Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Psicólogos

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

Zenobia
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta ago 10, 2005 8:33 pm

Re: Re:

Mensagempor Zenobia » segunda dez 20, 2010 12:08 pm

vvvieira Escreveu:
Ora compare-se o Artigo 52º do Estatuto com o Artigo 4º do Regulamento de Estágios:

"Artigo 52.º do Estatuto da OPP
Estágios profissionais
1 — Para a passagem a membro efectivo da Ordem, o respectivo membro tem obrigatoriamente de realizar um estágio profissional promovido e organizado pela respectiva Ordem." (negrito meu)

"Artigo 4.º do Regulamento de Estágios
Caracterização do estágio profissional
1 — O estágio profissional é auto-proposto pelo candidato e tem lugar no seio de entidades que com a Ordem celebrem um protocolo de estágio profissional." (negrito meu)

E, claro, o nº 6 do Artigo 17º do mesmo Regulamento:

"6 — A entidade receptora do estágio profissional deve proporcionar uma remuneração ao Psicólogo Estagiário, o qual, a título excepcional, pode aceitar que o estágio profissional não seja remunerado." (negrito meu)

Está-se mesmo a ver. Se uma qualquer instituição se dispuser a receber um estagiário, irá optar por aquele que não prescinde de ser remunerado? Ou dará preferência àquele a quem nada terá de pagar? É a instituição normativa do novo esclavagismo.

Sempre disse que não tinha opinião formada sobre a criação da OPP, e que não queria "atirar fora o menino com a água do banho". Mas o prato da balança está claramente a mexer-se.

Enfim, vamos acompanhando a novela...

Eu ainda não terminei o curso mas estou muito assustada com o futuro. Se, no momento em que o iniciei soubesse que as coisas iam ser assim, nunca me tinha metido nisto porque não me estou a ver a ter que me despedir do meu actual trabalho, com casa e contas para pagar e ir fazer um estágio profissional não remunerado, é inconcebivel.

Também por me encontrar nesta situação não sei o que posso fazer mas estou com os colegas e farei tudo o que estiver ao meu alcançe para tentar que os "lapsos" desta Ordem sejam corrigidos, por uma questão de justiça e também pelo meu próprio futuro numa profissão que (se calhar infelizmente) cada vez me apaixona mais.

@ yara: tenho um amigo que é letra L e já recebeu a cédula.
PsiLia
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 19, 2008 11:26 am

Re: Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Psicólogos

Mensagempor PsiLia » quinta dez 30, 2010 11:37 am

Eu sou da letra M e já tenho o meu cartãozinho há uns meses...

Resta saber quando inicio o pagamento dos 12 euros por mês .... :evil:
yara
Membro Guru
Membro Guru
Registado: sábado jul 15, 2006 1:50 am

Mensagempor yara » quinta dez 30, 2010 5:17 pm

Eu não tenho e sou antes do M.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quinta dez 30, 2010 5:58 pm

Desculpem a ignorância, mas... a vossa preocupação é apenas a ordem de recepção de um papel?
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » quinta dez 30, 2010 10:51 pm

vvvieira... mas a tua única preocupação é a insconstitucionalidade da Ordem? Com tanta gente a passar fome? Desculpa a piada de mau gosto, mas cada coisa no seu espaço. Ninguém está, parece-me a mim, a desvalorizar a tua/nossa luta para com o que não está bem no inicio da Ordem por comentarmos se já receberam ou não a cédula.

E já agora: sou A e também não recebi.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Mensagempor vectrapc » sexta dez 31, 2010 6:36 pm

Eu também sou A e só na semana passada recebi o formulário para colar a fotografia.
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » sexta dez 31, 2010 7:27 pm

Ana Rita Escreveu:vvvieira... mas a tua única preocupação é a insconstitucionalidade da Ordem?

Não é com os alicerces de um edifício que temos de nos preocupar?

Quanto a outras preocupações, recomendo que se vejam as diferenças entre o Estatuto preconiza e o que o Regulamento de Estágios institui. Ou que se analise o conteúdo programático das "Acções de Formação" actualmente em curso. Para além disto, a OPP pouco mais fez, portanto...

Feliz Ano Novo.
lpsi01098
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 16, 2008 6:31 pm

Mensagempor lpsi01098 » quarta jan 05, 2011 3:17 pm

A Ordem foi mandando as cedulas não por ordem alfabética, mas pelo que me apercebi pelo número de inscrição ou da cédula.

Já alguem sabe alguma coisa das quotas? Não que esteja muito interessada em pagar, mas também não estou propriamente interessada em pagar juros :p

Saudações psicológicas***
Sofia
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quarta jan 05, 2011 6:20 pm

Gostei particularmente do "Esclarecimento" de 31.12 da OPP. A que se deverá? Um doce para quem adivinhar...
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » quinta jan 06, 2011 12:38 am

lpsi01098 Escreveu:A Ordem foi mandando as cedulas não por ordem alfabética, mas pelo que me apercebi pelo número de inscrição ou da cédula.

Já alguem sabe alguma coisa das quotas? Não que esteja muito interessada em pagar, mas também não estou propriamente interessada em pagar juros :p

Saudações psicológicas***
Sofia

Acho que não, o meu numero é menor do que o de pessoas que já receberam... Penso que as cotas eram agora em Janeiro, mas também não sei de nada e não estou interessada em pagar multas. Alguém sabe?
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » quinta jan 06, 2011 12:40 am

vvvieira Escreveu:Gostei particularmente do "Esclarecimento" de 31.12 da OPP. A que se deverá? Um doce para quem adivinhar...

Do ano novo?
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Mensagempor Cristina Machado » quinta jan 06, 2011 1:02 am

Ana Rita Escreveu:
vvvieira Escreveu:Gostei particularmente do "Esclarecimento" de 31.12 da OPP. A que se deverá? Um doce para quem adivinhar...

Do ano novo?

Não colega Ana Rita.

O colega vvieira refere-se ao comunicado que diz respeito aos Estágios Profissionais.
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quinta jan 06, 2011 6:54 pm

O óbvio é, por vezes, de difícil discernimento para alguns. Como se vem verificando.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » quinta jan 06, 2011 11:13 pm

Sabe que mais vvieira? A sua prepotência cansa :roll:

"Um docinho para quem adivinhar", "o obvio é de dificil discernimento para alguns". Aposto que às vezes se cansa com a falta de inteligência dos outros...
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Mensagempor vectrapc » sexta jan 07, 2011 12:01 am

Quotas:

O artigo 3 define o pagamento de quotas em janeiro, estamos em Janeiro.
Fala da deliberação da Direcção sobre as modalidades de pagamento.
Seja como for, refere sempre como mês do pagamento Janeiro.
Não me admiraria que estivessem para sair as modalidades de pagamento ainda este mês. Se for esse o caso gostaria de saber o mais rápido possivel para poder organizar os euros, visto o despacho referir o pagamento de juros de mora em caso de atrasos.

https://www.ordemdospsicologos.pt/fiche ... da_opp.pdf
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
soluna
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sábado fev 09, 2008 11:26 am

Mensagempor soluna » quinta jan 27, 2011 6:25 pm

Eu estou no mercado de trabalho há 5 anos, a exercer Psicologia, e recuso-me a inscrever-me nesta "Ordem", se é que assim se pode chamar.
A mim parece-me mais uma galinha dos ovos de ouro...

É uma palhaçada! 180 euros de inscrição? 12 euros mensais? Estamos mesmo em tempo de esbanjar dinheiro...

Coitados dos colegas que estão agora a frequentar um curso de Psi...estágios de 12 meses a tempo inteiro não remunerados? Já não bastam os estágios curriculares não remunerados? É uma vergonha. Só mesmo num país como o nosso...

Como se não bastasse a dita "Ordem" anda a enviar cartas para locais de trabalho a pedir comprovativos em como os Psis que lá trabalham estão inscritos na "Ordem" e a informar que caso não estejam inscritos não podem exercer. Até dá vontade de rir... não nos esqueçamos que há situações em que os profissionais já têm um vínculo com a entidade patronal de anos, são pessoas detentoras da devida formação e quê? Caso não estejam inscritos na "Ordem" devem ser dispensadas? Só nos faltava essa não?
ccaattaarriinnaa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça out 20, 2009 11:35 am

Mensagempor ccaattaarriinnaa » sexta jan 28, 2011 8:55 am

soluna Escreveu:Como se não bastasse a dita "Ordem" anda a enviar cartas para locais de trabalho a pedir comprovativos em como os Psis que lá trabalham estão inscritos na "Ordem" e a informar que caso não estejam inscritos não podem exercer. Até dá vontade de rir... não nos esqueçamos que há situações em que os profissionais já têm um vínculo com a entidade patronal de anos, são pessoas detentoras da devida formação e quê? Caso não estejam inscritos na "Ordem" devem ser dispensadas? Só nos faltava essa não?

Cara colega, desculpe a sinceridade, mas eu concordo que a Ordem coloque "ordem" nisto. Quer gostemos, quer não, esta é a Ordem que temos e, por isso, devemos inscrever-nos se queremos continuar a exercer a nossa profissão.

Não acha injusto que quem esteja inscrito na Ordem, que pague tudo que lhe é devido, não tenha emprego porque existem psicólogos nesses locais que não estão inscritos na Ordem?! Quem certifica que esses profissionais são mesmo psicólogos?! Todos sabemos que em alguns locais de trabalho nem pedem certificado de habilitações! Quem certifica que esses profissionais estão a exercer com profissionalismo e rigor a sua profissão? Quem certifica que esses profissionais têm formação periódica e estão actualizados quanto às teorias e práticas vigentes?!

Desculpe discordar com o que disse, mas acho sinceramente que a Psicologia em Portugal precisa de Ordem!
Zenobia
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta ago 10, 2005 8:33 pm

Mensagempor Zenobia » sexta jan 28, 2011 9:40 am

ccaattaarriinnaa

Tem toda a razão mas a Ordem não se deverá preocupar com quem está habilitado a exercer as funções de psicólogo já exerce à anos. A Ordem deve olhar para quem exerce e não tem qualificações para tal, como por exemplo pessoas que ainda nem acabaram o curso e já estão a dar consultas - actualmente não tenho conhecimento de casos desses mas há 2 anos tinha um colega de licenciatura que estava a trabalhar como psicólogo numa instituição de apoio a toxicodependentes. Tal não significa que ele não fosse capaz, mas não estava habilitado para tal e isso sim, é desrespeitoso para os colegas que estão "legais", digamos assim.

soluna Escreveu:Eu estou no mercado de trabalho há 5 anos, a exercer Psicologia, e recuso-me a inscrever-me nesta "Ordem", se é que assim se pode chamar.
A mim parece-me mais uma galinha dos ovos de ouro...

É uma palhaçada! 180 euros de inscrição? 12 euros mensais? Estamos mesmo em tempo de esbanjar dinheiro...

Coitados dos colegas que estão agora a frequentar um curso de Psi...estágios de 12 meses a tempo inteiro não remunerados? Já não bastam os estágios curriculares não remunerados? É uma vergonha. Só mesmo num país como o nosso...

Como se não bastasse a dita "Ordem" anda a enviar cartas para locais de trabalho a pedir comprovativos em como os Psis que lá trabalham estão inscritos na "Ordem" e a informar que caso não estejam inscritos não podem exercer. Até dá vontade de rir... não nos esqueçamos que há situações em que os profissionais já têm um vínculo com a entidade patronal de anos, são pessoas detentoras da devida formação e quê? Caso não estejam inscritos na "Ordem" devem ser dispensadas? Só nos faltava essa não?

Conheço muitas pessoas nessa situação, são psicólogos e por estarem contra a Ordem tal como existe não pretendem inscrever-se....

Quanto a essas cartas, penso que será uma forma de dar conhecimento às entidades de que a partir de agora existem outras regras para a contratação de psis, no entanto, não seria mais produtivo "ensinarem" as entidades empregadoras a deixar de contratar pessoas sem qualificações em vez de perseguirem os psis na situação do colega soluna? É que não deixa ser abusivo....

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes