PUB


 

 

Sobre o Psicologia.pt

Untitled Document

O Psicologia.pt consiste num repositório online luso-brasileiro especializado em Psicologia e direcionado para profissionais e estudantes de língua portuguesa, bem como para o público em geral.
Os conteúdos do Psicologia.pt são atualizados com regularidade, podendo todos os utilizadores aceder gratuitamente a conteúdos científicos, técnicos e de opinião, classificados em áreas temáticas.

OBJETIVOS

O Psicologia.pt nasceu com o objetivo de potenciar a presença da Psicologia na internet bem como estimular as ligações entre os académicos, os estudantes, os profissionais e o público, contribuindo, desta forma, para a melhoria da comunicação, do treinamento, da investigação e da intervenção profissional em todas as áreas da Psicologia. Ao mesmo tempo, objetiva uma ação pedagógica e de esclarecimento e clarificação da população em geral, contribuindo para a desmistificação da ciência e prática psicológicas e para a prestação de um serviço público útil e credível.

HISTÓRIA

O Psicologia.pt iniciou a sua atividade no ano de 2003, tendo evidenciado rapidamente um grande potencial de crescimento face aos elevados e crescentes indicadores de tráfego apresentados. É evidente o florescimento quantitativo e qualitativo desta iniciativa ao longo do seu tempo de vida, evidenciado nos conteúdos e serviços disponibilizados à comunidade profissional e estudantil, na participação ativa e crítica por parte dos seus utilizadores, ou ainda na sua abrangência à escala internacional, entre muitos outros indicadores. Não obstante, a missão da equipa do portal continua a passar pelo crescimento sustentado, de forma a manter o estatuto do Psicologia.pt enquanto uns dos principais portais mundiais de psicologia em língua portuguesa.

CATALOGAÇÃO INTERNACIONAL

ISSN
O Centro Nacional ISSN atribuiu ao Psicologia.pt o ISSN 1646-6977. ISSN (International Standard Serial Number), Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (português brasileiro) ou Número Internacional Normalizado das Publicações em Série (português europeu), é o identificador de publicações seriadas aceite internacionalmente. O seu uso é definido pela norma técnica ISO 3297:2007 - Information and documentation - International standard serial number (ISSN). O ISSN tem a função de identificar o título de uma publicação em série (ex. jornais, revistas, anuários, etc.) em circulação, futuras (pré-publicações) e encerradas, seja em que idioma ou suporte se encontre (impresso, meio eletrónico, CD-ROM, etc.). O ISSN é o único identificador de padrão internacional e com isso possibilita rapidez, produtividade, qualidade e precisão na identificação e controle de publicações em série nas mais diversas atividades e instituições (editoras; livrarias, distribuidoras; agências de assinaturas; Serviço de Depósito Legal; bases de dados; bibliotecas, centros de documentação, sistemas nacionais e internacionais de informação; código de barras de leitura ótica; etc.)

QUALIS - CAPES
Mantido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o Qualis constitui um sistema brasileiro de avaliação de periódicos que relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação "stricto sensu" (mestrado e doutorado), quanto ao âmbito da circulação (local, nacional ou internacional) e à qualidade (A, B, C), por área de avaliação. A classificação possui atualização anual e segue uma série de critérios definidos pela CAPES, como número de exemplares circulantes, número de bases de dados em que está indexado, número de instituições que publicam na revista, etc. Os estratos estão divididos em 8 níveis, por ordem de qualidade: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C

Avaliações atribuídas ao Psicologia.pt – O Portal dos Psicólogos (2015):

Estrato Área de Avaliação Fonte
C Consultar
C Sociologia Consultar
C Medicina I Consultar
C Interdisciplinar Consultar
Cursos e Eventos Sociologia Consultar

CNPq/Plataforma Lattes Brasil
O Psicologia.pt - O Portal dos Psicólogos e a Psicoglobal Lda. encontram-se registados no Cadastro de Informações Institucionais (CADI) - CNPq/Plataforma Lattes Brasil, com o código no CI J4BO00000002.

DOI
Está em curso o processo de aplicação do sistema de identificação DOI aos artigos publicados no Psicologia.ot. O DOI consiste num sistema de identificação numérico para conteúdos digitais, como livros, artigos eletrónicos e documentos em geral. É concebido como um número, mas não tem um sistema de codificação pré-definido e também não traduz ou analisa esta numeração. O DOI atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado (textos, imagens, etc). Este número de identificação da obra é composto por duas sequências: (1) um prefixo (ou raiz) que identifica o publicador do documento; (2) um sufixo determinado pelo responsável pela publicação do documento. Por exemplo: 11.1111.1 / ISBN (ou ISSN) O prefixo/raiz DOI é nomeado pela IDF (International DOI Foundation), que garante que cada raiz é única. Os livros ou artigos publicados em revistas, por exemplo, provavelmente utilizarão como sufixo o número que já consta do ISBN ou ISSN.

Contacte connosco