Papel de Psicólogo num centro de dia - Idosos

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Guida Sousa
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: sábado fev 24, 2007 1:04 pm

Papel de Psicólogo num centro de dia - Idosos

Mensagempor Guida Sousa » sexta fev 19, 2010 10:31 am

Bom Dia,

Tenho uma questão a colocar, se algum colega me souber responder agradeço:

Alguém me sabe referir quais as actividades desempenhadas por um Psicólogo num Centro de dia- idosos.
Meios de Intervenção e diagnostico.

Grata pela ajuda,
:lol:
dorasantos
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo jul 15, 2007 6:49 pm

Mensagempor dorasantos » sexta fev 19, 2010 2:28 pm

Boa tarde,

As funções de um Psicólogo num Centro de Dia devem ser definidas em conjunto om a direcção/ Directora técnica, de forma a definir as prioridades.
Como sabe não é obrigatório que uim CD tenha Psicólogo pelo que quando o contratam devem ter um objectivo claro para a sua intervenção e, obviamente, após um período inicial de adaptação e conhecimento do funcionamento da valência será fácil compreender o que é necessário e possível fazer e, a partir daí, propor ao/à Director/a Técnico/a. O que me parece fundamental é nunca esquecer que o psicólogo não está sozinho, integra uma equipa e deve intervir sempre em articulação com os restantes intervenientes.

As funções podem ir desde a avaliação do utente, definição do PDI em conjunto com os restantes técnicos, apoio psicológico e reabilitação individual ou em grupo, apoio aos cuidadores (família e funcionários) nomeadamente tendo em conta uma intervenção psicoeducativa, reorganização de aspectos do funcionamento da instituição visando o bem estar do idoso...

É um trabalho muito gratificante.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes