Falar sozinho pode ser anormal?

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
aluz
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Mensagens: 3
Registado: domingo jun 29, 2008 6:54 pm

Falar sozinho pode ser anormal?

Mensagempor aluz » sábado mar 20, 2010 7:17 pm

Tenho uma dúvida sobre falar sozinho.

Conheço alguém próximo que tem o hábito de falar sozinho e quando é confrontado, justifica-se sempre que são pensamentos altos sobre o trabalho ou algo parecido.
Fala sozinho no centro comercial, fala sozinho em casa, fala sozinho na casa de banho e o período de maior frequência é quando está chateado com alguém.
Quando é apanhado, fica chateado e diz que não está a falar sozinho mas apenas a pensar alto. Para concluir, sente-se "vigiado" quando alguém está a tentar ouvir ou perceber o que se está a passar.

Gostaria de saber se realmente é normal ou poderá estar associado a algum tipo de doença (mental) e qual.

Se for não for normal, uma ida ao psicólogo ajudará em que sentido?

Obrigada pela ajuda!
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Mensagens: 1794
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor Ana Rita » sábado mar 20, 2010 10:46 pm

É perfeitamente normal as pessoas de vez em quando falarem sozinhas e até estabelecerem diálogos imaginários em voz alta acerca de situações do dia a dia. O problema será quando esse tipo de diálogos acontecem com frequência e em locais publicos ou situações sociais, sem que a pessoa tenha muita noção disso e em que se torna desadequado. Neste último caso, poderá ser necessário consultar um profissional, para se perceber melhor a situação.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes