ISSN: 1646-6977 | nº 242 |22/06/09

Formação Contínua
III Curso de Introdução à Medicina Legal
CRIAP
(13 Junho a 18 Julho 2009)

Seminários: Profissão Sexual, Violência Sexual, Criminalidade e Investigação, Alcoolismo. Inscrição Gratuita. Coordenador Cientifico do Curso: Professor Doutor José Pinto da Costa (Professor Catedrático de Medicina Legal e Coordenador Científico do CRIAP).
Eventos
Educação - Vocação ou Obrigação?
IPSY's - Instituto de Psicologia e Neuropsicologia
(4 Julho 2009)

Objectivos: Sensibilização dos pais, encarregados de educação e profissionais das áreas da Educação para a importância das formas de educar e suas consequências na construção de personalidade das crianças. Disponibilizar aos participantes um conjunto de conhecimentos no sentido de promover alterações na forma de estar e lidar com os filhos, para deste modo se conseguir uma melhor qualidade de vida e superação de dificuldades quer nas vivências familiares, quer nas sociais.
Workshop
Lágrimas Silenciosas - Perdas e Luto
IPSY's - Instituto de Psicologia e Neuropsicologia
(11 Julho 2009)

Objectivos: Sensibilização dos profissionais das áreas da Psicologia e da Educação para esta problemática actual. Fornecer conhecimentos teóricos e práticos na compreensão dos processos do luto e proporcionar a utilização de técnicas que favoreçam a expressão do sofrimento de perda e partilha de vivências. Consciencializar os técnicos para as possíveis alterações de comportamento da pessoa em processo de luto.
Formação Contínua
Psicologia e o Idoso: como intervir
Reflexos - Gabinete de Psicologia, Psicoterapia e Ludoterapia
(4 a 25 Julho 2009 )

O envelhecimento demográfico e as alterações no padrão epidemiológico e na estrutura social e familiar, verificadas em Portugal, determinam novas necessidades em saúde, para as quais urge organizar respostas adequadas, uma vez que os últimos anos de vida são, frequentemente, acompanhados de situações de fragilidade e de incapacidade, mas muitas vezes susceptíveis de prevenção, tratamento e recuperação e, sempre, com possibilidade de manutenção da dignidade e qualidade de vida.
Formação Contínua
Indisciplina e Problemas de Comportamento
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(4 Julho 2009 )

Objectivos gerais: Compreender os fenómenos da (in)disciplina e do comportamento oposicional como uma interacção recíproca entre múltiplos factores. Planear intervenções especializadas segundo a etiologia do problema identificado em cada aluno. Desenvolver competências e estratégias de gestão do comportamento em sala de aula (aplicação individual e/ou colectiva).
Formação Contínua
CIF – Segundo a OMS
IPSY's - Instituto de Psicologia e Neuropsicologia
(26 Setembro 2009)

Objectivos: Familiarizar os técnicos com o instrumento e a sua aplicação, nomeadamente na intervenção com crianças com necessidades educativas especiais.
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação (3.º ciclo) Psicologia Clínica e Neuropsicologia
IPAF - Instituto de Psicologia Aplicada e Formação
(Setembro 2009)

Abertura de turmas de Especialização em Psicologia Clínica correspondendo aos critérios exigidos para a atribuição do Diploma Europeu em Psicologia. Estas turmas contemplam a formação teórica e ao mesmo tempo a formação prática supervisionada. Durante o período de formação os alunos são incluídos em equipas clínicas.
Formação Pós-Graduada
II Mestrado em Neuropsicologia
Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP)
(Outubro 2009)

O mestrado em Neuropsicologia proposto pelo ICS-UCP organiza-se segundo o regime anual-semestral em 2 anos/4 semestres (120 ECTS). Compreende a frequência de unidades curriculares, integrando um estágio curricular e uma dissertação original.
Eventos
Quando as Crianças Reclamam!
IPSY's - Instituto de Psicologia e Neuropsicologia
(25 Julho 2009)

Objectivos: Disponibilizar aos participantes um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permitam identificar atitudes e comportamentos desajustados, para que possam actuar adequada e atempadamente. Sensibilização dos pais, encarregados de educação e profissionais das áreas da Educação para a importância das suas atitudes nestas situações afim de evitar consequências nefastas na construção da identidade das crianças.
Formação Contínua
A Intervenção Psicológica em Oncologia
Ser Família – Clínica de Saúde e Bem-Estar Familiar
(3 a 18 Julho 2009)

Objectivos: Contextualizar a Psicologia oncológica na história e na actualidade e compreender a complexidade da intervenção psicológica em contextos institucionais e multidisciplinares. Conhecer as características da doença e tratamentos e seu impacto no doente e família. Compreender os aspectos práticos da avaliação psicológica em oncologia e identificar os principais modelos de adaptação e de intervenção em psicologia oncológica. Relacionar estratégias de intervenção com aspectos específicos da doença e tratamentos. Integrar os aspectos teóricos da intervenção na aplicação de casos práticos.
Formação Pós-Graduada
Curso de Especialização em Counselling
UAL - Universidade Autónoma de Lisboa
(Junho 2009)

Esta formação, com carácter profissionalizante, é organizada de acordo com as directivas da Associação Europeia de Counselling e em colaboração com a Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling (APPCPC) e o Person Centered Institut (França), fundado por Carl Rogers. Apresenta-se como aprofundamento das aquisições feitas no 1º ano do Mestrado em Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica da UAL e no seu ajustamento aos critérios da Associação Europeia de Counselling e da Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling para obtenção do título de Counsellor.
Workshop
Suicídio - O risco e os sinais de alerta
IPSY's - Instituto de Psicologia e Neuropsicologia
(27 Junho 2009)

Objectivos Gerais: Sensibilização dos profissionais das áreas da Psicologia e da Educação para esta problemática actual e silenciosa, que se manifesta com bastante intensidade. Disponibilizar aos formandos um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permitam identificar atitudes, condutas e sinais, e actuar adequadamente afim de intervir atempadamente. Elucidar os diversos técnicos para a identificação dos sinais/sintomas de um possível suicida. Facilitar o seu reconhecimento através da caracterização do suicida.
Workshop
Bullying - Agressores e Vítimas
IPSY's - Instituto de Psicologia e Neuropsicologia
(25 Julho 2009)

Objectivos: Sensibilização dos profissionais das áreas da Psicologia e da Educação para esta problemática actual, da realidade escolar, que tem vindo a manifestar-se com uma intensidade crescente. Debater o impacto dos comportamentos agressivos na vivência escolar. Disponibilizar aos formandos um conjunto de conhecimentos e competências que lhe permitam identificar atitudes e condutas agressivas, e actuar adequadamente afim de dissipar estes comportamentos entre crianças ou jovens.
Formação Contínua
Bullying: Medidas de Prevenção e Estratégias de Intervenção
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(6 a 8 Julho 2009)

A Formação em Bullying: Medidas de Prevenção e Estratégias de Intervenção tem como principal objectivo promover junto dos estudantes e técnicos de saúde e educação conhecimentos específicos de uma problemática tão complexa e, cada vez mais comum, em Portugal. Pretende-se desta forma promover o conhecimento sobre esta problemática e auxiliar os profissionais de saúde e educação a minorar as consequências provenientes do Bullying, através da implementação de medidas de prevenção e estratégias de intervenção.
Formação Contínua
Ludoterapia Centrada na Criança
Reflexos - Gabinete de Psicologia, Psicoterapia e Ludoterapia
(6 a 23 Julho 2009)

A Ludoterapia é um processo terapêutico adequado para idades mais precoces. Baseando-se no brincar e sendo agradável à criança, a ludoterapia constitui-se como uma oportunidade da criança ensaiar, ´brincando´, os seus sentimentos e problemas, tal como numa terapia com adultos estes ensaiam ´falando´.
Formação Contínua
WISC III - Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (3ª Edição)
IPSY's - Instituto de Psicologia e Neuropsicologia
(2009)

"Objectivos: Formação de profissionais de Psicologia na utilização da WISC III - Escala de inteligência de Wechsler para crianças (3ª Edição). Aprofundar e compreender as especificidades desta escala. Administrar, cotar e interpretar correctamente os resultados da Wisc III é fundamental para uma intervenção mais ajustada às necessidades do paciente, neste caso da criança ou adolescente. Logo, este curso visa o aperfeiçoamento na técnica de administração da escala; o ajustamento na cotação; o olhar clínico na interpretação e a devolução dos resultados ao paciente, neste caso cuidadores da criança ou adolescente."
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação em Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes
CRIAP
(Início 10 de Outubro de 2009)

Objectivos: Ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e tratamento psicológico da psicopatologia da criança e do adolescente. Formação de acordo com protocolos de tratamento empiricamente validados. Conceptualização e discussão de casos clínicos.
Formação Contínua
Avaliação e Intervenção em Maus-Tratos na Criança e no Jovem
Psicoglobal - Serviços de Psicologia Lda
(18 Julho 2009 )

A violência tem-se apresentado de forma crescente no mundo, sendo focada pelos meios de comunicação sob diferentes representações: desde a doméstica até os grandes conflitos armados. Em comum, as diferentes formas com que se apresenta, elege como vítimas os mais fracos. Nesta categoria encontram-se as crianças que nascem com total falta de defesa e perduram durante tempo prolongado na dependência de outros (adultos).

 Recursos Psicologia.com.pt

Áreas da Psicologia  
Directório de Psicólogos  
Profissional e Estudante  
 
Agenda  
Fóruns  
Livros e Revistas  
Links de Interesse  
Ofertas Formativas  
Artigos  
Notícias  
Humor & Psicologia  
Publique os seus trabalhos  

 

Serviços de
Supervisão Clínica
Serviços de
Apoio à Investigação

 

Livro em Promoção

Motivação para a Competência: O Papel das Concepções Pessoais de Inteligência no Desempenho e no Sucesso
Luísa Faria (2008)

Livro - Novidade

Alfabetização Fônica: Construindo Competências de Leitura e Escrita
Alessandra e Fernando Capovilla, (2005)

Testes Psicológicos
Dinâmicas de Grupo
CIEd Edições
DVDs de Formação
 
 

 

 

Opinião

Treino de atletas jovens - Atitudes e Valores
Rute Cardoso Carvalho (2009)

Formação Contínua

A Intervenção Psicológica em Oncologia

Acompanhamento Psicológico Infantil: Técnicas, Estratégias e Jogos de Intervenção

Avaliação da Criança – A Linguagem do Desenho

Avaliação e Intervenção em Maus-Tratos na Criança e no Jovem

Bullying: Medidas de Prevenção e Estratégias de Intervenção

CIF – Segundo a OMS

Criminologia Clínica

Cuidados Continuados Integrados - Intervenção do Psicólogo

Dislexia - Avaliação e Intervenção

Gestão do Stress

I Curso de Especialização em Intervenção Psicoterapêutica com Caixa de Areia

III Curso de Introdução à Medicina Legal

Indisciplina e Problemas de Comportamento

Ludoterapia Centrada na Criança

Mediação nos Cursos EFA

Mediadores de Cursos EFA

Perturbações Sexuais: Diagnóstico e Formas de Intervenção

Psicologia Clínica: Iniciação à Prática Privada

Psicologia e o Idoso: como intervir

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências - RVCC Nível Básico e Secundário

Recrutamento e Selecção

WISC III - Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (3ª Edição)

Formação Pós-Graduada

Avaliação e Intervenção Psicológica com Adultos

Curso de Especialização em Counselling

Curso de Especialização em Neuropsicologia Clínica

Curso de Especialização em Psicoterapia Dinâmica Integrada

II Mestrado em Neuropsicologia

III Pós-Graduação de Psicoterapeutas de Adultos

Intervir no Risco, na Crise e na Catástrofe

Pós Graduação em Psicoterapia Cognitivo - Comportamental

Pós-Graduação (3.º ciclo) Psicologia Clínica e Neuropsicologia

Pós-Graduação em Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes

Pós-graduação em Ciências Forenses, Psicologia Criminal e Comportamento Desviante

Workshops

Bullying - Agressores e Vítimas

Casamento, Separação, Perda e Reconstrução: Ajudar Crianças e Pais a Lidar com o Divórcio

Contributos do Direito do Trabalho para a Formação em Psicologia dos Recursos Humanos

Lágrimas Silenciosas - Perdas e Luto

Massagem Shantala - Massagem para Bebés e Crianças

Suicídio - O risco e os sinais de alerta

Terapia Comportamental com Famílias (Behavioral Family Therapy)

Eventos

Conferência sobre Envelhecimento Activo

Educação - Vocação ou Obrigação?

Quando as Crianças Reclamam!

Social Situational Influences on Unconscious Inferences About People: Evidence from Spontaneous Trait Inference

Formação de Formadores

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

   
 
 
   
 
 

ISSN: 1646-6977
© 2009 - Psicoglobal, Lda - Todos os direitos reservados

     
   

O presente e-mail destina-se única e exclusivamente a subscritores da newsletter do Psicologia.com.pt, não podendo ser considerado spam. Esta mensagem é enviada ao abrigo da nova legislação sobre correio Electrónico, art. 22.º do Decreto-lei n.º 7/2004, de 7 de Janeiro, sobre correio electrónico. Um e-mail não poderá ser considerado spam quando o mesmo incluir uma forma de ser removido.