Mitomania - o que fazer?

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Sofia10
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Mensagens: 3
Registado: terça mar 23, 2010 9:54 pm

Mitomania - o que fazer?

Mensagempor Sofia10 » terça mar 23, 2010 10:10 pm

Boa Noite,

tenho um familiar próximo com Mitomania, desde que eu me lembre ela exagera e distorce a realidade, mas de umas 2 semanas para cá tem sido constantemente, não tem uma frase que diga que não tenha algo inventado ou exagerado. O pior disto tudo é que já esta a prejudicar os que a rodeiam.
ate agora tem-se " safado" minimamente bem, isto é, só as pessoas que lhe são mais próximas como eu e mais umas 2 pessoas é que estamos mais cientes do que se passa.

ela é hipocondríaca também isto é, saber que tem mais uma doença mental só iria faze-la se aproveitar dessa mesma doença.

e falar- lhe em ir buscar aconselhamento de um especialista vai dar ao mesmo, possivelmente ficaria contra mim.

O que eu quero saber é se alguém que tenha passado por algo semelhante o que fizeram, pois eu já não sei mais o que possa fazer, sei que se algum dia é descoberto toda a fantasia em que ela ta a viver não irá ser bom e temo o pior.

sei que isto tudo começou por falta de confiança e auto-estima, em que ela em tudo o que diz ou faz, ou passou é a melhor, e tende a ter um nível de perfeição maior que os que a rodeiam.
Sofia10
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Mensagens: 3
Registado: terça mar 23, 2010 9:54 pm

Mensagempor Sofia10 » quarta mar 24, 2010 8:25 pm

qualquer coisa, por mais que vos possa parecer insignificante, se souberem de algo relacionado, digam.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Mensagens: 1794
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor Ana Rita » quarta mar 24, 2010 11:25 pm

Olá Sofia, apesar de considerar que a pessoa se aproveitaria do facto de poder ter uma doença mental, a verdade é que estas situações só se resolvem precisamente com profisisonais da área de saúde mental.

Podérá ajudá-la a perceber as consequências do seu problema, pois normalmente as pessoas acabam por se afastar, como forma de incentivá-la a procurar ajuda. Ela ficar contra si, é um risco que corre.
Boa sorte.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
Sofia10
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Mensagens: 3
Registado: terça mar 23, 2010 9:54 pm

Mensagempor Sofia10 » quinta mar 25, 2010 12:35 am

obrigada, eu vou ver o que poderei fazer, e procurar ajuda

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante