Formação Pós-Graduada
Especialização
em Psicoterapia
Sociedade Portuguesa de Psicoterapias
Construtivistas
Novembro 2010 a Março 2011 - Lisboa
Decorrem de Julho a Setembro as inscrições para o semestre
Novembro 2010-Março 2011 da Especialização em Psicoterapia que a
Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas organiza.
Esta Especialização, de inspiração experiencialista e
construtivista, decorre em horário pós-laboral. Inscrições
limitadas. |
Formação Contínua
Perturbações
de Personalidade: do Diagnóstico à Terapia Cognitiva
CRIAP
Início 9 Outubro de 2010 - Porto
Objectivos: Ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico,
classificação, avaliação e tratamento psicológico das
perturbações da personalidade.. Formação de acordo com
protocolos de tratamento empiricamente validados – modelos
cognitivos e a terapia focada nos esquemas.. Conceptualização e
discussão de casos clínicos. |
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Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação
em Psicopatologia do Adulto
Associação Central de Psicologia
Início 13 Novembro 2010 - Coimbra
Os conhecimentos de psicopatologia são fundamentais para um
diagnóstico preciso e para o planeamento de uma intervenção
psicoterapêutica eficaz. O Curso de P.G em Psicopatologia do
Adulto – Diagnóstico e Intervenção, tem como foco principal
actualizar conhecimentos e competências no diagnóstico e
tratamento psicológico da psicopatologia do adulto. |
Formação de Formadores
Formação
Pedagógica Inicial de Formadores
Reflexos - Gabinete de Psicologia,
Psicoterapia e Ludoterapia
Setembro a Outubro 2010 - Odivelas
Programa: O Formador e o Contexto em que se Desenvolve a
Formação. Teorias, Factores e Processos de Aprendizagem. Relação
Pedagógica e Animação de Grupos em Formação. Métodos e Técnicas
Pedagógicas. Definição e Estruturação de Objectivos de Formação.
Avaliação da Aprendizagem. Os Recursos Didácticos na Formação e
as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Planificação
da Formação. Plano de Sessão. Acompanhamento e Avaliação da
Formação. Proposta de Intervenção Pedagógica. |
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Formação Contínua
Prevenção
e Intervenção na Depressão
CRIAP
Início 23 Outubro 2010 - Porto
Actualizar conhecimentos nas áreas do diagnóstico, prevenção e
intervenção cognitivo-comportamental e psiquiátrica na
depressão. Desenvolver competências clínicas na conceptualização
de casos e definição de protocolos de intervenção terapêutica.
Desenvolver e avaliar criticamente programas de prevenção da
depressão derivados do modelo cognitivo-comportamental. |
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação
em Psicopatologia da Infância e da Adolescência
Associação Central de Psicologia
Início 23 Outubro 2010 - Coimbra
Objectivo: O Curso tem como objectivo geral a aquisição, o
desenvolvimento e o aprofundamento de conhecimentos sobre os
principais quadros psicopatológicos que incidem na infância e na
adolescência no que se refere a diagnóstico, classificação,
avaliação e intervenção psicológica, para uma intervenção
enquadrada nas boas práticas da Psicologia Clínica. |
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Formação Contínua
Competências
Parentais
Reflexos - Gabinete de Psicologia,
Psicoterapia e Ludoterapia
Setembro a Outubro 2010 - Odivelas
Através da presente acção de formação, pretende-se aumentar
junto dos profissionais os seus conhecimentos acerca das
competências necessárias a trabalhar junto de famílias, que por
diversos motivos, mostrem dificuldades no desempenho das suas
funções parentais. Pretende-se ainda sensibilizar os técnicos
para a importância da intervenção com as famílias, bem como
desenvolver competências técnico-profissionais, na área da
formação parental, para intervir junto de famílias e favorecer o
desenvolvimento de competências de intervenção com pais, numa
óptica de Educação Parental. |
Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação
em Aconselhamento na Saúde
Associação Central de Psicologia
Início 30 Outubro 2010 - Coimbra
Programa: Módulo I - Introdução à Psicologia Positiva (e do
Bem-Estar). Módulo II - Raízes Históricas. Módulo III -
Psicologia Positiva e do Bem-Estar.Módulo IV - Estado actual da
Psicologia Positiva e perspectivas de futuro. Módulo V - A
multidimensionalidade na pesquisa e intervenção da Psicologia
Positiva. entre outros módulos. |
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Formação Pós-Graduada
Pós-Graduação
em Dependências Químicas e Comportamentais
CRIAP
Início 16 Outubro 2010 - Porto
Objectivos: Ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico,
classificação, avaliação e tratamento psicoterápico /
psicofarmacológico das dependências químicas e comportamentais..
Formação de acordo com protocolos de tratamento empiricamente
validados.. Conceptualização e discussão de casos clínicos. |
Formação Pós-Graduada
Mestrado
em Psicologia Forense e Criminal
Instituto Superior de Ciências da Saúde
Egas Moniz
Início Outubro de 2010 - Caparica
Objectivos: Identificar os campos de actuação da Psicologia
Forense e criminal. Caracterizar o fenómeno da criminalidade,
tendo presente a diversidade inerente aos vários tipos de crime,
seus agressores e suas vítimas. Promover competências no
planeamento, execução e avaliação de planos de intervenção nos
contextos do comportamento desviante e da criminalidade. Entre
outros. |
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Formação Contínua
Psicopatologia
e Psicoterapia Existencialista Sartreana
ISPA - Instituto Universitário
13 a 14 Julho 2010 - Lisboa
A avaliação psicológica em contexto clínico é uma tarefa
complexa, assente num processo de pesquisa sistemática e
científica das principais características do funcionamento
psicológico e requer, da parte do psicólogo, o conhecimento dos
métodos, das técnicas e dos construtos avaliados, de forma a
delinear a estratégia de intervenção mais adequada às hipóteses
colocadas e aos objectivos da avaliação e a, numa base teórica,
integrar os dados colhidos. Esta complexidade requer o
desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos de avaliação
psicológica. |
Formação Contínua
Reconhecimento,
Validação e Certificação de Competências - RVCC Nível Básico e
Secundário
Psicoglobal - Serviços de Psicologia Lda
17 Julho 2010 - Porto
O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de
competências desenvolvido nos Centros Novas Oportunidades
espalhados pelo país, assume particular destaque, já que se
trata de uma estratégia inovadora de trabalhar com adultos,
valorizando o que a vida já teve oportunidade de lhes ensinar,
(nos mais variados contextos de aprendizagem), reconhecendo e
atribuindo valor a essas competências, certificando-as a nível
escolar, mais concretamente num nível básico (1, 2º e 3º ciclos
de escolaridade) ou num nível secundário. |
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