pedido de opinião

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
pauloe
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta abr 14, 2010 9:05 am

pedido de opinião

Mensagempor pauloe » quarta abr 14, 2010 9:17 am

Bom dia,

Gostaria de pedir uma opinião.

Tenho um sobrinho que se encontra no 2º ano do 1º ciclo, e apresenta dificuldades de linguagem e na leitura, alem de ser uma criança bastante timida, sobretudo com adultos e desconhecidos.

se possivel, gostaria de saber alguns livros e estrategias que possa trabalhar com ele, para puder mesmo em casa tentar promover uma melhoria na capacidades de leitura (ex. exercicios, jogos que possa fazer com ele, etc), e trabalhar a sua auto-confiança e capacidade de comunicaçao, podendo assim quem sabe ajuda-lo a superar algumas das suas dificuldades.

Obrigado
Ana Faustino
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Mensagens: 3
Registado: domingo mar 02, 2008 9:51 pm

Mensagempor Ana Faustino » quarta mai 12, 2010 12:20 am

As dificuldades de aprendizagem podem sempre ter várias origens. Alguns exercícios contudo podem facilitar o desenvolvimento cognitivo de uma criança. Jogos como: os jogos de imagens onde se procuram as diferenças, labirintos, jogos de memória, jogos de correspondência (“qual das seguintes imagens corresponde à imagem x”) jogos de ordenar as imagens de modo a que estas façam uma história com sentido. Poderá encontrar nas secções infantis das livrarias livros com jogos educacionais que poderão facilitar.

Contudo por vezes estas dificuldades poderão ser mais primárias, uma vez que muitas crianças não adquiriram o pensamento abstracto que seria aquele que lhes permitiria adquirir conceitos como os números ou as letras. Para o bom desenvolvimento deste, facilita se lhe forem contadas histórias infantis como as clássicas branca de neve ou capuchinho vermelho, pois são estas que lhe dão base para a imaginação e dessa para o pensamento abstracto.

Espero de algum modo ter esclarecido a sua dúvida
"Comece por fazer o que é necessário, depois o que é possível, e de repente estará a fazer o impossível." São Francisco de Assis

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes