Dúvida de psicologia

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Lilianax
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta jan 10, 2008 10:23 pm

Dúvida de psicologia

Mensagempor Lilianax » terça fev 16, 2010 11:41 pm

Estive a ler recentemente uns artigos de psicologia e surgiu-me a dúvida se em Portugal, os psicólogos clínicos em geral costumam aplicar psicoterapia cognitiva ou comportamental?

Obrigada
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » terça fev 16, 2010 11:44 pm

:shock:
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Mensagempor vectrapc » quarta fev 17, 2010 12:14 am

hihihih :lol: 8)
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor vectrapc » quarta fev 17, 2010 12:15 am

Alguém precisa de ir ler mais artigos de psicologia :lol:
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta set 13, 2006 11:47 am
Contacto:

Mensagempor psiana » quarta fev 17, 2010 8:52 am

Já pensaram que a pessoa que coloca a qustão pode não ser psicólogo/a? e se assim for, é legítimo que tenha essas dúvidas... digo eu.
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor vectrapc » quarta fev 17, 2010 1:02 pm

Tens razão, foi isso que me ocorreu também. :D
Lilianax
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor Lilianax » quarta fev 17, 2010 9:46 pm

Sim, não sou psicóloga.. apenas quero consultar um(a) psicologo(a) e gostava de me informar sobre isso.
Lilianax
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor Lilianax » quarta fev 24, 2010 10:36 pm

Só comentam para gozar.. Pensei que o papel dos psicólogos era ajudar e não gozar..
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » quarta fev 24, 2010 11:38 pm

Posso responder com base que estou a ter no meu local de estágio, eu estou a terminar o mestrado em Psicologia Clínica e como tal foi-me dada a escolher na altura a orientação que eu gostaria no local de estágio , a qual eu escolhi a cognitivo comportamental.

Assim , sendo a minha orientadora é psicóloga clínica e tem pós-graduação em psicoterapias cognitivo comportamentais( e mais umas quantas coisas que não me lembro), e assim sendo a forma de abordar cada caso é sempre com base nesta perspectiva.

Eu como estagiária e a Drª, não fazemos psicoterapia (pois estamos num centro de saúde) mas o acompanhamento psicológico que é feito , é com base nesta perspectiva.

Espero ter ajudado de alguma forma...Já agora , os psicólogos clínicos podem também ter abordagens mais dinâmicas , isso já vai do gosto e da formação de cada um. Pois ao longo do curso, pelo menos , falando por mim tive disciplinas de várias psicoterapias tais como: sistémica, dinâmica,Cognitivo-comportamental. :wink:
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes