Formação Pós-Graduada
IX
Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Crianças e Adolescentes
Insight - Psicologia
(5 Março 2008 a 18 Fevereiro 2009)
Através deste curso irá o aluno obter conhecimentos teóricos e
essencialmente práticos da intervenção terapêutica na clínica
infantil e juvenil. Como organizar o setting terapêutico? Quais
as queixas e quadros sintomatológicos que mais surgem na
clínica? Como lidar com a queixa e agentes que a apresentam?
Qual a postura interventiva do terapeuta? Como conduzir o
processo terapêutico? |
Evento
I
Congresso ORASI: Construindo Melhores Famílias
ORASI
(16 e 17 Maio 2008)
A relação entre a família e a sociedade constitui um tema sempre
actual, pelo que tem sido objecto de muitos e variados
tratamentos ao longo do tempo. Com efeito, à medida que a
humanidade cresce e vai evoluindo, de geração em geração, o elo
entre pais e filhos, enquanto famílias, também vai mudando,
dadas as dificuldades próprias da complexidade que caracteriza a
natureza humana na relação com o universo social. |
|
Formação Contínua
Curso
Avançado em Terapias Narrativas
Sociedade Portuguesa de Psicoterapias
Construtivistas
(26 Abril 2008 e 28 Março 2009)
Desde os anos 80 tem vindo a desenvolver-se, a partir das
diferentes escolas de psicoterapia, a ideia de que a mudança
terapêutica pode ser concebida como uma mudança da narrativa de
vida. Assim, diferentes métodos e estratégias terapêuticas
têm-se organizado a partir desta metáfora do ser humano como um
narrador. Neste curso explora-se o modo como esta metáfora foi
incorporada nos modelos sistémicos, cognitivos e dialógicos. |
Formação Contínua
Luto
Infantil - Avaliação e Intervenção
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(8 Março 2008)
Objectivos gerais: Fortalecer conhecimentos acerca do processo
de luto na infância e adolescência. Adquirir competências de
diferenciação entre reacções normativas e patológicas.
Desenvolver competências de intervenção facilitadora do luto
normativo e intervenção terapêutica no luto patológico. |
|
Formação Contínua
Diagnóstico
e intervenção na patologia do comportamento: Da indisciplina à
perturbação de conduta
Caminhos - Centro de Desenvolvimento
Humano e Consulta Psicológica
(8 Março 2008)
Uns dos motivos mais frequentemente invocados para a intervenção
dos técnicos em contexto escolar (ou em problemas com este
relacionados) são os problemas de comportamento. Variando num
continuum que vai desde o comportamento indisciplinado ocasional
ao padrão de comportamento disruptivo típico da Perturbação de
Conduta, o técnico deve conhecer e estar apto para identificar
os principais quadros de psicopatologia da infância e da
adolescência relacionados com o comportamento indisciplinado. |
Formação Contínua
O
Desenho e o Brincar na Criança
Psiclínica
(Março 2008)
O contacto que o psicólogo estabelece com a criança é na sua
essência idêntico ao do adulto, mas enquanto este utiliza
sobretudo a verbalização como veículo de comunicação, a criança
recorre preferencialmente vocábulos lúdicos, imagens, sequências
de actos e gestos. Por tudo isto, o desenho e o brincar
constituem formas privilegiadas de estabelecer uma relação e
conhecer melhor o funcionamento psicológico da criança. |
|
Formação Contínua
Hiperactividade
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(10 a 12 Março 2008)
Embora a PHDA seja a perturbação neurocomportamental mais
frequente na criança assistimos a uma banalização e globalização
do conceito, neglicenciando a sua real dimensão. O diagnóstico
diferencial é fulcral para uma correcta avaliação e intervenção
na hiperactividade. Intervenção essa que deve incidir na
promoção da autoridade em substituição à austeridade e
agressividade. |
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação
em Neuropsicologia de Intervenção
Associação Central de Psicologia
(Início em Março de 2008)
Objectivos: Abordar, de modo aprofundado, as principais questões
inerentes à Neuropsicologia Clínica do Adulto, bem como as
temáticas respeitantes às restantes Neurociências que com ela
interagem. |
|
Formação de Formadores
Formação
Pedagógica Inicial de Formadores
CeFIPsi: Centro de Formação e Investigação
em Psicologia
(1 Março a 31 Maio 2008)
Objectivos: Aquisição e desenvolvimento das competências dos
Formadores no domínio pedagógico-didáctico. Em suma, formar
Formadores! Destinatários: Interessados com o 12º ano, no
mínimo. |
Workshop
Biossintese:
Workshop teórico & vivencial com o tema: Sexualidade, Vitalidade
e Criatividade
Centro de Psicoterapia Somática em
Biossíntese - Algarve
(8 Março 2008)
Nos tempos que correm existe pouco tempo para nos debruçarmos
sobre temas, considerados tabu, Sexualidade, Vitalidade e
Criatividade e a sua inter relação. A OMS - Organização Mundial
de Saúde – definiu sexualidade como uma energia que encontra a
sua expressão física, psicológica e social no desejo de
contacto, ternura e às vezes amor. O desenvolvimento da
sexualidade acontece durante toda a vida do indivíduo e depende
da pessoa, das suas características genéticas, das interacções
ambientais e condições socioculturais |
|
Recursos Psicologia.com.pt |
|
|
Artigos de Opinião |
|
A Caverna e nossa sociedade
Renato Ribeiro Velloso (2007)
|
|
A inclusão na prática e a prática da inclusão
Marina da Silveira Rodrigues Almeida (2007)
|
|
|
Trabalhos de Licenciatura |
|
Como lidar com crianças com dificuldades em ler
Kétilla Maria Vasconcelos Prado, Lady Dayana de Lima e Silva, Maria do Nazaré de Carvalho, Teresinha Rodrigues Alcântara (2007)
|
|
Como o instinto influencia a aquisição da linguagem
Márcia Rejane Alves Rodrigues, Maria Neuma Freire Araújo (2007)
|
|
|
Formação Contínua |
|
Acompanhamento Psicológico Infantil: Técnicas, Estratégias e Jogos de Intervenção
|
|
Animação Sócio-Cultural com Idosos
|
|
Arte-Terapia
|
|
Bullying: Conceitos e Estratégias de Intervenção
|
|
Competências de atendimento em contexto terapêutico
|
|
Crianças e Jovens em Risco
|
|
Crianças e jovens em risco: Da avaliação à intervenção
|
|
Curso Avançado em Terapias Narrativas
|
|
Curso de Formação de Mediadores de Conflitos com Especialização em Mediação Familiar
|
|
Dependências - Intervenção individual e familiar
|
|
Diagnóstico e intervenção na patologia do comportamento: Da indisciplina à perturbação de conduta
|
|
Dificuldades de Aprendizagem em Crianças e Adolescentes
|
|
Estruturas de Personalidade e Psicopatologia
|
|
Formação Prática em Neuropsicologia Forense e Clínica
|
|
Hiperactividade
|
|
Iniciação à Língua Gestual Portuguesa
|
|
Introdução à Arte-Terapia
|
|
Introdução à Psicofarmacologia
|
|
Luto Infantil - Avaliação e Intervenção
|
|
Metodologia de investigação científica: Introdução à análise de dados utilizando o SPSS
|
|
Metodologias de Gestão do Tempo e Condução de Reuniões (1ª Edição)
|
|
Metodologias e Instrumentos de Recrutamento e Selecção (5ª Edição)
|
|
Métodos de estudo e ansiedade a testes
|
|
MSCEIT – Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test (Avaliação do QE)
|
|
Música, Psicologia e Psicanálise
|
|
Necessidades Educativas Especiais
|
|
O Desenho e o Brincar na Criança
|
|
Psicofarmacologia para Psicólogos
|
|
Psicologia da Consciência
|
|
Psicoterapia Interpessoal
|
|
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
|
|
Serviços de Apoio Domiciliário: Como Funcionam?
|
|
Trauma: Curar a Cisão
|
|
|
Formação Pós-Graduada |
|
Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes
|
|
Curso de Consulta Psicológica com Crianças
|
|
Curso de Pós-Graduação em Psicologia Forense e Criminal
|
|
Curso de Pós-Graduação em Sexualidade ao Longo do Ciclo de Vida
|
|
Curso de Pós-Graduação Psicologia da Mulher
|
|
Curso de Psicologia Escolar
|
|
Educação Sexual e Conciencialização Afectivo-Sexual Infanto-Juvenil
|
|
II Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Adultos
|
|
Intervir no Risco, na Crise e na Catástrofe
|
|
IX Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Crianças e Adolescentes
|
|
Pós-Graduação em Alcoologia
|
|
Pós-graduação em Ciências Forenses, Psicologia Criminal e Comportamento Desviante
|
|
Pós-Graduação em Cuidados Continuados e Paliativos
|
|
Pós-Graduação em Intervenção Biopsicosocial com Alcoólicos
|
|
Pós-Graduação em Metodologias Expressivas na Educação, Saúde e Intervenção Social
|
|
Pós-Graduação em Neuropsicologia de Intervenção
|
|
Pós-graduação em Psicologia Criminal e Formação em Cidadania
|
|
|
Workshops |
|
Biossintese: Workshop teórico & vivencial com o tema: Sexualidade, Vitalidade e Criatividade
|
|
Calatonia e Toques Subtis
|
|
Conflito e Interacção Pessoal
|
|
Doença de Alzheimer: do diagnóstico à intervenção
|
|
Gestão de Conflitos
|
|
Motivação e Frustração
|
|
Orientação para o Cliente
|
|
Propriedades Terapêuticas da Música
|
|
Respir-Acções - Workshop na Óptica das Cadeias Musculares
|
|
Vinculação em Adultos
|
|
|
Eventos |
|
5º Simpósio Psicoterapia Existencial
|
|
Congresso de Desporto: Excelência e preparação para a alta competição
|
|
Dia Aberto da FPCE-UL
|
|
I Congresso ORASI: Construindo Melhores Famílias
|
|
Psicoterapia e Espiritualidade
|
|
Simpósio - O currículo e o governo da infância na crise da modernidade
|
|
XVI Colóquio da AFIRSE - Tutoria e Mediação em Educação
|
|
|
Supervisão |
|
Supervisão de Programas de Educação Parental
|
|
Supervisão e Apoio em Psicologia
|
|
|
Formações Complementares |
|
Análise Estatística com o apoio do SPSS
|
|
Entrar no Mercado de Trabalho
|
|
Massagem Biodinâmica
|
|
Ser Supervisor - O que é?
|
|
Trabalho Psico-Corporal com Grávidas, Bebés e seus Pais
|
|
|
Formação de Formadores |
|
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|