Formação Pós-Graduada
I
Mestrado em Neuropsicologia (2008-2010)
Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da
Universidade Católica Portuguesa (UCP)
(2008-2010)
O Mestrado em Neuropsicologia, coordenado pelo Prof. Doutor
Alexandre Castro Caldas, insere-se no plano de desenvolvimento
científico da área das Neurociências na Universidade Católica
Portuguesa. Enfatizando a necessidade de formação de excelência
nesta área, visa fornecer aos alunos uma formação académica
rigorosa, desenvolvendo simultaneamente as suas competências
práticas. |
Formação Pós-Graduada
Curso
de Pós-Graduação em Psicologia Forense e Criminal
Instituto Superior de Ciências da Saúde
Egas Moniz
(Início a Outubro de 2008)
O ciclo de estudos proporcionará ao estudante uma formação
diferenciada que lhe permitirá, entre outros: Reunir, analisar e
apresentar com rigor o estado actual dos conhecimentos sobre os
principais problemas e aplicações que definem a intervenção da
Psicologia Forense e Criminal, na União Europeia e, em
particular, em Portugal. Participar no planeamento, execução e
avaliação de acções concretas solicitadas pelas organizações e
instituições da justiça e de apoio e intervenção nos contextos
da criminalidade (e.g. perícias). |
|
Formação Contínua
Especialização
em Psicoterapia
Sociedade Portuguesa de Psicoterapias
Construtivistas
(Novembro 2008 a Março 2009)
A Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas organiza
a 4ª Especialização em Psicoterapia, de inspiração Cognitivista
e Construtivista, em horário pós-laboral. O Curso de
Especialização em Psicoterapia decorre ao longo de Seis
Semestres com um total de cerca de 120 horas cada semestre, e
integra Trinta Módulos. Destes, vinte e quatro (24) são
Teóricos, e seis (6) de Seminário de Supervisão. Cada Semestre
integra um mínimo de quatro Módulos Teóricos , que perfazem
cerca de 80 horas, e 40 horas de Seminário de Supervisão, num
total de cerca de 120 horas. |
Formação Contínua
Iniciação
à Ludoterapia Centrada na Criança
Reflexos - Gabinete de Psicologia,
Psicoterapia e Ludoterapia
(7 a 11 Julho 2008)
A Ludoterapia é um processo terapêutico adequado para idades
mais precoces. Baseando-se no brincar e sendo agradável à
criança, a ludoterapia constitui-se como uma oportunidade da
criança ensaiar, ´brincando´, os seus sentimentos e problemas,
tal como numa terapia com adultos estes ensaiam ´falando´. |
|
Formação Contínua
Curso
de Consulta Psicológica com Adolescentes
Red Apple - Formação Contínua e Estudos
Superiores
(15 a 28 Julho 2008)
A adolescência é uma etapa do desenvolvimento onde ocorrem
diversas transformações a nível físico, psicológico, social e
emocional. Deste modo, podemos observar, no decorrer desta etapa
do ciclo vital, que alguns jovens apresentam problemas
psicossociais, vivenciando a adolescência como uma período
conturbado. |
Workshop
Avaliação
e Intervenção Geriátrica
Talentstage – Formação, Investigação e
Consultoria em Saúde
(19 Julho 2008)
Objectivos: Promover o conhecimento da especificidade da última
fase do ciclo de vida, no que respeita aos seus determinantes,
características específicas e riscos particulares. Aprofundar
conhecimentos que permitam uma adequada avaliação das
necessidades emocionais em indivíduos da terceira idade.
Apresentar e desenvolver procedimentos de design de programas de
prevenção e de promoção de estilos de vida saudáveis para este
grupo etário. |
|
Workshop
Reconstrução
da Família
Instituto de Psicologia e Neuropsicologia
do Porto
(11 e 12 Julho 2008)
As sucessivas transformações da família enquanto conceito social
e individual constituem motivo de séria reflexão por parte da
comunidade científica, particularmente no que diz respeito ao
impacto da influência familiar no desenvolvimento individual e
relacional. |
Formação Contínua
Atendimento
e Intervenção com Vítimas de Violência Doméstica e Sexual
Reflexos - Gabinete de Psicologia,
Psicoterapia e Ludoterapia
(14 a 18 Junho 2008)
Devido ao agravamento da violência sexual e doméstica no mundo
(ou à maior consciencialização relativamente às mesmas),
torna-se evidente a procura de profissionais com conhecimentos
específicos nesta área. |
|
Formação Contínua
Inteligência
Emocional – Um Modelo de Desenvolvimento
Psicoglobal - Serviços de Psicologia Lda
(12 Julho 2008)
Este modelo de Inteligência Emocional mede quatro aspectos da
Inteligência Emocional (IE): Perceber as emoções, Facilitar
pensamentos através das emoções, Compreender as emoções e Gerir
Emoções. Actualmente a selecção de pessoas para determinados
cargos usa medidas como a Inteligência Geral, a Personalidade e
a Inteligência Emocional, assumindo cada vez mais a IE um papel
preponderante no sucesso das pessoas. Neste sentido, quanto mais
cedo conhecermos os nossos pontos fortes e as nossas fraquezas
mais cedo iniciamos o processo de aprendizagem. |
Serviços Profissionais
Serviços
de Apoio à Investigação
Directório disponível no Psicologia.com.pt
O directório de Serviços de Apoio à Investigação tem como
objectivo disponibilizar aos profissionais e estudantes
conteúdos informativos respeitantes a serviços de apoio à
investigação / apoio estatístico prestados por técnicos e/ou
empresas no território nacional. |
|
Recursos Psicologia.com.pt |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|