ISSN: 1646-6977 | nº 173 | 25/02/08

Formação Pós-Graduada
IX Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Crianças e Adolescentes
Insight - Psicologia
(5 Março 2008 a 18 Fevereiro 2009)

Através deste curso irá o aluno obter conhecimentos teóricos e essencialmente práticos da intervenção terapêutica na clínica infantil e juvenil. Como organizar o setting terapêutico? Quais as queixas e quadros sintomatológicos que mais surgem na clínica? Como lidar com a queixa e agentes que a apresentam? Qual a postura interventiva do terapeuta? Como conduzir o processo terapêutico?
Evento
I Congresso ORASI: Construindo Melhores Famílias
ORASI
(16 e 17 Maio 2008)

A relação entre a família e a sociedade constitui um tema sempre actual, pelo que tem sido objecto de muitos e variados tratamentos ao longo do tempo. Com efeito, à medida que a humanidade cresce e vai evoluindo, de geração em geração, o elo entre pais e filhos, enquanto famílias, também vai mudando, dadas as dificuldades próprias da complexidade que caracteriza a natureza humana na relação com o universo social.
Formação Contínua
Curso Avançado em Terapias Narrativas
Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas
(26 Abril 2008 e 28 Março 2009)

Desde os anos 80 tem vindo a desenvolver-se, a partir das diferentes escolas de psicoterapia, a ideia de que a mudança terapêutica pode ser concebida como uma mudança da narrativa de vida. Assim, diferentes métodos e estratégias terapêuticas têm-se organizado a partir desta metáfora do ser humano como um narrador. Neste curso explora-se o modo como esta metáfora foi incorporada nos modelos sistémicos, cognitivos e dialógicos.
Formação Contínua
Luto Infantil - Avaliação e Intervenção
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(8 Março 2008)

Objectivos gerais: Fortalecer conhecimentos acerca do processo de luto na infância e adolescência. Adquirir competências de diferenciação entre reacções normativas e patológicas. Desenvolver competências de intervenção facilitadora do luto normativo e intervenção terapêutica no luto patológico.
Formação Contínua
Diagnóstico e intervenção na patologia do comportamento: Da indisciplina à perturbação de conduta
Caminhos - Centro de Desenvolvimento Humano e Consulta Psicológica
(8 Março 2008)

Uns dos motivos mais frequentemente invocados para a intervenção dos técnicos em contexto escolar (ou em problemas com este relacionados) são os problemas de comportamento. Variando num continuum que vai desde o comportamento indisciplinado ocasional ao padrão de comportamento disruptivo típico da Perturbação de Conduta, o técnico deve conhecer e estar apto para identificar os principais quadros de psicopatologia da infância e da adolescência relacionados com o comportamento indisciplinado.
Formação Contínua
O Desenho e o Brincar na Criança
Psiclínica
(Março 2008)

O contacto que o psicólogo estabelece com a criança é na sua essência idêntico ao do adulto, mas enquanto este utiliza sobretudo a verbalização como veículo de comunicação, a criança recorre preferencialmente vocábulos lúdicos, imagens, sequências de actos e gestos. Por tudo isto, o desenho e o brincar constituem formas privilegiadas de estabelecer uma relação e conhecer melhor o funcionamento psicológico da criança.
Formação Contínua
Hiperactividade
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(10 a 12 Março 2008)

Embora a PHDA seja a perturbação neurocomportamental mais frequente na criança assistimos a uma banalização e globalização do conceito, neglicenciando a sua real dimensão. O diagnóstico diferencial é fulcral para uma correcta avaliação e intervenção na hiperactividade. Intervenção essa que deve incidir na promoção da autoridade em substituição à austeridade e agressividade.
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação em Neuropsicologia de Intervenção
Associação Central de Psicologia
(Início em Março de 2008)

Objectivos: Abordar, de modo aprofundado, as principais questões inerentes à Neuropsicologia Clínica do Adulto, bem como as temáticas respeitantes às restantes Neurociências que com ela interagem.
Formação de Formadores
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
CeFIPsi: Centro de Formação e Investigação em Psicologia
(1 Março a 31 Maio 2008)

Objectivos: Aquisição e desenvolvimento das competências dos Formadores no domínio pedagógico-didáctico. Em suma, formar Formadores! Destinatários: Interessados com o 12º ano, no mínimo.
Workshop
Biossintese: Workshop teórico & vivencial com o tema: Sexualidade, Vitalidade e Criatividade
Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese - Algarve
(8 Março 2008)

Nos tempos que correm existe pouco tempo para nos debruçarmos sobre temas, considerados tabu, Sexualidade, Vitalidade e Criatividade e a sua inter relação. A OMS - Organização Mundial de Saúde – definiu sexualidade como uma energia que encontra a sua expressão física, psicológica e social no desejo de contacto, ternura e às vezes amor. O desenvolvimento da sexualidade acontece durante toda a vida do indivíduo e depende da pessoa, das suas características genéticas, das interacções ambientais e condições socioculturais

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Livro em Promoção

Livro dos Jogos Educativos
Sónia Oliveira Lamas (2008)

Livro - Novidade

Psicologia do Envelhecimento e do Idoso 3ª Edição Revista
Barros de Oliveira (2008)

Testes Psicológicos
Griffiths Escala de Inteligência dos 2 aos 8 Anos - Nova Escala
autor: Ruth Griffiths
versão: Inglesa

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Artigos de Opinião

A Caverna e nossa sociedade
Renato Ribeiro Velloso (2007)

A inclusão na prática e a prática da inclusão
Marina da Silveira Rodrigues Almeida (2007)

Trabalhos de Licenciatura

Como lidar com crianças com dificuldades em ler
Kétilla Maria Vasconcelos Prado, Lady Dayana de Lima e Silva, Maria do Nazaré de Carvalho, Teresinha Rodrigues Alcântara (2007)

Como o instinto influencia a aquisição da linguagem
Márcia Rejane Alves Rodrigues, Maria Neuma Freire Araújo (2007)

Formação Contínua

Acompanhamento Psicológico Infantil: Técnicas, Estratégias e Jogos de Intervenção

Animação Sócio-Cultural com Idosos

Arte-Terapia

Bullying: Conceitos e Estratégias de Intervenção

Competências de atendimento em contexto terapêutico

Crianças e Jovens em Risco

Crianças e jovens em risco: Da avaliação à intervenção

Curso Avançado em Terapias Narrativas

Curso de Formação de Mediadores de Conflitos com Especialização em Mediação Familiar

Dependências - Intervenção individual e familiar

Diagnóstico e intervenção na patologia do comportamento: Da indisciplina à perturbação de conduta

Dificuldades de Aprendizagem em Crianças e Adolescentes

Estruturas de Personalidade e Psicopatologia

Formação Prática em Neuropsicologia Forense e Clínica

Hiperactividade

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa

Introdução à Arte-Terapia

Introdução à Psicofarmacologia

Luto Infantil - Avaliação e Intervenção

Metodologia de investigação científica: Introdução à análise de dados utilizando o SPSS

Metodologias de Gestão do Tempo e Condução de Reuniões (1ª Edição)

Metodologias e Instrumentos de Recrutamento e Selecção (5ª Edição)

Métodos de estudo e ansiedade a testes

MSCEIT – Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test (Avaliação do QE)

Música, Psicologia e Psicanálise

Necessidades Educativas Especiais

O Desenho e o Brincar na Criança

Psicofarmacologia para Psicólogos

Psicologia da Consciência

Psicoterapia Interpessoal

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

Serviços de Apoio Domiciliário: Como Funcionam?

Trauma: Curar a Cisão

Formação Pós-Graduada

Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes

Curso de Consulta Psicológica com Crianças

Curso de Pós-Graduação em Psicologia Forense e Criminal

Curso de Pós-Graduação em Sexualidade ao Longo do Ciclo de Vida

Curso de Pós-Graduação Psicologia da Mulher

Curso de Psicologia Escolar

Educação Sexual e Conciencialização Afectivo-Sexual Infanto-Juvenil

II Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Adultos

Intervir no Risco, na Crise e na Catástrofe

IX Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Crianças e Adolescentes

Pós-Graduação em Alcoologia

Pós-graduação em Ciências Forenses, Psicologia Criminal e Comportamento Desviante

Pós-Graduação em Cuidados Continuados e Paliativos

Pós-Graduação em Intervenção Biopsicosocial com Alcoólicos

Pós-Graduação em Metodologias Expressivas na Educação, Saúde e Intervenção Social

Pós-Graduação em Neuropsicologia de Intervenção

Pós-graduação em Psicologia Criminal e Formação em Cidadania

Workshops

Biossintese: Workshop teórico & vivencial com o tema: Sexualidade, Vitalidade e Criatividade

Calatonia e Toques Subtis

Conflito e Interacção Pessoal

Doença de Alzheimer: do diagnóstico à intervenção

Gestão de Conflitos

Motivação e Frustração

Orientação para o Cliente

Propriedades Terapêuticas da Música

Respir-Acções - Workshop na Óptica das Cadeias Musculares

Vinculação em Adultos

Eventos

5º Simpósio Psicoterapia Existencial

Congresso de Desporto: Excelência e preparação para a alta competição

Dia Aberto da FPCE-UL

I Congresso ORASI: Construindo Melhores Famílias

Psicoterapia e Espiritualidade

Simpósio - O currículo e o governo da infância na crise da modernidade

XVI Colóquio da AFIRSE - Tutoria e Mediação em Educação

Supervisão

Supervisão de Programas de Educação Parental

Supervisão e Apoio em Psicologia

Formações Complementares

Análise Estatística com o apoio do SPSS

Entrar no Mercado de Trabalho

Massagem Biodinâmica

Ser Supervisor - O que é?

Trabalho Psico-Corporal com Grávidas, Bebés e seus Pais

Formação de Formadores

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

   
 
 
   
 
 

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