Vida de estudante

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
_Fred_
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta out 01, 2008 10:31 pm

Vida de estudante

Mensagempor _Fred_ » domingo out 05, 2008 6:56 pm

Em primeiro lugar, gostava de vos felicitar pelo vosso fórum.

Olá, tenho 16 anos e frequento o 11º de Ciências e Tecnologia.

Eu nesta semana que passou, mentalizei-me que tinha de estudar este fim-de-semana, pois aqui está o problema, não estudei nada, ainda tentei mas não havia vontade e acabei por desistir.

Há um problema, é que isto acontece-me sucessivamente, e depois acabo por ficar irritado comigo mesmo por não ter conseguido, a matéria vai acumulando e eu no final acabo só por estudar um dia antes do teste e por vezes nada de jeito.

E sei que devia ter estudado, mas só que nunca consigo cumprir e acabo por me irritar comigo próprio. Uma vez até saí a chorar a meio de um teste, pois fui acumulando matéria e mais matéria, trabalhos, e apesar de saber que tinha de estudar, cheguei ao meu ponto limite e foi o que aconteceu.

Não sei o que fazer, estou tão confuso e com algum medo também.

Se alguém me pudesse, dar a sua opinião, agradecia imenso ;)
psyco_epa
Membro Amador
Membro Amador
Registado: quinta nov 29, 2007 12:17 am

Mensagempor psyco_epa » segunda out 06, 2008 10:45 pm

oh rapaz, todos sofremos disso!
vamos deixando arrastar os problemas, adiando o trabalho, até chegarmos a uma situaçao em que encontrar uma soluçao torna-se impossível (sobretudo pela falta de tempo!). mas nao desesperes, isso é normal, acontece a quase toda a gente, possivelmente náo terás bons métodos de estudo nem es disciplinado! ja tentaste estudar acompanhado?!
eu detestava estudar, quer sozinho, quer em grupo. desde que comecei a estudar so com uma amiga, num ambiente sossegado ( geralmente numa biblioteca, em casa distraímo-nos bastante!) começou a ser mt mais interessante!
podes sempre fazer várias pausas, ir comendo umas bolaxinhas enkuanto estudas, e no final irem fazendo perguntas um ao outro e respondendo à vez! k te parece?

bom estudo
_Fred_
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor _Fred_ » segunda out 06, 2008 10:49 pm

Hum.. não me dou muito bem com isso, prefiro estudar sozinho, mas isto com o tempo penso que vai lá.. vou tentar esforçar -me mais ;)

Obrigado
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Re: Vida de estudante

Mensagempor Ana Rita » terça out 07, 2008 9:58 am

_Fred_ Escreveu:Em primeiro lugar, gostava de vos felicitar pelo vosso fórum.

Eu nesta semana que passou, mentalizei-me que tinha de estudar este fim-de-semana, pois aqui está o problema, não estudei nada, ainda tentei mas não havia vontade e acabei por desistir.

Há um problema, é que isto acontece-me sucessivamente, e depois acabo por ficar irritado comigo mesmo por não ter conseguido, a matéria vai acumulando e eu no final acabo só por estudar um dia antes do teste e por vezes nada de jeito.

E sei que devia ter estudado, mas só que nunca consigo cumprir e acabo por me irritar comigo próprio. Uma vez até saí a chorar a meio de um teste, pois fui acumulando matéria e mais matéria, trabalhos, e apesar de saber que tinha de estudar, cheguei ao meu ponto limite e foi o que aconteceu.

Olá Fred,

Por vezes o acumular de matéria e não conseguir cumprir o estipulado parte pela motivação. Reflectir acerca do motivo que te levou a escolher ciências e tecnologias, sobre as disciplinas (as que gostas mais ou as que gostas menos, as que tens mais ou menos dificuldades) e sobre quais as tuas expectativas, pode ajudar a perceberes as razões dessa falta de vontade de que falas em estudar.
Será que sempre foi assim ao longo teu percurso escolar? Se não, a partir de que altura? Existe alguma coisa na tua vida fora do âmbito escolar no qual estejas muito focado? Evitas estudar pelo medo de falhar?
São perguntas que podes fazer a ti mesmo para ires percebendo o que se está a passar, se é algo que consideras ou não temporário e se de facto está a afectar-te a nível escolar.
Se perceberes que será importante a ajuda de um técnico, fala com os teus pais ou com alguém que seja mais próximo e coloca a possibilidade de precisares de consultar um profissional. Não te angusties pois todos os problemas têm uma solução! Boa sorte
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 10:42 am
Contacto:

Mensagempor Psycologo » terça out 07, 2008 10:00 am

Penso que deverias ter um plano. Ler x páginas por dia, estudar x horas por dia. Ver em que altura do dia te sentes mais relaxado para estudar, se de manhã de tarde ou á noite. Eu por ex; funcionava melhor nas madrugadas. Deitava-me cedo e levantava-me antes do galo. Para mim resultava.
"Vive o Minuto ao Segundo"
FerreiraNuno
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta abr 09, 2008 9:39 pm
Contacto:

Re: Vida de estudante

Mensagempor FerreiraNuno » quinta out 09, 2008 10:13 pm

_Fred_ Escreveu:Em primeiro lugar, gostava de vos felicitar pelo vosso fórum.

Ola parceiro,

digamos que tu e eu nos encontramos na mesma situação.
Tenho 16 anos, frequento o curso de ciencias e tecnologiae estudar nao e comigo.
Desde sempre ( ate chegar ao meu 10 ano ) fui um aluno que nunca estudei na vida.
Os meus pais sempre me obrigaram a faze-lo, no entanto eu disfarçava sempre que estava a estudar e simplesmente punha me a olhar para as letras que tinha no caderno.
Esse tempo que perdia pudia muito bem ser aproveitado para o meue studo, nu entanto existia algo que nao me deixava estudar.
Esse algo continua aqui, quando xegei ao meu 10 ano levei uma enorme chapada! As notas que estava habituado a tirar desceram, e eu senti me muito em baixo!
O que me acontece e que enquanto estou na escola estou com uma vontade enorme de chegar a casa, pegar nos livros e simplesmente devoralos...
No entanto o ke me acontece e chegar a casa e sentar me em frente ao PC e jogar Wolrd of Warcraft..
looOOl
Sinto me muito irresposavel por tudo isto, visto que digo a mim proprio que tenho que estudar, pois so estudando irei conseguir os meus objectivos, mas ao mesmo tempo parece que tenho um escudo destro de mim que defende estes pensamentos, nao os deixando passar para a minha consciencia e fim de eu continuar um miseravem...

Depois considero me um burro, e e que o sou mesmo, porque um burro nao e alguem que tire mas notas, alguem que pur mais que se esforçe nao consiga atingir os seus objectivos.
Um burro e sim aquele que possui capacidades e nao as aproveita, como e o teu caso e como pelo que penso sera o teu caso tambem parceiro...

So por curiosidade, para eu prorpio tirar umas conclusoes, quais sao as tuas disciplinas favoritas??? E aquelas que nao gostas???

Cumprimentos
_Fred_
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor _Fred_ » quinta out 09, 2008 10:44 pm

Sinceramente, acho que não gostar, não tenho nenhuma. Tenho dificuldades em Físico-química, mas adoro fazer exercícios e quando consigo fazer dá-me um gozo enorme.

Disciplinas que gosto: Inglês, Matemática e dependendo da matéria Biologia.

Matemática, porquê ?
Porque eu adoro fazer aqueles exercícios que depois de algum tempo e de montes de cálculos, conseguir acertar na resposta.

Relativamente ao jogo, também já estive assim com o Counter-Strike, mas houve um dia que pensei, "ACABOU" e desistalei-o :D
FerreiraNuno
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta abr 09, 2008 9:39 pm
Contacto:

Mensagempor FerreiraNuno » sexta out 10, 2008 7:13 pm

_Fred_ Escreveu:Sinceramente, acho que não gostar, não tenho nenhuma. Tenho dificuldades em Físico-química, mas adoro fazer exercícios e quando consigo fazer dá-me um gozo enorme.

Disciplinas que gosto: Inglês, Matemática e dependendo da matéria Biologia.

Matemática, porquê ?
Porque eu adoro fazer aqueles exercícios que depois de algum tempo e de montes de cálculos, conseguir acertar na resposta.

Relativamente ao jogo, também já estive assim com o Counter-Strike, mas houve um dia que pensei, "ACABOU" e desistalei-o :D

Ah lol, temos muita coisa em comum com o nosso "pequeno problema".
Quando consigo resolver um exercicio tanto de mat como de fisica fico muito contente e so me da vontade de fazer mais...

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes