ISSN: 1646-6977 | nº 204 |29/09/08

Workshop
Avaliação Psicológica de Adultos Integrada no Processo Terapêutico
Talentstage – Formação, Investigação e Consultoria em Saúde
(18 Outubro 2008)

Objectivos: A avaliação psicológica é uma dimensão imensa, aplicada a vários domínios e contextos. Todavia, este workshop visa dotar os seus participantes de uma perspectiva da avaliação integradora e facilitadora do processo terapêutico, recorrendo a uma abordagem essencialmente prática (manuseamento e cotação dos instrumentos apresentados.
Formação Contínua
Mediadores e Formadores de Cursos EFA
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(14 Outubro a 13 Novembro 2008)

Objectivos: Contextualizar o modelo de educação e formação de adultos: contexto histórico, objectivos gerais, destinatários, referenciais e plano curricular, materiais pedagógicos e de avaliação. Promover o desenvolvimento de competências de formação e mediação de um curso EFA. Promover o desenvolvimento de competências pedagógicas, de avaliação e animação de formação no âmbito dos cursos EFA. Compreender os modos de aprendizagem e suas aplicações nas diferentes situações formativas.
Formação Pós-Graduada
Comportamento Animal e Primatologia
UAL - Universidade Autónoma de Lisboa
(2008-2009)

A Pós-graduação em Comportamento Animal e Primatologia (agora na sua 2ª edição) assenta em duas componentes. Uma teórica, onde serão desenvolvidos os aspectos básicos para o entendimento da primatologia e da biologia do comportamento. Outra prática, realizada quer em Portugal quer no México, onde poderão ser estudados os animais em situação de habitat natural, seminatural e cativeiro.
Formação Contínua
Tabagismo: Prevenção e Aconselhamento
PH+ Desenvolvimento de Potencial Humano, Lda e Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva
(17 Outubro a 7 Novembro 2008)

O tabagismo é a principal causa evitável de morte e de doença. Prevenir e tratar o tabagismo deverão ser prioridades para o sistema de saúde e seus profissionais. Este curso, realizado com o apoio do Alto Comissário da Saúde, tem como objectivos gerais preparar profissionais para uma intervenção mais efectiva neste campo.
Formação Contínua
Bullying: Medidas de Prevenção e Estratégias de Intervenção
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(13 a 16 Outubro 2008)

A Formação em Bullying: Medidas de Prevenção e Estratégias de Intervenção tem como principal objectivo promover junto dos estudantes e técnicos de saúde e educação conhecimentos específicos de uma problemática tão complexa e, cada vez mais comum, em Portugal. Pretende-se desta forma promover o conhecimento sobre esta problemática e auxiliar os profissionais de saúde e educação a minorar as consequências provenientes do Bullying, através da implementação de medidas de prevenção e estratégias de intervenção.
Formação Contínua
Curso de Especialização em Psicogerontologia
Red Apple - Formação Contínua e Estudos Superiores
(Outubro 2008 a Fevereiro 2009)

Com este curso pretende-se abarcar as principais áreas de intervenção com o idoso, de forma multidisciplinar, com vista à promoção de qualificações que habilitem os técnicos de saúde a lidar com esta nova geração. Como tal, pretende-se desenvolver competências de relacionamento, assertividade, e o acompanhamento da pessoa idosa, mediante o treino de projectos de educação, sensibilização, planeamento da reforma e apoio psicológico na adaptação a esta fase da vida.
Formação Pós-Graduada
Técnicas e Metodologias Activas e Expressivas
CEMFor - Centro de Estudos Multidisciplinares e Formação
(Início: Novembro de 2008)

Segunda Edição da Pós-graduação Pioneira em Portugal, objectiva qualificar profissionais da área de saúde e educação, para a utilização de recursos artísticos e expressivos com fins educativos e terapêuticos, onde os profissionais aprenderão estimular a Livre Expressão como elemento facilitador de acesso ao universo imaginário e simbólico, desenvolvendo assim, potencialidades e auto-conhecimento dos seus educandos ou pacientes. Metodologia: activa e vivencial.
Formação Pós-Graduada
Intervenção Psicológica em Contexto Escolar
Reflexos - Gabinete de Psicologia, Psicoterapia e Ludoterapia
(11 Novembro 2008 a 30 Junho 2009)

Objectivo geral: Desenvolver competências para a intervenção psicológica em contexto escolar (colégios, escolas, infantários, etc.).
Formação Pós-Graduada
CEPSI - Curso de Especialização em Psicoterapia 2008-2011
Universidade Autónoma de Lisboa / Clínica Contemporânea
(2008-2011)

O CEPSI é um curso de formação avançada que visa preparar o profissional de saúde para a prática psicoterapêutica eficaz. Encontra-se organizado numa perspectiva desenvolvimentista e simultaneamente integradora das diversas componentes teórico-práticas, preparando o futuro psicoterapeuta para a intervenção privada e institucional.
Formação Contínua
Luto Infantil - Avaliação e Intervenção
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(4 Outubro 2008)

Objectivos gerais: Fortalecer conhecimentos acerca do processo de luto na infância e adolescência. Adquirir competências de diferenciação entre reacções normativas e patológicas. Desenvolver competências de intervenção facilitadora do luto normativo e intervenção terapêutica no luto patológico.

 Recursos Psicologia.com.pt

Áreas da Psicologia  
Directório de Psicólogos  
Profissional e Estudante  
 
Agenda  
Fóruns  
Livros e Revistas  
Links de Interesse  
Ofertas Formativas  
Artigos  
Notícias  
Humor & Psicologia  
Publique os seus trabalhos  

 

Serviços de
Supervisão Clínica
Serviços de
Apoio à Investigação

 

Livro em Promoção

Doente Oncológico e a Sua Família (O)
Maria da Graça Pereira (2002)

Livro - Novidade

Consumo Problemático de Drogas em Populações Ocultas
Luis Fernandes / Maria Carmo Carvalho (2004)

Testes Psicológicos
Dinâmicas de Grupo
CIEd Edições
DVDs de Formação
 
 

 

 

Artigos

Avaliação da competência aritmética
Marcelo Carlos da Silva (2008)

Instrumentos de investigação cognitiva em idosos na avaliação de demências
Cristine Boaz*, Leonardo Machado da Silva**, Irani Argimon*** (2008)

Trabalhos de Licenciatura

Psicologia positiva
Patrícia Nunes (2007)

Formação Contínua

Abuso e Dependência de Substâncias

Acolhimento de Emergência de Crianças em Risco

Acompanhamento Psicológico Infantil: Técnicas, Estratégias e Jogos de Intervenção

Avaliação da Criança – A Linguagem do Desenho

Bullying: Medidas de Prevenção e Estratégias de Intervenção

Clínica das Perturbações da Personalidade

Curso de Especialização em Psicogerontologia

Curso de Introdução à Medicina Legal

Curso de Mediação e Meios Alternativos de Resolução de Conflitos – CMMARC

Dislexia - Enquadramento, Diagnóstico e Intervenção

Eficácia Pessoal e Gestão de Equipas

Família, Menores e Violência Familiar

Famílias Multiproblemáticas e Terapia Familiar

Fundamentos Teóricos e Estratégias de Intervenção Psicológica com Crianças em Situação de Divórcio Parental

II Curso O Ludodiagnóstico – Técnica de Avaliação Psicológica Infantil

Intervenção Comportamental e Cognitiva com Crianças e Adolescentes

Intervenção Familiar em Diferentes Contextos

Intervenção Sócio-Educativa em Autarquias

Introdução aos Estudos Gays e Lésbicos

Luto Infantil - Avaliação e Intervenção

Mediadores e Formadores de Cursos EFA

Metodologias e Instrumentos de Recrutamento e Selecção

Organização do Trabalho e Gestão do Tempo

Programa de Intervenção em Saúde na Escola, Família e Comunidade

Psicofarmacologia para Psicólogos

Psicofarmacologia: Conceitos e Noções Básicas

Psicoterapia Gestalt - Curso de Formação de Terapeutas em Gestalt

Quadros Sindrómicos Infantis

Saúde dos Técnicos de Saúde - Síndrome de Burnout

Tabagismo: Prevenção e Aconselhamento

Terapia Cognitiva da Depressão

Terapias Comportamentais

Formação Pós-Graduada

Avaliação e Intervenção Psicológica com Adultos

Avaliação e Intervenção Psicológica com Adultos e Idosos

Avaliação Psicológica e Técnicas Psicoterapêuticas com Crianças e Adolescentes

CEPSI - Curso de Especialização em Psicoterapia 2008-2011

Comportamento Animal e Primatologia

Curso de Especialização em Neuropsicologia Clínica

Curso de Especialização em Neuropsicologia da Criança e do Adolescente

Curso de Especialização em Psicologia Forense

Curso de Especialização em Psicoterapia Dinâmica Integrada

Curso de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica

Doutoramento em Psicologia – Especialidade Psicologia Clínica

Doutoramento em Psicologia – Especialidade Psicologia Cognitiva e Cognição Social

Especialização em Psicoterapia

Especialização Pós-graduada em Avaliação Psicológica + Estágio Profissional

Especialização Pós-graduada em Consulta de Psicoterapia + Estágio Profissional

III Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Adultos

Intervenção Psicológica em Contexto Escolar

Intervir no Risco, na Crise e na Catástrofe

Mestrado Integrado em Psicologia

Pós Graduação em Psicoterapia Cognitivo - Comportamental

Pós-Graduação - Promoção da Mudança no Ambiente, Saúde e Consumo

Pós-Graduação em Avaliação Clínica em Contexto Forense

Pós-Graduação em Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes

Pós-graduação em Ciências Forenses, Psicologia Criminal e Comportamento Desviante

Pós-graduação em Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem + Estágio Profissional

Pós-Graduação em Neuropsicologia de Intervenção

Técnicas e Metodologias Activas e Expressivas

Workshops

Avaliação Psicológica de Adultos Integrada no Processo Terapêutico

Balanço de Competências

Ilustração e Literatura Infantil

IX Workshop de Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo

Eventos

II Jornadas de Psicologia da Educação de Barcelos

O Homem E O(s) Jogo(s) - VI Colóquio do Porto - Psicanálise e Cultura

Psicologia da Saúde: Novas e Velhas Realidades - IX Encontro do Serviço de Psicologia do Hospital Pulido Valente

   
 
 
   
 
 

ISSN: 1646-6977
© 2008 - Psicoglobal, Lda - Todos os direitos reservados

     
   

O presente e-mail destina-se única e exclusivamente a subscritores da newsletter do Psicologia.com.pt, não podendo ser considerado spam. Esta mensagem é enviada ao abrigo da nova legislação sobre correio Electrónico, art. 22.º do Decreto-lei n.º 7/2004, de 7 de Janeiro, sobre correio electrónico. Um e-mail não poderá ser considerado spam quando o mesmo incluir uma forma de ser removido.