
Formação Contínua
Psicologia
Forense
Associação Central de Psicologia
(7 Novembro 2009 a 16 Janeiro 2010 )
Contéudos Programáticos: Módulo - A Psicologia Forense. Módulo -
Crianças vítimas da Violência Interparental. Módulo - Regulação
do Poder Paternal. Módulo - Abuso sexual de Crianças. Módulo -
Vítimas de Violência Conjugal. Módulo - Agressores Violentos e
Perigosos |
Workshop
Suicídio
- O risco e os sinais de alerta
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(17 Outubro 2009)
Objectivos Gerais: Sensibilização dos profissionais das áreas da
Psicologia e da Educação para esta problemática actual e
silenciosa, que se manifesta com bastante intensidade.
Disponibilizar aos formandos um conjunto de conhecimentos e
competências que lhes permitam identificar atitudes, condutas e
sinais, e actuar adequadamente afim de intervir atempadamente.
Elucidar os diversos técnicos para a identificação dos
sinais/sintomas de um possível suicida. Facilitar o seu
reconhecimento através da caracterização do suicida. |
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Formação Contínua
Mala
Mundo
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(5 a 19 Setembro 2009)
Apresentação e exploração da ´Mala Mundo´ como técnica de
intervenção psicoterapêutica, no âmbito da sua utilização com
crianças pré-adolescentes e adolescentes. Ou seja, numa faixa
etária compreendida entre os 8 e os 14 anos. Sendo esta faixa
etária alvo de intervenção específica, onde a escassez de
instrumentos a torna mais difícil, a ´Mala Mundo´ apresenta-se
como um instrumento adequado a esta intervenção. |
Formação Contínua
Introdução
ao Ludodiagnóstico e à Ludoterapia
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(14 a 17 Setembro 2009 )
A Ludoterapia é a psicoterapia adaptada para o tratamento
infantil, através do qual a criança, brincando, projecta o seu
modo de ser. Através do brincar, como uma forma de linguagem
clara e acessível para a criança, facilita-se a projecção de
sentimentos e emoções, assim como as dificuldades e os conflitos
que a preocupam. Através da Ludoterapia as crianças aprendem a
conhecer-se a si mesmos, aprendem a relacionar-se com o mundo
que as rodeia, aprendem a comunicar com o Outro, a expressar os
seus sentimentos, a modificar o seu comportamento, a desenvolver
a habilidade de resolver problemas e, principalmente, a
desenvolver formas de se relacionar com os outros. |
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Formação Pós-Graduada
Pós-graduação
em Ciências Forenses, Psicologia Criminal e Comportamento
Desviante
Psiclínica
(2009)
Conhecimentos Prévios: Título Académico de Licenciatura (mínimo
de 3 Anos de Curso Superior). Formação na área da Psicologia,
Medicina, Ciências Comportamentais, Ciências Judiciárias e
Policiais, entre outros. Critérios de Selecção: Analise
curricular (conhecimentos prévios necessários são
eliminatórios). Entrevista (se necessário) |
Eventos
Educação
- Vocação ou Obrigação?
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(26 Setembro 2009)
Objectivos: Sensibilização dos pais, encarregados de educação e
profissionais das áreas da Educação para a importância das
formas de educar e suas consequências na construção de
personalidade das crianças. Disponibilizar aos participantes um
conjunto de conhecimentos no sentido de promover alterações na
forma de estar e lidar com os filhos, para deste modo se
conseguir uma melhor qualidade de vida e superação de
dificuldades quer nas vivências familiares, quer nas sociais. |
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Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação
em Psicoterapias Cognitivo - Comportamentais
CRIAP
(Início 14 Novembro 2009)
Objectivos: Ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico,
classificação, avaliação e tratamento psicológico da
psicopatologia do adulto. Formação de acordo com protocolos de
tratamento empiricamente validados. Conceptualização e discussão
de casos clínicos. |
Formação Contínua
Curso
Prático de Estimulação Cognitiva: do Envelhecimento Normal ao
Patológico
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(12 Setembro 2009 )
Objectivos Gerais do Curso: A Formação Contínua ´Curso Prático
de Estimulação Cognitiva: do envelhecimento normal ao
patológico´, tem como principal objectivo fornecer “ferramentas
práticas” a profissionais de saúde e acção social, estudantes e
todos que lidem com idosos, de modo a facilitar o dia-a-dia dos
pacientes que sofrem de alterações cognitivas, ajudando, deste
modo, a uma atenuação da sintomatologia. |
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Formação Contínua
Curso
de Psicofarmacologia para Psicólogos
Associação Central de Psicologia
(14 Novembro a 12 Dezembro 2009)
Programa: I Módulo - Papel dos Fármacos no Tratamento de Doenças
Psiquiátricas (8 horas). II Módulo - Psicofarmacologia de
Crianças e Jovens (8 horas). III Módulo - Psicofarmacologia e
Perturbações do Humor (4 horas). IV Módulo - Psicofarmacologia
nas Perturbações do Sono (4 horas). IV Módulo -
Psicofarmacologia nas Perturbações da Ansiedade (4horas). IV
Módulo - Psicofarmacologia nas Perturbações Psicóticas (4 horas) |
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação
em Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes
CRIAP
(Início 10 de Outubro de 2009)
Objectivos: Ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico,
classificação, avaliação e tratamento psicológico da
psicopatologia da criança e do adolescente. Formação de acordo
com protocolos de tratamento empiricamente validados.
Conceptualização e discussão de casos clínicos. |
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Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação
em Avaliação Psicológica em Contexto Forense
CRIAP
(Início 26 Setembro 2009)
A avaliação psicológica em contexto forense tem vindo a
destacar-se como uma das áreas de maior projecção e trabalho do
psicólogo que actua no contexto da Justiça. A aprendizagem e/ou
contínua actualização de conhecimentos e experiência torna-se
necessários para quem pretende criar alicerces sólidos a um
exercício profissional e científico. |
Formação Contínua
Especialização
em Rorschach
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(Outubro a Novembro 2009)
Aplicar, codificar e interpretar correctamente o Rorschach é
fundamental para uma intervenção mais ajustada às necessidades
do paciente. Logo, este curso visa o aperfeiçoamento na técnica
de aplicação do teste, o ajustamento na codificação, o olhar
clínico na interpretação e a devolução dos resultados ao
paciente. |
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Workshop
Bullying
- Agressores e Vítimas
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(19 Setembro 2009)
Objectivos: Sensibilização dos profissionais das áreas da
Psicologia e da Educação para esta problemática actual, da
realidade escolar, que tem vindo a manifestar-se com uma
intensidade crescente. Debater o impacto dos comportamentos
agressivos na vivência escolar. Disponibilizar aos formandos um
conjunto de conhecimentos e competências que lhe permitam
identificar atitudes e condutas agressivas, e
actuar adequadamente afim de dissipar estes comportamentos entre
crianças ou jovens. |
Formação Contínua
EMDR
- Nível 1
Oficina de Psicologia
(15 a 18 Outubro 2009 )
Através da Oficina de Psicologia foi possível criar uma
oportunidade única de formação de alto nível em Portugal, com o
Presidente da Associação EMDR Europa como formador, que estará
excepcionalmente em Portugal, a convite da Oficina de
Psicologia, para formar e certificar um grupo de clínicos
portugueses. Ao longo de três dias e meio de trabalho intenso,
os participantes poderão adquirir e praticar os conhecimentos
necessários a uma intervenção global efectuada com recurso a
esta metodologia de intervenção profunda e eficaz. |
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Formação Pós-Graduada
Curso
de Especialização em Counselling
UAL - Universidade Autónoma de Lisboa
(2009)
Esta formação, com carácter profissionalizante, é organizada de
acordo com as directivas da Associação Europeia de Counselling e
em colaboração com a Associação Portuguesa de Psicoterapia
Centrada na Pessoa e Counselling (APPCPC) e o Person Centered
Institut (França), fundado por Carl Rogers. Apresenta-se como
aprofundamento das aquisições feitas no 1º ano do Mestrado em
Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica da UAL e no seu
ajustamento aos critérios da Associação Europeia de Counselling
e da Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e
Counselling para obtenção do título de Counsellor. |
Formação Contínua
Práticas
em Psicologia Clínica: Actuações, Intervenções em Psicoterapia
Cognitivo-Comportamental
Associação Central de Psicologia
(17 Outubro a 28 Novembro 2009)
Conteúdos Programáticos: A ética e a deontologia na prática
clínica. Psicoterapias de orientação cognitivo-comportamental.
Reflexão sobre temas emergentes e de envolvimento bioético.
Local: Hotel Tivoli, Coimbra. Formadora: Professora Doutora
Fátima Feliciano. |
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Formação Contínua
CIF
– Segundo a OMS
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(26 Setembro 2009)
Objectivos: Familiarizar os técnicos com o instrumento e a sua
aplicação, nomeadamente na intervenção com crianças com
necessidades educativas especiais. |
Formação Contínua
Acolhimento,
Diagnóstico e Encaminhamento de Adultos em Centros Novas
Oportunidades
Psinvicta – Psicologia e Formação, Lda
(8 a 11 Setembro 2009 )
Objectivos Gerais do Curso: Contextualização da Iniciativa Novas
Oportunidades e respectivo enquadramento. Clarificação e análise
do trabalho no âmbito de um Centro Novas Oportunidades.
Desenvolvimento de competências de trabalho na área de Educação
e Formação de Adultos. Compreensão do modo de funcionamento e
manutenção do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa
e Formativa (SIGO). |
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Eventos
IV
Simposium de Investigação Criminal
Associação Central de Psicologia
(10 Outubro 2009)
Oradores: Mestre Barra da Costa - Antropólogo, Crminalista e
Antigo Inspector Chefe da Polícia Judiciária. Professor Doutor
Duarte Nuno Vieira - Presidente do Instituto Nacional da
Medicina Legal. Professor Doutor Rui Abrunhosa Gonçalves -
Psicólogo, Professor Universitário e Investigador da
Universidade do Minho. Professor Doutor Carlos Fernandes -
Psicólogo e Professor Catedrático da Universidade de Aveiro.
Professora Doutora Cristina Soeiro - Psicóloga Coordenadora do
Gabinete de Psicologia e Selecção do Instituto Superior da
Polícia Judiciária e Ciências Criminais. Major Paulo Rebelo |
Eventos
Quando
as Crianças Reclamam!
IPSY's - Instituto de Psicologia e
Neuropsicologia
(12 Setembro 2009)
Objectivos: Disponibilizar aos participantes um conjunto de
conhecimentos e competências que lhes permitam identificar
atitudes e comportamentos desajustados, para que possam actuar
adequada e atempadamente. Sensibilização dos pais, encarregados
de educação e profissionais das áreas da Educação para a
importância das suas atitudes nestas situações afim de
evitar consequências nefastas na construção da identidade das
crianças. |
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Recursos Psicologia.com.pt |
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