ISSN: 1646-6977 | nº 176 | 17/03/08

Formação Pós-Graduada
Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes
CeFIPsi: Centro de Formação e Investigação em Psicologia
(3 Abril 2008 a 5 Março 2009)

Objectivos: Capacitar os formandos para uma avaliação e intervenção psicológica adequadas e bem sucedidas junto de crianças e adolescentes, numa abordagem cognitiva-comportamental e emocional.
Formação Contínua
Saúde Feminina - Abordagem Psicológica
Red Apple - Formação Contínua e Estudos Superiores
(15 Abril a 29 Maio 2008)

A vida da mulher passa por etapas muito diferentes, problemáticas mas também maravilhosas. A relevância que as mulheres atribuem aos relacionamentos amorosos, à sexualidade, aos filhos, bem como outras preocupações com a imagem e o corpo são factores relevantes a considerar na saúde mental feminina.
Formação Contínua
Aplicação da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens – CIF – CJ
Clínica de Psicologia de Vila do Conde
(5 e 12 Abril 2008)

Objectivos: Adquirir competências e conhecimentos que permitam utilizar a CIF como instrumento auxiliar no contexto de trabalho (escolar/clínico). Apresentar a CIF, clarificar os seus objectivos e propriedades da mesma. Especificar os componentes da CIF-CJ. Distinguir os Classificadores: funções do corpo / estruturas do corpo / actividades e participação / factores ambientais. Exemplificar com casos práticos (em grupo) com recurso a vídeos com apresentação de casos reais / Praticar exercícios de aplicação dos classificadores / Preencher a CIF com aplicação dos classificadores. Elaborar relatórios baseados na CIF.
Formação Pós-Graduada
Comportamento Animal e Primatologia
UAL - Universidade Autónoma de Lisboa
(Abril 2008 a Fevereiro 2009)

A Pós-graduação em Primatologia e Comportamento Animal assenta em duas componentes. Uma teórica, onde serão desenvolvidos os aspectos básicos para o entendimento da primatologia e da biologia do comportamento. Outra prática, realizada quer em Portugal quer no México, onde poderão ser estudados os animais em situação de habitat natural, seminatural e cativeiro.
Formação Pós-Graduada
Consulta Psicológica com Adultos
Clínica de Psicologia de Vila do Conde
(7 Abril a Julho 2008)

Objectivos: Identificar, administrar e cotar os instrumentos mais indicados para cada perturbação. Reconhecer os principais factores que permitem o Diagnóstico diferencial entre perturbações. Enumerar os diferentes modelos de intervenção, assim como, o mais adequado para cada situação/perturbação (Terapia Narrativa, Cognitivo--comportamental, Intervenção psiquiátrica:como e quando encaminhar). Trocar experiências sobre casos clínicos (apresentados p/formadora e pelos formandos)
Evento
4º Conferência dos Professores Inovadores 08
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação - Universidade de Lisboa
(26 Março 2008)

A Microsoft organiza pelo 4º ano consecutivo a Conferência de Professores Inovadores, um evento exclusivo para professores dos Ensinos Básico e Secundário. Este ano, para além de uma agenda que reunirá testemunhos e intervenções sobre os temas ´Escolas, Professores e Alunos Inovadores´, terá também a oportunidade de assistir à apresentação das novas ferramentas MS Web 2.0 e ao lançamento da versão portuguesa do Microsoft Matemática.
Formação Contínua
Modelo narrativo de Reautoria: Aprofundamento e aplicação no trabalho com crianças e adolescentes
Caminhos - Centro de Desenvolvimento Humano e Consulta Psicológica
(4 e 5 Abril 2008)

Com a Professora Doutora Margarida Rangel Henriques. Neste seminário serão exploradas competências de atendimento clínico de crianças e famílias, nomeadamente no contexto da terapia narrativa de reautoria, e serão aprofundadas questões práticas de aplicação deste modelo a diversos tipos de problemas (eg. Medos, fobia social, problemas de comportamento).
Formação Contínua
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Psicoglobal - Serviços de Psicologia Lda
(5 Abril 2008)

Objectivos: Reflectir acerca da intervenção no âmbito do Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (Nível Básico) - Centros Novas Oportunidades e Cursos EFA. Promover e desenvolver competências de intervenção nas diferentes Fases do Processo de RVC. Explicitar modos de actuação na intervenção diária, balizados pelas seguintes variáveis: Referencial de Competências-Chave, Portefólio de Competências, Instrumentos de Mediação de Competências

 Recursos Psicologia.com.pt

Áreas da Psicologia  
Directório de Psicólogos  
Profissional e Estudante  
 
Agenda  
Fóruns  
Livros e Revistas  
Links de Interesse  
Ofertas Formativas  
Artigos  
Notícias  
Humor & Psicologia  
Publique os seus trabalhos  

 

Livro em Promoção

Psicologia Positiva
Barros de Oliveira (2004)

Livro - Novidade

Voos de Borboleta: Escola, Trabalho e Profissão
Joaquim Azevedo (1999)

Testes Psicológicos
Griffiths Escala de Inteligência dos 2 aos 8 Anos - Nova Escala
autor: Ruth Griffiths
versão: Inglesa

Consultar todos os testes

 

 

 

Artigos

Aprendizagem ao longo da vida, inteligência e gestão de pessoas nos espaços institucionais: pressupostos básicos a partir da psicopedagogia
João Beauclair (2007)

Trabalhos de Licenciatura

Como ocorre a argumentação infantil
Daniele Pontes Passos, Márcia Rejane Alves Rodrigues, Maria Neuma Freire Araújo, Patrícia Andrade (2007)

Como ocorrem os distúrbios da linguagem oral e da comunicação na criança
Francisco de Assis do Nascimento, Jander Ramos Carvalho, Priscila Márcia de Andrade Costa, Rafael Lira Gomes Bastos (2007)

Artigos de Opinião

Porque saem as pessoas das empresas?
José Guerra (2008)

Formação Contínua

(In)Fertilidade Feminina

A Intervenção Psicológica em Oncologia

Acompanhamento Psicológico Infantil: Técnicas, Estratégias e Jogos de Intervenção

Actividade Lúdica e Literacia no Desenvolvimento da Criança

Aplicação da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens – CIF – CJ

Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Cognitiva no Idoso

Bullying: Conceitos e Estratégias de Intervenção

Crianças e Jovens em Risco

Crianças e jovens em risco: Da avaliação à intervenção

Crianças e Jovens Sobredotados

Curso Avançado em Terapias Narrativas

Educação Parental

Especialização em Psicoterapia

Integração do Psicólogo no Mercado de Trabalho

Intervenção Sócio-Educativa em Autarquias

Introdução à Terapia Familiar

Metodologias e Instrumentos de Recrutamento e Selecção (5ª Edição)

Modelo narrativo de Reautoria: Aprofundamento e aplicação no trabalho com crianças e adolescentes

O Desenho e o Brincar na Criança

Psicologia da Criança para Educadores e Professores

Psicomotricidade em Crianças e Jovens

Psicoterapia Breve

Psicoterapia de Apoio Intervenção em Contexto Institucional

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

Recrutar e Seleccionar

Saúde Feminina - Abordagem Psicológica

Saúde Sexual e Reprodutiva

Serviços de Apoio Domiciliário: Como Funcionam?

Trauma: Curar a Cisão

Treino de Competências Emocionais

Violência, crime e comportamentos de risco

Formação Pós-Graduada

Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes

Comportamento Animal e Primatologia

Consulta Psicológica com Adultos

Educação Sexual e Conciencialização Afectivo-Sexual Infanto-Juvenil

II Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Adultos

Intervir no Risco, na Crise e na Catástrofe

IX Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Crianças e Adolescentes

Pós-Graduação em Alcoologia

Pós-graduação em Ciências Forenses, Psicologia Criminal e Comportamento Desviante

Pós-graduação em Dislexia: Avaliação e Reabilitação

Pós-Graduação em Intervenção Biopsicosocial com Alcoólicos

Pós-Graduação em Metodologias Expressivas na Educação, Saúde e Intervenção Social

Pós-Graduação em Neuropsicologia de Intervenção

Workshops

A Adolescência e o Despertar da Sexualidade

Afectos Em Vórtice: Comportamentos de Risco na Adolescência e a Delinquência Juvenil

Autonomia com independência ou dependência com autonomia?

Biossintese: Workshop teórico & vivencial com o tema: Sexualidade, Vitalidade e Criatividade

Calatonia e Toques Subtis

Conflito e Interacção Pessoal

Gestão de Conflitos

Jogos Pedagógicos e Dinâmicas de Grupo

Motivação e Frustração

Propriedades Terapêuticas da Música

Relaxamento e Consciência Corporal: aplicação na prática clínica

Respir-Acções - Workshop na Óptica das Cadeias Musculares

Vinculação em adultos - avaliação e aplicações clínicas

Eventos

4º Conferência dos Professores Inovadores 08

5º Simpósio Psicoterapia Existencial

Conferência Rumo à escola sem muros

Congresso de Desporto: Excelência e preparação para a alta competição

Psicoterapia e Espiritualidade

Supervisão

Supervisão de Programas de Educação Parental

Supervisão e Apoio em Psicologia

Formações Complementares

Acreditação de Entidades Formadoras

Formação em Mediação e Meios Alternativos de Resolução de Conflitos

Massagem Biodinâmica

Orientação para o Cliente

Ser Supervisor - O que é?

Trabalho Psico-Corporal com Grávidas, Bebés e seus Pais

   
 
 
   
 
 

ISSN: 1646-6977
© 2008 - Psicoglobal, Lda - Todos os direitos reservados

     
   

O presente e-mail destina-se única e exclusivamente a subscritores da newsletter do Psicologia.com.pt, não podendo ser considerado spam. Esta mensagem é enviada ao abrigo da nova legislação sobre correio Electrónico, art. 22.º do Decreto-lei n.º 7/2004, de 7 de Janeiro, sobre correio electrónico. Um e-mail não poderá ser considerado spam quando o mesmo incluir uma forma de ser removido.