Insegurança

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Alexandre005
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta mai 01, 2008 8:41 pm

Insegurança

Mensagempor Alexandre005 » quinta mai 01, 2008 9:11 pm

Caros Psicologos, deparo-me com o seguinte problema e nessecitava de ajuda.
Tenho 20 anos e chamo-me Alexandre, acontece que dois dos meus amigos, de longa data, ultimamente cada vez que saem comigo, para convivios, tipo jantares, etc, passado algumas horas de convivio com eles, eles começam a gozar-me, do genero, "olha pra cara dele" e começam a rir-se ás gargalhadas, mas gargalhadas insultuosas, como se me estivessem a pisar. eu fico sem reacçao quase sempre e fico a ouvir aquilo como se ali nao estivesse, porque qualquer reacçao que tiver, será alvo de riso para eles. isto é uma situaçao desconfortavel quando é feita á vista de outros amigos, eles acabam por ser da mesma opiniao, e acham piada ao que eles dissere. Acontece que ultimante isto tem-se agravado cada vez que estou com eles, eles tambem gozam com outras pessoas, mas comigo essencialmente, deixando-me inseguro.

Acho que me falta um senso de equilíbrio interior, acho que devia saber como é, o que é, como devo proceder, ter convicções próprias.

Tanto que o meu ego está sempre sendo elevado ou abaixado pelo clima social que me cerca. O elogio dá-me uma sensação de euforia, que é falsa porque não provém de auto-aprovação. As críticas o deprimem-me mais do que devem, porque confirmam a minha própria opinião insegura. As caras feias que me fazem ferem-me e a mais leve suspeita de antipatia fazem-me amargurar.

Já pensei em me afastar deles, mas nao será virar as costas a um problema?, de que forma encaro isto e como enfrento este problema?
Aguardo, e agradeço as vossas respostas.

Comprimentos
AnadeSousa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta abr 27, 2006 12:58 pm
Contacto:

Mensagempor AnadeSousa » quinta mai 01, 2008 10:01 pm

Olá Alexandre,
Antes de mais, deixe-me dar-lhe os parabéns por ter uma noção tão nítida do que sente e do seu funcionamento, do que está bem ou mal em si, garanto-lhe que não é toda a gente que detém esta crítica sobre si mesmo.
No que diz respeito às atitudes dos seus amigos que o incomodam, a escolha de se afastar ou não, deverá ser do Alexandre, mas, agora são eles, mais tarde poderão ser outras situações que o incomodam... E porque o incomodam? Porque tem pouca segurança em si mesmo? Estas e muitas outras questões e respectivas respostas estão dentro de si próprio. Se considera que não lhe está a ser fácil ultrapassar esta situação, mais do que melhorar o exterior, interessa ganhar força interior para superar esses obstáculos e não contorná-los e, caso ache necessário, porque não recorrer a uma consulta de psicologia e juntamente com as suas capacidades e o apoio e orientação do técnico trabalhar para investir em si?
Boa sorte!
Ana Sousa - Psicóloga Clínica
http://anasousapsicologa.blogspot.com/
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » quinta mai 01, 2008 11:53 pm

Alexandre, disse que fica com uma sensação de euforia quando o elogiam e que tem noção que é uma auto-estima falaciosa visto que não vem da auto-aprovação. Do pouco que contou, isso pode ser a chave e o início de um trabalho de desenvolvimento pessoal que o ajudará a ultrapassar essa e outras situações. Essa permeabilidade ao exterior provém normalmente de uma insegurança interna que só é compensada pela aprovação dos outros.

Já tem as ferramentas, ou seja, tem insight, só lhe falta um profissional que o ajude a utilizá-las.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
Clarissa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta out 11, 2006 1:05 pm
Contacto:

Mensagempor Clarissa » sexta mai 02, 2008 8:04 am

Olá Alexandre,

A auto-estima é algo complexo que vai se desenvolvendo ao longo dos anos. Inicialmente o que pensamos de nós depende da avaliação que os outros fazem de nós, as pessoas mais importante para nós são também as que mais influência nos causam. Mais tarde e com um amadurecimento natural começamos a aprender e acreditar em algumas destas características que nos foram atribuidas que podem ou não ser reforçadas pelo exterior, mas que agora não dependem apenas dos outros mas da nossa auto-crítica também. A opinião do nosso meio social é sempre importante e sempre nos influencia e é importante que também estejamos atentos a isso porque somos seres essencialmente sociais.

Não é possível saber o que tem acontecido consigo nestas breves linhas que nos escreve, mas se é algo que o tem incomodado e não tem conseguido resolver por si mesmo, talvez seja interessante procurar em psicólogo para tentar perceber o que tem se passado no seu caso específico.

Atenciosamente,
Clarissa Lobo

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes