hiperactividade com déficit de atenção

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
joaolei
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta fev 25, 2010 10:38 pm

hiperactividade com déficit de atenção

Mensagempor joaolei » quinta fev 25, 2010 10:46 pm

Gostava de saber qual a area que pode ser consultada para detectar hiperactividade com déficit de atenção.

Será que se deve consultar um psicologo, um psiquiatra ou um neurologista ?
joaolei
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor joaolei » domingo fev 28, 2010 9:34 pm

Ninguem me pode ajudar?
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » segunda mar 01, 2010 4:35 pm

Qualquer um dos 3 profissionais referidos pode ajudar. Em condições ideais, pode conseguir um acompanhamento feito pelos 3.
Vi Veri Veniversum Vivus Vici
joaolei
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor joaolei » segunda mar 01, 2010 8:29 pm

Deve haver algum mais indicado.

Consultar 3 medicos ao mesmo tempo é impossivel a nivel financeiro.
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » terça mar 02, 2010 12:56 am

Pode pedir ao seu médico de família no centro de saúde que lhe encaminhe para consulta de psicologia (e não paga nada) e ai o psicólogo poderá fazer o despiste, mas se for caso da criança ter de ser medicada acabará por ter de ir encaminhada para uma consulta de psiquiatria (desenvolvimento) no hospital.

Isto acontece no sistema nacional de saúde.

Senão, pode sempre recorrer a consultas no privado.

Mas ambos os técnicos que refere fazem o despiste.
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
joaolei
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor joaolei » terça jun 22, 2010 10:44 pm

Consultei uma psicologa e a resposta que tive foi, a sua inteligencia é acima da media, tem dispersão de atenção e problemas emocionais.

Ela inclinou-se logo para o tratamento dos problemas emocionais dado que o tratamento de TDAH pode ser feito por medicação e como ela não é medica e não quer perder o paciente.

Peço desculpa pelo desabafo, mas estou cansado de ser mal atendido, devo ter problemas de comunicação.
joaolei
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor joaolei » quarta jun 23, 2010 8:40 am

Ela disse-me que os problemas de concentração se resolvem estudando por curtos periodos de tempo e fazendo uma pausa. Não percebo como é que se pode fazer isso ?

Estudo 30 min e paro 10, não sei como é que se pode rentabilizar o tempo assim ?

Ha medicação que ajuda nestes problemas, não percebo porque não a usar, tendo em conta que não é uma medicação com graves efeitos secundarios.
joaolei
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor joaolei » quarta jun 23, 2010 10:39 am

Não sei como é que pode ser aconselhado um psicólogo para tratar deficit de atenção em adultos, penso que a terapia “comportamental”, não sei é esta a palavra mais indicada para definir o tipo de terapia, não produz muitos efeitos em adultos. Dado que os psicólogos não podem “aplicar” tratamentos à base de medicamentos não vejo muito sentido para consultar um psicólogo.

Penso que um psicólogo quando encontra um paciente com problemas emocionais e problemas de dispersão da atenção vai tentar inclinar o tratamento para os problemas emocionais que é mais a sua área, dizer que a dispersão de atenção não é a causa dos problemas de baixo rendimento parece-me um bocado absurdo, tendo em conta que o paciente teve bons resultados nos testes de inteligencia, quem pode dizer o quanto essa dispersão de atenção afecta a sua vida é o paciente.

Volto a referir que se há tratamento à base de medicação porque é que não o aplicam.
joaolei
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor joaolei » quarta jun 23, 2010 9:13 pm

Penso que um forum é um local de troca de opinões sobre diversos assuntos ligados à area do forum.

Não comentar os meus "posts" leva-me a concluir o seguinte, ou estou certo, ou voces não têm opinião sobre este assunto ou em ultimo caso, estou a ser ignorado.

Gostava de saber qual destas é.

Obrigado.
ceuazul
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 02, 2006 6:02 pm

Mensagempor ceuazul » quarta jun 23, 2010 10:01 pm

Eu respondo

Eu preferi e continuo a preferir ignorar os teus post's.
Presunção e agua benta cada um toma a que quer, como dizem os antigos.
Fazes tantas distorções ao mesmo tempo que te afirmas conhecedor do processo de avaliação e intervenção que não sei porque ainda não foste ao teu médico de familia pedir Metilfenidato. tomas umas pastilhas e ficas bom e feliz e mandas os bons dos psi tratar outras coisas.

Por via das duvidas, podes sempre pesquisar, numa base de artigos cientificos, tipo medline ou embase, quais as terapias com melhor evidência empírica. Assim, garantes que ninguém te engana.
joaolei
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor joaolei » quinta jun 24, 2010 1:07 am

Eu não preciso de ir a um psicólogo para saber que tenho problemas emocionais. Qualquer pessoa que não cumpre os objectivos propostos a nível académico tendo consciência que não é burro nenhum fica afectado emocionalmente.

Se fosse tão simples como ir ao medico de família pedir Metilfenidato, já o teria feito.

Quis saber a ou as causas do baixo rendimento, a resposta que tive foi “você tem problemas de dispersão de atenção e problemas emocionais, vamos tratar os problemas emocionais”. Não percebo ou até percebo porque é que a psicóloga não se vira para o tratamento do problema “distorção da atenção”.

Não sei onde distorci alguma coisa.

Qualquer pessoa que investigue o tema deficit de atenção se apercebe que os psicólogos têm algumas reticências em diagnosticar deficit de atenção.

Não sou conhecedor do processo de avaliação, o que posso dizer é que acho estranho apenas ter feito dois testes de inteligência, um teste de personalidade e um teste onde tinha de identificar 3 símbolos numa folha que tinha vários símbolos diferentes. São estes os testes para verificar se uma pessoa tem deficit de atenção?

Não estaria aqui a falar sobre este assunto se não quisesse ter outras opiniões.

Podes continuar a ignorar-me ou podes esclarecer as minhas dúvidas.
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta set 13, 2006 11:47 am
Contacto:

Mensagempor psiana » quinta jun 24, 2010 9:24 pm

LOLLLLL

1 - Isto é um forum de PSICÓLOGOS e não um consultório;
2 - Os colegas que passam por aqui NÃO SÃO OBRIGADOS A RESPONDER se assim entenderem e isso NÃO significa que IGNOREMOS ninguém;
3 - Aqui podemos tentar ajudar quem pretende ser ajudado e não quem parece já vir com toda a argumentação pronta a arrmessar a classe dos psicólogos.

Bom tratamento, seja ele qual for... se for.
joaolei
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor joaolei » sexta jun 25, 2010 12:59 am

1 - Eu comecei por pedir uma opinião sobre qual a especialidade deveria consultar para despistar deficit de atenção.

2 - Seguindo o vosso conselho, consultei uma psicologa. O diagnostico que me foi feito concluiu o seguinte, "você tem problemas de dispersão de atenção e problemas emocionais". Foi-me sugerido o tratamento dos problemas emocionais e foi excluida a hipotese de tratar a dispersão de atenção argumentando que este problema não é grave. Não consigo compreender esta exclusão.

3 - Expus aqui os resultados para ter opiniões, disse que testes fiz de forma a ver se fiz os testes mais indicados, mas não obtive respostas.

4 - Parece que incomodei quando critiquei uma colega vossa, parece que a vossa classe de profissionais não falha.
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » sexta jun 25, 2010 10:07 am

Caro João,

Se a decisão da sua psicóloga o incomoda, ou se não compreende o porquê desta tomada de decisão, é com ela que deve falar e expor as suas dúvidas e angústias. Ela, melhor que qualquer um de nós, pode e deve explicar-lhe o porquê das suas decisões e até mesmo delinear consigo o caminho a seguir.
psiana
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta set 13, 2006 11:47 am
Contacto:

Mensagempor psiana » sexta jun 25, 2010 11:15 am

Subscrevo.
joaolei
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor joaolei » sexta jun 25, 2010 12:14 pm

Eu tentei, mas ela não me deu opurtunidade ao excluir a hipotese de tratar a "dispersão de atenção".

O meu objectivo ao descrever aqui os testes que fiz, era saber se fiz os testes necessário para diagnosticar se tenho ou não deficit de atenção. Ninguem se dispos a falar sobre isso, preferiram comentar o meu conhecimento sobre o possivel tratamento à base de medicação para tratamento para deficit de atenção.

Qualquer pessoa com acesso à internet investiga, encontra testemunhos de pessoas com problemas parecidos, forma uma opinião e procura mais infromação sobre a possivel causa e sobre os tipos de tratamento.

Eu não discordo do diagnostico, discordo da importancia que foi dada a um dos pontos diagnosticados.

Admito que posso ter sido um bocado agressivo nas minhas intervenções, mas estou cansado do meu estado.
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » sábado jun 26, 2010 4:46 pm

João,

Compreendo perfeitamente a sua ansiedade em querer saber mais sobre o seu problema e em encontrar uma solução. Contudo, se não confia na sua psicóloga ao ponto de a questionar directamente sobre os procedimentos realizados e a realizar, expondo com clareza todas as suas dúvidas, algo está errado. Por muitas coisas que nós, psicólogos deste fórum, possamos dizer, é evidente que não vamos dizer nada acerca do trabalho que a colega está a realizar consigo. Ela terá os seus motivos e a sua própria técnica profissional, e deverá esclarecer com ela tudo o que assim entender.
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » sábado jun 26, 2010 11:40 pm

Se tem dúvidas com a forma como a sua psicóloga está a abordar o seu caso, deve falar com ela. Se ela se mostra reticente ou se você não o consegue fazer e continua a achar que não é a melhor forma, tem sempre outra opção que é procurar outro psicólogo.

Apesar disto ser um fórum de psicologia, ninguém faz diagnósticos pela net.. e também não se pode estar a colocar em causa o trabalho feito por outra colega.

Mas se está descontente, procure outra ajuda, outro técnico e logo vê se lhe diz o mesmo ou se muda de opinião.

E para esclarecer apesar de nós psicólogos sabermos os medicamentos..não podemos passar receitas nem medicar ninguém, portanto se acha que necessita de ajuda farmacológica procure um psiquiatra, pois esse sim pode receitar, porém dúvido que aja muitos a fazer terapia cognitivo-comportamental.
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes