Formação Pós-Graduada
Mestrado
em Psicologia Forense e Criminal
Instituto Superior de Ciências da Saúde
Egas Moniz
(Início Outubro 2009)
Objectivos: Identificar os campos de actuação da Psicologia
Forense e criminal. Caracterizar o fenómeno da criminalidade,
tendo presente a diversidade inerente aos vários tipos de crime,
seus agressores e suas vítimas. Promover competências no
planeamento, execução e avaliação de planos de intervenção nos
contextos do comportamento desviante e da criminalidade.
Identificar os aspectos éticos e deontológicos associados a esta
área científica. Entre outros. |
Formação Contínua
Mala
Mundo
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(5 a 19 Setembro 2009)
Apresentação e exploração da ´Mala Mundo´ como técnica de
intervenção psicoterapêutica, no âmbito da sua utilização com
crianças pré-adolescentes e adolescentes. Ou seja, numa faixa
etária compreendida entre os 8 e os 14 anos. Sendo esta faixa
etária alvo de intervenção específica, onde a escassez de
instrumentos a torna mais difícil, a ´Mala Mundo´ apresenta-se
como um instrumento adequado a esta intervenção. |
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Workshop
Bullying
- Agressores e Vítimas
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(25 Julho 2009)
Objectivos: Sensibilização dos profissionais das áreas da
Psicologia e da Educação para esta problemática actual, da
realidade escolar, que tem vindo a manifestar-se com uma
intensidade crescente. Debater o impacto dos comportamentos
agressivos na vivência escolar. Disponibilizar aos formandos um
conjunto de conhecimentos e competências que lhe permitam
identificar atitudes e condutas agressivas, e
actuar adequadamente afim de dissipar estes comportamentos entre
crianças ou jovens. |
Formação Pós-Graduada
Especialização
em Psicoterapia
Sociedade Portuguesa de Psicoterapias
Construtivistas
(Novembro 2009 a Março 2010)
O Curso de Especialização em Psicoterapia decorre ao longo de
Seis Semestres com um total de cerca de 110 horas cada semestre,
e integra Trinta Módulos. Destes, vinte e quatro (24) são
Teóricos, e seis (6) de Seminário de Supervisão. Cada Semestre
integra um mínimo de três Módulos Teóricos , que perfazem cerca
de 80 horas, e 40 horas de Seminário de Supervisão, num total de
cerca de 120 horas. |
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Formação Pós-Graduada
Curso
de Especialização em Counselling
UAL - Universidade Autónoma de Lisboa
(2009)
Esta formação, com carácter profissionalizante, é organizada de
acordo com as directivas da Associação Europeia de Counselling e
em colaboração com a Associação Portuguesa de Psicoterapia
Centrada na Pessoa e Counselling (APPCPC) e o Person Centered
Institut (França), fundado por Carl Rogers. Apresenta-se como
aprofundamento das aquisições feitas no 1º ano do Mestrado em
Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica da UAL e no seu
ajustamento aos critérios da Associação Europeia de Counselling
e da Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e
Counselling para obtenção do título de Counsellor. |
Formação Contínua
WISC
III - Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (3ª
Edição)
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(3 a 17 Outubro 2009)
Objectivos: Formação de profissionais de Psicologia na
utilização da WISC III - Escala de inteligência de Wechsler para
crianças (3ª Edição). Aprofundar e compreender as
especificidades desta escala. Administrar, cotar e interpretar
correctamente os resultados da Wisc III é fundamental para uma
intervenção mais ajustada às necessidades do paciente, neste
caso da criança ou adolescente. Logo, este curso visa o
aperfeiçoamento na técnica de administração da escala, o
ajustamento na cotação, o olhar clínico na interpretação e a
devolução dos resultados ao paciente, neste caso cuidadores da
criança ou adolescente. |
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Eventos
Quando
as Crianças Reclamam!
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(25 Julho 2009)
Objectivos: Disponibilizar aos participantes um conjunto de
conhecimentos e competências que lhes permitam identificar
atitudes e comportamentos desajustados, para que possam actuar
adequada e atempadamente. Sensibilização dos pais, encarregados
de educação e profissionais das áreas da Educação para a
importância das suas atitudes nestas situações afim de
evitar consequências nefastas na construção da identidade das
crianças. |
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação
em Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e
Adolescentes
CeFIPsi: Centro de Formação e Investigação
em Psicologia
(Outubro 2009 a Junho 2010)
Objectivos: Capacitar os formandos para uma avaliação e
intervenção psicológica adequadas e bem sucedidas junto de
crianças e adolescentes, numa abordagem cognitiva-comportamental
e emocional. |
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Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação
em Avaliação Psicológica em Contexto Forense
CRIAP
(Início 26 Setembro 2009)
Este curso terá uma vertente teórica que visa a aquisição,
desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos de avaliação
psicológica forense e uma vertente prática que implicará a
análise de casos práticos, o manuseamento de materiais e
instrumentos para a realização de perícias e o treino de
competências de comunicação escrita (relatório pericial) e oral
(testemunho em tribunal). |
Formação Contínua
Especialização
em Rorschach
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(Outubro a Novembro 2009)
Aplicar, codificar e interpretar correctamente o Rorschach é
fundamental para uma intervenção mais ajustada às necessidades
do paciente. Logo, este curso visa o aperfeiçoamento na técnica
de aplicação do teste, o ajustamento na codificação, o olhar
clínico na interpretação e a devolução dos resultados ao
paciente. |
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Formação Contínua
CIF
– Segundo a OMS
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(26 Setembro 2009)
Objectivos: Familiarizar os técnicos com o instrumento e a sua
aplicação, nomeadamente na intervenção com crianças com
necessidades educativas especiais. |
Formação Contínua
Reconhecimento,
Validação e Certificação de Competências - RVCC Nível Básico e
Secundário
Psicoglobal - Serviços de Psicologia Lda
(25 Julho 2009)
Na actualidade, em Portugal, no âmbito da Iniciativa Novas
Oportunidades, temos vindo a assistir ao incentivo do aumento
dos níveis de qualificação por parte da população adulta,
através de várias iniciativas e ofertas educativas ou formativas
que vão ao encontro deste objectivo. |
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Recursos Psicologia.com.pt |
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