) e posteriormente a recuperação.
Não hesite nunca em pedir ajuda de técnicos qualificados se assim o entender, uma vez que muitas vezes o luto considerado normal pode agravar-se para um luito patológico.
Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
Black Russian
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Mensagens: 20
Registado: quinta abr 03, 2008 6:56 pm
Localização: Coimbra

Mensagempor Black Russian » sábado abr 19, 2008 3:23 pm

Sim, Lilianax.
Os trabalhos de Kubler Ross costumam ser a referência basilar sobre este assunto.
O luto não se prende necessariamente a uma perda física (ex. morte de um familiar) mas também a lutos afectivos (ex. divórcio, fim de um relacionamento.)
A autora identificou 5 estádios, que não têm de se seguir necessariamente na ordem proposta e que podem até nem ser vividos todos pela mesma pessoa até à resolução (fim) do processo de luto. Se bem me lembro, pelo menos por 2 ou 3 deles seriam o mínimo.

Os estádios são a negação, depressão, negociação, raiva e aceitação (a ordem não é exactamente esta). Se tiver interesse, a obra original chama-se Sobre A Morte e o Morrer, penso que do incínio dos anos '70.
Isto é realmente um fórum de psicólogos???!?

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes