Formação Contínua
III
Curso de Introdução à Medicina Legal
CRIAP
(13 Junho a 18 Julho 2009)
Seminários: Profissão Sexual, Violência Sexual, Criminalidade e
Investigação, Alcoolismo. Inscrição Gratuita. Coordenador
Cientifico do Curso: Professor Doutor José Pinto da Costa
(Professor Catedrático de Medicina Legal e Coordenador
Científico do CRIAP). |
Eventos
Educação
- Vocação ou Obrigação?
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(4 Julho 2009)
Objectivos: Sensibilização dos pais, encarregados de educação e
profissionais das áreas da Educação para a importância das
formas de educar e suas consequências na construção de
personalidade das crianças. Disponibilizar aos participantes um
conjunto de conhecimentos no sentido de promover alterações na
forma de estar e lidar com os filhos, para deste modo se
conseguir uma melhor qualidade de vida e superação de
dificuldades quer nas vivências familiares, quer nas sociais. |
|
Workshop
Lágrimas
Silenciosas - Perdas e Luto
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(11 Julho 2009)
Objectivos: Sensibilização dos profissionais das áreas da
Psicologia e da Educação para esta problemática actual. Fornecer
conhecimentos teóricos e práticos na compreensão dos processos
do luto e proporcionar a utilização de técnicas que favoreçam a
expressão do sofrimento de perda e partilha de vivências.
Consciencializar os técnicos para as possíveis alterações de
comportamento da pessoa em processo de luto. |
Formação Contínua
Psicologia
e o Idoso: como intervir
Reflexos - Gabinete de Psicologia,
Psicoterapia e Ludoterapia
(4 a 25 Julho 2009 )
O envelhecimento demográfico e as alterações no padrão
epidemiológico e na estrutura social e familiar, verificadas em
Portugal, determinam novas necessidades em saúde, para as quais
urge organizar respostas adequadas, uma vez que os últimos anos
de vida são, frequentemente, acompanhados de situações de
fragilidade e de incapacidade, mas muitas vezes susceptíveis de
prevenção, tratamento e recuperação e, sempre, com possibilidade
de manutenção da dignidade e qualidade de vida. |
|
Formação Contínua
Indisciplina
e Problemas de Comportamento
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(4 Julho 2009 )
Objectivos gerais: Compreender os fenómenos da (in)disciplina e
do comportamento oposicional como uma interacção recíproca entre
múltiplos factores. Planear intervenções especializadas segundo
a etiologia do problema identificado em cada aluno. Desenvolver
competências e estratégias de gestão do comportamento em sala de
aula (aplicação individual e/ou colectiva). |
Formação Contínua
CIF
– Segundo a OMS
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(26 Setembro 2009)
Objectivos: Familiarizar os técnicos com o instrumento e a sua
aplicação, nomeadamente na intervenção com crianças com
necessidades educativas especiais. |
|
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação
(3.º ciclo) Psicologia Clínica e Neuropsicologia
IPAF - Instituto de Psicologia Aplicada e
Formação
(Setembro 2009)
Abertura de turmas de Especialização em Psicologia Clínica
correspondendo aos critérios exigidos para a atribuição do
Diploma Europeu em Psicologia. Estas turmas contemplam a
formação teórica e ao mesmo tempo a formação prática
supervisionada. Durante o período de formação os alunos são
incluídos em equipas clínicas. |
Formação Pós-Graduada
II
Mestrado em Neuropsicologia
Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da
Universidade Católica Portuguesa (UCP)
(Outubro 2009)
O mestrado em Neuropsicologia proposto pelo ICS-UCP organiza-se
segundo o regime anual-semestral em 2 anos/4 semestres (120 ECTS).
Compreende a frequência de unidades curriculares, integrando um
estágio curricular e uma dissertação original. |
|
Eventos
Quando
as Crianças Reclamam!
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(25 Julho 2009)
Objectivos: Disponibilizar aos participantes um conjunto de
conhecimentos e competências que lhes permitam identificar
atitudes e comportamentos desajustados, para que possam actuar
adequada e atempadamente. Sensibilização dos pais, encarregados
de educação e profissionais das áreas da Educação para a
importância das suas atitudes nestas situações afim de
evitar consequências nefastas na construção da identidade das
crianças. |
Formação Contínua
A
Intervenção Psicológica em Oncologia
Ser Família – Clínica de Saúde e Bem-Estar
Familiar
(3 a 18 Julho 2009)
Objectivos: Contextualizar a Psicologia oncológica na história e
na actualidade e compreender a complexidade da intervenção
psicológica em contextos institucionais e multidisciplinares.
Conhecer as características da doença e tratamentos e seu
impacto no doente e família. Compreender os aspectos práticos da
avaliação psicológica em oncologia e identificar os principais
modelos de adaptação e de intervenção em psicologia oncológica.
Relacionar estratégias de intervenção com aspectos específicos
da doença e tratamentos. Integrar os aspectos teóricos da
intervenção na aplicação de casos práticos. |
|
Formação Pós-Graduada
Curso
de Especialização em Counselling
UAL - Universidade Autónoma de Lisboa
(Junho 2009)
Esta formação, com carácter profissionalizante, é organizada de
acordo com as directivas da Associação Europeia de Counselling e
em colaboração com a Associação Portuguesa de Psicoterapia
Centrada na Pessoa e Counselling (APPCPC) e o Person Centered
Institut (França), fundado por Carl Rogers. Apresenta-se como
aprofundamento das aquisições feitas no 1º ano do Mestrado em
Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica da UAL e no seu
ajustamento aos critérios da Associação Europeia de Counselling
e da Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e
Counselling para obtenção do título de Counsellor. |
Workshop
Suicídio
- O risco e os sinais de alerta
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(27 Junho 2009)
Objectivos Gerais: Sensibilização dos profissionais das áreas da
Psicologia e da Educação para esta problemática actual e
silenciosa, que se manifesta com bastante intensidade.
Disponibilizar aos formandos um conjunto de conhecimentos e
competências que lhes permitam identificar atitudes, condutas e
sinais, e actuar adequadamente afim de intervir atempadamente.
Elucidar os diversos técnicos para a identificação dos
sinais/sintomas de um possível suicida. Facilitar o seu
reconhecimento através da caracterização do suicida. |
|
Workshop
Bullying
- Agressores e Vítimas
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(25 Julho 2009)
Objectivos: Sensibilização dos profissionais das áreas da
Psicologia e da Educação para esta problemática actual, da
realidade escolar, que tem vindo a manifestar-se com uma
intensidade crescente. Debater o impacto dos comportamentos
agressivos na vivência escolar. Disponibilizar aos formandos um
conjunto de conhecimentos e competências que lhe permitam
identificar atitudes e condutas agressivas, e
actuar adequadamente afim de dissipar estes comportamentos entre
crianças ou jovens. |
Formação Contínua
Bullying:
Medidas de Prevenção e Estratégias de Intervenção
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(6 a 8 Julho 2009)
A Formação em Bullying: Medidas de Prevenção e Estratégias de
Intervenção tem como principal objectivo promover junto dos
estudantes e técnicos de saúde e educação conhecimentos
específicos de uma problemática tão complexa e, cada vez mais
comum, em Portugal. Pretende-se desta forma promover o
conhecimento sobre esta problemática e auxiliar os profissionais
de saúde e educação a minorar as consequências provenientes do
Bullying, através da implementação de medidas de prevenção e
estratégias de intervenção. |
|
Formação Contínua
Ludoterapia
Centrada na Criança
Reflexos - Gabinete de Psicologia,
Psicoterapia e Ludoterapia
(6 a 23 Julho 2009)
A Ludoterapia é um processo terapêutico adequado para idades
mais precoces. Baseando-se no brincar e sendo agradável à
criança, a ludoterapia constitui-se como uma oportunidade da
criança ensaiar, ´brincando´, os seus sentimentos e problemas,
tal como numa terapia com adultos estes ensaiam ´falando´. |
Formação Contínua
WISC
III - Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (3ª
Edição)
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(2009)
"Objectivos: Formação de profissionais de Psicologia na
utilização da WISC III - Escala de inteligência de Wechsler para
crianças (3ª Edição). Aprofundar e compreender as
especificidades desta escala. Administrar, cotar e interpretar
correctamente os resultados da Wisc III é fundamental para uma
intervenção mais ajustada às necessidades do paciente, neste
caso da criança ou adolescente. Logo, este curso visa o
aperfeiçoamento na técnica de administração da escala; o
ajustamento na cotação; o olhar clínico na interpretação e a
devolução dos resultados ao paciente, neste caso cuidadores da
criança ou adolescente." |
|
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação
em Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes
CRIAP
(Início 10 de Outubro de 2009)
Objectivos: Ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico,
classificação, avaliação e tratamento psicológico da
psicopatologia da criança e do adolescente. Formação de acordo
com protocolos de tratamento empiricamente validados.
Conceptualização e discussão de casos clínicos. |
Formação Contínua
Avaliação
e Intervenção em Maus-Tratos na Criança e no Jovem
Psicoglobal - Serviços de Psicologia Lda
(18 Julho 2009 )
A violência tem-se apresentado de forma crescente no mundo,
sendo focada pelos meios de comunicação sob diferentes
representações: desde a doméstica até os grandes conflitos
armados. Em comum, as diferentes formas com que se apresenta,
elege como vítimas os mais fracos. Nesta categoria encontram-se
as crianças que nascem com total falta de defesa e perduram
durante tempo prolongado na dependência de outros (adultos). |
|
Recursos Psicologia.com.pt |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|