Formação Contínua
Curso
Avançado em Terapias Narrativas
Sociedade Portuguesa de Psicoterapias
Construtivistas
(26 Abril 2008 e 28 Março 2009)
Desde os anos 80 tem vindo a desenvolver-se, a partir das
diferentes escolas de psicoterapia, a ideia de que a mudança
terapêutica pode ser concebida como uma mudança da narrativa de
vida. Assim, diferentes métodos e estratégias terapêuticas
têm-se organizado a partir desta metáfora do ser humano como um
narrador. Neste curso explora-se o modo como esta metáfora foi
incorporada nos modelos sistémicos, cognitivos e dialógicos. |
Formação Contínua
A
Importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil
Reflexos - Gabinete de Psicologia,
Psicoterapia e Ludoterapia
(12 a 15 Março 2008)
O brincar é parte fundamental da vida de todas as crianças. No
entanto, por vezes não lhe é dado o devido valor. Com esta
formação pretende-se dar a conhecer a real importância do
brincar para o desenvolvimento infantil, nas suas diversas áreas
(cognitiva, social, emocional, motora, linguística). |
|
Formação Contínua
Síndrome
de Asperger
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(15 Março 2008)
Embora se estime que em Portugal uma em cada 400 pessoas sofra
de Sindrome de Asperger os nossos professores, educadores e
profissionais de saúde desconhecem este síndrome tal como
respectiva intervenção. È dificil ser-se “aspie” num mundo que
não é seu. |
Formação Contínua
Análise
Estatística com o apoio do SPSS
ISPA - Instituto Superior Psicologia
Aplicada
(12 Março a 25 Junho 2008)
Objectivo: Conferir competências no âmbito da análise de dados e
metodologia estatísticas no domínio da inferência e análise
multivariada com recurso a meios informáticos, nomeadamente ao
SPSS, no domínio das ciências sociais e humanas |
|
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação
em Alcoologia
Talentstage – Formação, Investigação e
Consultoria em Saúde
(28 Março a 11 Julho 2008)
Com esta pós-graduação pretende-se dotar os participantes de
instrumentos e competências de reconhecimento e identificação
das várias faces que os problemas ligados ao álcool, enquanto
fenómeno bio-psico-social de grande relevo, podem assumir.
Paralelamente são-lhe facultadas competências teóricas e
práticas de intervenção diferenciada de acordo com os vários
níveis de risco e prejuízo associados à prática multidisciplinar
neste domínio, que lhes permitam uma detecção precoce eficaz,
uma intervenção adequada, e um encaminhamento seguro. |
Workshop
Importância
da Qualidade dos Afectos e do Suporte Emocional na Adolescência
Instituto de Psicologia e Neuropsicologia
do Porto
(7 e 8 Março 2008)
Numa época em que se assiste a uma mudança profunda na
hierarquia de valores da sociedade, passando a família, os
relacionamentos interpessoais e os afectos, frequentemente, para
segundo e terceiro planos, este workshop tem por objectivo
perceber os contributos da família e do grupo de pares enquanto
fornecedores de modelos de referência e redes de suporte,
essenciais ao desenvolvimento e equilíbrio psicológico do jovem
que vivencia uma das etapas mais significativas da sua vida, na
qual se autonomiza e constrói a sua identidade – a adolescência. |
|
Formação Contínua
Crianças
e jovens em risco: Da avaliação à intervenção
Caminhos - Centro de Desenvolvimento
Humano e Consulta Psicológica
(29 Março 2008)
Com Professora Doutora Isabel Alberto. Objectivos: Promover o
conhecimento sobre o enquadramento, a avaliação e a intervenção
na problemática do maltrato infantil, numa visão sistémica e
multidimensional. Sensibilizar os profissionais para a presença
desta problemática e para o seu impacto na adaptação escolar,
social e desenvolvimento e bem-estar pessoal. Promover as
competências de avaliação e intervenção nesta área. |
Workshop
A
Adolescência e o Despertar da Sexualidade
Humanamente – Psicologia, Pedagogia e
Formação
(12 Abril 2008)
Numa sociedade cada vez mais evoluída e em constante mutação,
verifica-se, ainda, que os jovens estão pouco informados quanto
à sua sexualidade e aos factores associados. Porque será que em
Portugal a incidência de adolescentes grávidas ainda é elevada?
Terão, estas jovens consciência da sua sexualidade? Quais os
riscos que podem correr na descoberta do corpo sexual? |
|
Formação Contínua
Intervenção
na Geriatria
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(17 Março a 2 Abril 2008)
Pretende-se que no final da formação o(s) participante(s):
Tenham adquirido conhecimentos actualizados que garantam a
habilitação para cuidados de geriatria. Reconhecer e lidar com
os principais problemas apresentados pelos idosos, acamados e
doentes de longa duração. Por sua iniciativa, zelar pelo
bem-estar do idoso e aplicar medidas de reabilitação física,
psíquica e social.Sensibilizar para a aquisição de uma postura
positiva no tratamento do utente independentemente do seu
contexto. |
Formação Pós-Graduada
II
Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Adultos
Insight - Psicologia
(14 Março 2008 a 3 Abril 2009)
A Introdução na prática clínica em psicologia é uma necessidade
do todo o licenciado. Mas as questões e dúvidas relativamente ao
que fazer e como o fazer, podem ser obstáculos assustadores. É
precisamente para desbloquear estas barreiras e inseguranças que
surge esta formação de Psicoterapeutas de Adultos. |
|
Recursos Psicologia.com.pt |
|
|
Artigos |
|
Uma revisão sobre as relações amorosas desde a década de 50 até à actualidade
Vera Ribeiro (2007)
|
|
|
Artigos de Opinião |
|
A expressão da sexualidade das pessoas com Síndrome de Down
Marina da Silveira Rodrigues Almeida (2007)
|
|
|
Trabalhos de Licenciatura |
|
Como o racionalismo explica a linguagem
Daniele Pontes Passos, Patricia Andrade (2007)
|
|
Como ocorre a aprendizagem da leitura e da escrita
Kétilla Maria Vasconcelos Prado, Lady Dayana de Lima e Silva, Maria do Nazaré de Carvalho, Teresinha Rodrigues Alcântara (2007)
|
|
|
Formação Contínua |
|
(In)Fertilidade Feminina
|
|
A Importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil
|
|
Acompanhamento Psicológico Infantil: Técnicas, Estratégias e Jogos de Intervenção
|
|
Análise Estatística com o apoio do SPSS
|
|
Animação Sócio-Cultural com Idosos
|
|
Arte-Terapia
|
|
Bullying: Conceitos e Estratégias de Intervenção
|
|
Competências de atendimento em contexto terapêutico
|
|
Crianças e jovens em risco: Da avaliação à intervenção
|
|
Curso Avançado em Terapias Narrativas
|
|
Curso de Formação de Mediadores de Conflitos com Especialização em Mediação Familiar
|
|
Dependências - Intervenção individual e familiar
|
|
Diagnóstico e intervenção na patologia do comportamento: Da indisciplina à perturbação de conduta
|
|
Dificuldades de Aprendizagem em Crianças e Adolescentes
|
|
Estruturas de Personalidade e Psicopatologia
|
|
Intervenção na Geriatria
|
|
Introdução à Arte-Terapia
|
|
Metodologia de investigação científica: Introdução à análise de dados utilizando o SPSS
|
|
Metodologias de Gestão do Tempo e Condução de Reuniões (1ª Edição)
|
|
Metodologias e Instrumentos de Recrutamento e Selecção (5ª Edição)
|
|
Métodos de estudo e ansiedade a testes
|
|
MSCEIT – Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test (Avaliação do QE)
|
|
O Desenho e o Brincar na Criança
|
|
Psicofarmacologia para Psicólogos
|
|
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
|
|
Saúde Feminina - Abordagem Psicológica
|
|
Serviços de Apoio Domiciliário: Como Funcionam?
|
|
Síndrome de Asperger
|
|
Trauma: Curar a Cisão
|
|
Violência, crime e comportamentos de risco
|
|
|
Formação Pós-Graduada |
|
Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes
|
|
Curso de Consulta Psicológica com Crianças
|
|
Curso de Pós-Graduação em Psicologia Forense e Criminal
|
|
Curso de Pós-Graduação em Sexualidade ao Longo do Ciclo de Vida
|
|
Curso de Pós-Graduação Psicologia da Mulher
|
|
Curso de Psicologia Escolar
|
|
Educação Sexual e Conciencialização Afectivo-Sexual Infanto-Juvenil
|
|
II Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Adultos
|
|
Intervir no Risco, na Crise e na Catástrofe
|
|
IX Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Crianças e Adolescentes
|
|
Pós-Graduação em Alcoologia
|
|
Pós-graduação em Ciências Forenses, Psicologia Criminal e Comportamento Desviante
|
|
Pós-Graduação em Intervenção Biopsicosocial com Alcoólicos
|
|
Pós-Graduação em Metodologias Expressivas na Educação, Saúde e Intervenção Social
|
|
Pós-Graduação em Neuropsicologia de Intervenção
|
|
|
Workshops |
|
A Adolescência e o Despertar da Sexualidade
|
|
Autonomia com independência ou dependência com autonomia?
|
|
Biossintese: Workshop teórico & vivencial com o tema: Sexualidade, Vitalidade e Criatividade
|
|
Calatonia e Toques Subtis
|
|
Conflito e Interacção Pessoal
|
|
Doença de Alzheimer: do diagnóstico à intervenção
|
|
Gestão de Conflitos
|
|
Importância da Qualidade dos Afectos e do Suporte Emocional na Adolescência
|
|
Motivação e Frustração
|
|
Propriedades Terapêuticas da Música
|
|
Respir-Acções - Workshop na Óptica das Cadeias Musculares
|
|
|
Eventos |
|
5º Simpósio Psicoterapia Existencial
|
|
Congresso de Desporto: Excelência e preparação para a alta competição
|
|
Dia Aberto da FPCE-UL
|
|
I Congresso ORASI: Construindo Melhores Famílias
|
|
Psicoterapia e Espiritualidade
|
|
Simpósio - O currículo e o governo da infância na crise da modernidade
|
|
XVI Colóquio da AFIRSE - Tutoria e Mediação em Educação
|
|
|
Supervisão |
|
Supervisão de Programas de Educação Parental
|
|
Supervisão e Apoio em Psicologia
|
|
|
Formações Complementares |
|
Entrar no Mercado de Trabalho
|
|
Massagem Biodinâmica
|
|
Orientação para o Cliente
|
|
Ser Supervisor - O que é?
|
|
Trabalho Psico-Corporal com Grávidas, Bebés e seus Pais
|
|
|
Formação de Formadores |
|
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|