ISSN: 1646-6977 | nº 179 | 07/04/08

Formação Contínua
Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Cognitiva no Idoso
Caminhos - Centro de Desenvolvimento Humano e Consulta Psicológica
(12 Abril 2008)

Destinatários: Psicólogos, técnicos de reabilitação ligados ao apoio à terceira idade, finalistas de psicologia. Conteúdos programáticos: Demências - Características Clínicas, Avaliação Neuropsicológica na Demência, Estratégias de Intervenção: Reabilitação Cognitiva. Formadora: Mestre Ana Catarina Cunha. Psicóloga. Serviço de Neurologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra
Formação Contínua
Curso de Formação em Avaliação do Risco e Reabilitação de Delinquentes
Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte
(16 Abril 2008)

A avaliação do risco de reincidência e a avaliação das necessidades de tratamento de um delinquente são a base de muitas das actividades da justiça criminal. Policias, magistrados e técnicos necessitam dessas avaliações para tomarem decisões, as quais têm implicações na segurança pública e nos direitos dos delinquentes.
Evento
I Congresso ORASI: Construindo Melhores Famílias
ORASI
(16 e 17 Maio 2008)

A relação entre a família e a sociedade constitui um tema sempre actual, pelo que tem sido objecto de muitos e variados tratamentos ao longo do tempo. Com efeito, à medida que a humanidade cresce e vai evoluindo, de geração em geração, o elo entre pais e filhos, enquanto famílias, também vai mudando, dadas as dificuldades próprias da complexidade que caracteriza a natureza humana na relação com o universo social.
Workshop
Inteligência Emocional
Humanamente – Psicologia, Pedagogia e Formação
(17 Maio 2008)

´Porque é que algumas pessoas parecem dotadas de um dom especial que lhes permite viver bem, apesar de não serem as que mais se destacam pela sua inteligência? Porque é que nem sempre o aluno mais inteligente acaba por ser o que tem mais êxito? Porque é que umas pessoas estão mais capacitadas do que outras para enfrentar contratempos, superar obstáculos e ver as dificuldades sob uma perspectiva diferente?´ (Daniel Goleman). Este Workshop pretende responder às questões acima colocadas, definindo os conceitos de emoção, inteligência e empatia e contextualizando-os ao nível das relações interpessoais de cada um.
Workshop
Jogos Pedagógicos e Dinâmicas de Grupo
Reflexos - Gabinete de Psicologia, Psicoterapia e Ludoterapia
(19 Abril 2008)

Tanto as psicoterapias de grupo como as modernas técnicas de dinâmicas grupais aplicadas em escolas e nas áreas de desenvolvimento pessoal nas empresas, contam com os jogos pedagógicos como grandes aliados. Não basta possuir uma panóplia de jogos e aplicá-los aleatoriamente. Se o jogo adequado quebra resistências e estimula a criatividade, o jogo inadequado pode produzir o resultado oposto. Esta formação procura esclarecer as etapas dos jogos e dinâmicas de grupo, como e quando os aplicar, em que contextos os aplicar (empresas, escolas, clínicas, psicoterapias grupais, formação, etc.)
Formação Contínua
Bullying e Mobbing: Medidas de Prevenção e Estratégias de Intervenção
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(19 Abril a 3 Maio 2008)

A Formação em Bullying e Mobbing: Medidas de Prevenção e Estratégias de Intervenção tem como principal objectivo promover junto dos estudantes e técnicos de saúde e educação conhecimentos específicos de uma problemática tão complexa e, cada vez mais comum, em Portugal. Pretende-se desta forma promover o conhecimento sobre estas problemáticas e auxiliar os profissionais de saúde e educação a minorar as consequências provenientes do Bullying e Mobbing, através da implementação de medidas de prevenção e estratégias de intervenção.
Formação Contínua
Comunicação e Inteligência Emocional na Relação: Eu e os Outros
CeFIPsi: Centro de Formação e Investigação em Psicologia
(3 a 15 Maio 2008)

Objectivos: Desenvolver aptidões para uma comunicação interpessoal eficaz e para um maior controlo e racionalidade na relação com o próprio e com os outros. Desenvolver o conceito da Inteligência Emocional na relação com o próprio e com os outros, de modo a potenciar um maior auto-conhecimento e a eficácia no quotidiano pessoal e profissional.
Evento
Curso Avançado em Terapias Narrativas
Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas
(26 Abril 2008 e 28 Março 2009)

Desde os anos 80 tem vindo a desenvolver-se, a partir das diferentes escolas de psicoterapia, a ideia de que a mudança terapêutica pode ser concebida como uma mudança da narrativa de vida. Assim, diferentes métodos e estratégias terapêuticas têm-se organizado a partir desta metáfora do ser humano como um narrador. Neste curso explora-se o modo como esta metáfora foi incorporada nos modelos sistémicos, cognitivos e dialógicos.
Formação Complementar
Trabalho Psico-Corporal com Grávidas, Bebés e seus Pais
Asas e Raízes, Terapia e Formação Lda.
(25 Abril 2008 a 13 Junho 2009)

O foco do trabalho com os pais baseia-se na forma como eles regulam, ou seja, seguram ou cortam o contacto emocional entre eles e o seu filho. Em passos prudentes os pais aprendem a reduzir aos poucos as suas reacções de protecção muito ancoradas, para se abrirem a novas vivências com o bebé. A própria história da mãe ou pai enquanto recém-nascidos, na sua relação com as suas mães, pode ser trabalhada.
Evento
Conferência Rumo à escola sem muros
Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação - Universidade de Lisboa
(16 Abril 2008)

A conferência é dedicada à reflexão sobre as questões da utilização das tecnologias em educação no nosso país, a pretexto do lançamento da obra ´AS TIC NA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS´ editada pela Porto Editora e organizada por Fernando Albuquerque Costa, Maria Helena Peralta e Sofia Viseu.

 Recursos Psicologia.com.pt

Áreas da Psicologia  
Directório de Psicólogos  
Profissional e Estudante  
 
Agenda  
Fóruns  
Livros e Revistas  
Links de Interesse  
Ofertas Formativas  
Artigos  
Notícias  
Humor & Psicologia  
Publique os seus trabalhos  

 

Livro em Promoção

Perturbações Mentais Comuns : Um Modelo Bio - Social
David Goldberg e Peter Huxley (1996)

Livro - Novidade

Psicologia do Idoso : Temas Complementares
Barros de Oliveira (2008)

Testes Psicológicos
3º CICLO
Estudo Longitudinal de Preferências Vocacionais
autor: José Manuel da Silva e Sá
versão: Portuguesa

Consultar todos os testes

 

 

 

Artigos

Síndrome de Gilles de la Tourette
Ana Rebelo (2001)

A atuação do psicólogo na transição escolar e suas contribuições para a gestão democrática na escola
Grazielle Rocha França (2008)

Dificuldades de aprendizagem: do histórico ao diagnóstico
Marcelo Carlos da Silva (2008)

Trabalhos de Licenciatura

Gravidade de dependência e motivação para tratamento
Ana Maria Carvalho Ferreira (2007)

Formação Contínua

A Intervenção Psicológica em Oncologia

Aplicação da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens – CIF – CJ

Avaliação da Criança – A Linguagem do desenho

Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Cognitiva no Idoso

Bullying e Mobbing: Medidas de Prevenção e Estratégias de Intervenção

Comunicação e Inteligência Emocional na Relação: Eu e os Outros

Crianças e Jovens em Risco

Curso de Iniciação em Cuidados Paliativos

Curso Avançado em Terapias Narrativas

Curso de Formação em Avaliação do Risco e Reabilitação de Delinquentes

Curso de Hipnose

Demência: Avaliação e Diagnóstico Diferencial

Disfluência infantil: Da concepção à intervenção

E-Terapia – Acompanhamento Psicológico Online

Integração do Psicólogo no Mercado de Trabalho

Introdução à Neuropsicologia

Introdução à Terapia Familiar

Metodologias e Instrumentos de Recrutamento e Selecção (5ª Edição)

Neuropsicologia no Envelhecimento

Noções Básicas de Psicofarmacologia

O Desenho e o Brincar na Criança

Psicologia & Justiça: intervir com vítimas de crimes

Psicologia Clínica: Iniciação à Prática Privada

Psicologia da Criança para Educadores e Professores

Psicomotricidade em Crianças e Jovens

Psicoterapia Breve

Psicoterapia de Apoio Intervenção em Contexto Institucional

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (5ª Edição)

Recrutar e Seleccionar

Saúde Sexual e Reprodutiva

Técnicas de Recrutamento e Selecção

Trauma: Curar a Cisão

Treino de Competências Emocionais

Formação Pós-Graduada

Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes

Comportamento Animal e Primatologia

Consulta Psicológica com Adultos

II Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Adultos

IX Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Crianças e Adolescentes

Pós-graduação em Ciências Forenses, Psicologia Criminal e Comportamento Desviante

Pós-graduação em Dislexia: Avaliação e Reabilitação

Pós-Graduação em Neuropsicologia de Intervenção

Workshops

A Adolescência e o Despertar da Sexualidade

Calatonia e Toques Subtis

Desenvolver a Assertividade

Inteligência Emocional

Introdução ao SPSS: Statistical Package for Social Sciences

Jogos Pedagógicos e Dinâmicas de Grupo

Respir-Acções - Workshop na Óptica das Cadeias Musculares

Vinculação em adultos - avaliação e aplicações clínicas

Eventos

4º Conferência dos Professores Inovadores 08

5º Simpósio Psicoterapia Existencial

Conferência Rumo à escola sem muros

Empreendedorismo em Portugal. Novas oportunidades

I Congresso ORASI: Construindo Melhores Famílias

Psicoterapia e Espiritualidade

Simposium: Mães que Matam

Supervisão

Supervisão de Programas de Educação Parental

Supervisão e Apoio em Psicologia

Formações Complementares

Acreditação de Entidades Formadoras

Massagem Biodinâmica

Ser Supervisor - O que é?

Trabalho Psico-Corporal com Grávidas, Bebés e seus Pais

   
 
 
   
 
 

ISSN: 1646-6977
© 2008 - Psicoglobal, Lda - Todos os direitos reservados

     
   

O presente e-mail destina-se única e exclusivamente a subscritores da newsletter do Psicologia.com.pt, não podendo ser considerado spam. Esta mensagem é enviada ao abrigo da nova legislação sobre correio Electrónico, art. 22.º do Decreto-lei n.º 7/2004, de 7 de Janeiro, sobre correio electrónico. Um e-mail não poderá ser considerado spam quando o mesmo incluir uma forma de ser removido.