PUB


 

 

Perguntas Frequentes

New Page 1

Quais são os diferentes domínios de estudo e de intervenção da psicologia?

A Psicologia é uma espécie de “guarda-chuva” que abrange uma diversidade de sub-disciplinas e de sub-domínios de estudo e de intervenção, contando-se entre os exemplos melhor conhecidos a psicologia clínica, a psicologia do desenvolvimento, a psicologia organizacional e a psicologia social, entre outros.

No entanto, a Psicologia abrange, efectivamente, muitos outros campos, podendo ser encontradas, por exemplo, na Associação Americana de Psicologia (www.APA.org) 53 divisões diferenciadas (áreas e sub-campos). Ao mesmo tempo, a psicologia também estabelece relações de proximidade e intersecção com outras ciências, entre as quais se incluem a sociologia, a antropologia, a biologia ou a medicina, entre muitas outras.

De seguida são apresentadas algumas breves descrições de algumas das áreas básicas da Psicologia:


Psicologia do Desenvolvimento

A Psicologia do Desenvolvimento (ou Psicologia Desenvolvimental) estuda as mudanças no pensamento e no comportamento que ocorrem ao longo de todo o ciclo de vida humano. Esta área preocupa-se não só em identificar estas mudanças mas também em descobrir os motivos pelos quais estas mudanças ocorrem, e como ocorrem. Por último, os psicólogos estudam o desenvolvimento sob muitos aspectos, como por exemplo a percepção, a cognição, as relações humanas, a linguagem e as competências sociais.

Apesar do desenvolvimento da criança ser privilegiado nesta área (em virtude das rápidas e profundas mudanças que ocorrem durante as primeiras fases da vida humana) a psicologia desenvolvimental também abrange o desenvolvimento adolescente e adulto (por ex. as mudanças na meia-idade e o envelhecimento).


Psicologia Educacional

A Psicologia Educacional (ou Psicologia da Educação) consiste na aplicação da psicologia e dos métodos psicológicos ao estudo do desenvolvimento, da aprendizagem, da motivação, da instrução, da avaliação e temáticas associadas que influenciam a interacção entre o ensino e a aprendizagem. Trata-se, afinal, de uma definição bastante ampla em virtude das potenciais aplicações da psicologia educacional aos processos de aprendizagem serem bastante numerosas.


Psicologia Infantil

A Psicologia Infantil (também designada de Psicologia do Desenvolvimento da Criança) foca-se sobretudo no crescimento e desenvolvimento da criança e nas mudanças que ocorrem nas diversas áreas (incluindo as áreas física, cognitiva, emocional e social).


Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica é tanto a prática como a investigação nas quais se aplicam os princípios da psicologia à avaliação, prevenção, melhoria e reabilitação das problemáticas psicológicas, das deficiências, do comportamento disfuncional e do comportamento nocivo para a saúde, bem como à melhoria e promoção do bem-estar psicológico e físico. De uma forma geral (embora não com carácter exclusivo), esta é a área da psicologia que se dedica às chamadas perturbações e problemáticas psicológicas nas quais se incluem, por exemplo, as perturbações da ansiedade, as perturbações e disfunções sexuais, as perturbações da personalidade, e as perturbações do estado de ânimo (depressão), entre outras.


Psicologia da Saúde

A Psicologia da Saúde consiste no conjunto de contributos educacionais, científicos e profissionais específicos da disciplina da psicologia para a promoção e manutenção da saúde e para a prevenção e tratamento da doença, e na identificação de correlatos etiológicos e de diagnóstico da saúde, da doença e disfunções relacionadas (Matarazzo, 1980). Neste sentido, a psicologia da saúde pode ser vista, de certa forma, como a área que abrange todos os psicólogos que trabalham na área da saúde física e mental.


Orientação Vocacional / Profissional

A área da orientação vocacional é também conhecida por orientação escolar e profissional, estando ligada à intervenção em domínios como o aconselhamento e orientação vocacional e a orientação e gestão da carreira. Os psicólogos em exercício neste domínio normalmente auxiliam os seus clientes a ultrapassar com sucesso as dificuldades ao nível das escolhas académicas, do planeamento da carreira, etc., recorrendo à exploração de valores e interesses pessoais, à utilização de instrumentos de exploração vocacional e ao fornecimento e análise de informação para a tomada de decisão.


Psicologia Social

O Homem é um animal social. Os nossos pensamentos, sentimentos e comportamento ocorrem frequentemente no âmbito das relações que estabelecemos com os outros. Nós influencia-mo-las e, por sua vez, elas influenciam-nos a nós. Neste sentido, a Psicologia Social é o estudo científico da forma como as pessoas pensam sobre os outros, influenciam os outros e relacionam entre si. Os fenómenos de influênca social estudados pelos psicólogos sociais incluem a pressão grupal e o conformismo, a obediência / cumprimento da autoridade, o amor, os esterótipos, o preconceito, o ódio e a agressão, entre muitos outros.


Psicologia da Personalidade

A personalidade é o que faz de alguém único. A Psicologia da Personalidade estuda as características que fazem de cada indivíduo diferente dos outros, bem como de que forma e porquê. Neste sentido, também estuda a natureza humana e a semelhanças praticadas por grupos de indivíduos.


Psicologia Cognitiva

A Psicologia Cognitiva estuda o conhecimento. Especificamente, ela investiga a forma como o Homem adquire e desenvolve oe pensamentos e as ideias, como utiliza esse conhecimento, como organiza esse conhecimento num sistema, e as condições sob as quais retém o conhecimento ao longo do tempo.


Psicologia Organizacional / Industrial

A Psicologia Organizacional (também conhecida por Psicologia das Organizações ou Comportamento Organizacional) consiste no estudo científico do comportamento e processos mentais em contextos organizacionais, bem como da forma de funcionar dessas mesmas organizações (em termos estruturais e dinâmicos). Por sua vez a Psicologia Industrial (também conhecida como Psicologia Ergonómica ou dos Factores Humanos) prende-se com o design científico do ambiente / contexto de trabalho em termos físicos e relacionais.


Psicologia do Desporto e do Exercício

A Psicologia do Desporto estuda (1) os factores psicológicos e mantais que influenciam e são influenciados pela participação e desempenho no desporto, no exercício e na actividade física, e (2) a forma como a participação no desporto, exercício e actividade física poderão incrementar o desenvolvimento pessoal e o bem-estar ao longo do ciclo-vital.


Psicologia Forense

Mais fora que dentro dos tribunais, os psicólogos têm vindo a explorar as relações entre a psicopatologia e o comportamento delinquente. De uma forma geral, os psicólogos executam avaliações de acusados e delinquentes, prestam serviços de consulta psicológica a vítimas e criminosos, avaliam a credibilidade de testemunhas, desempenham avaliações em situações de abuso de crianças, etc.


Psicologia Comunitária

A Psicologia Comunitária visa compreender as pessoas dentro dos seus mundos ou esferas sociais, tentando igualmente utilizar este conhecimento para melhorar o bem-estar dos indivíduos. Neste campo, os investigadores examinam sistematicamente as formas segundo as quais os indivíduos interagem com outros indivíduos, grupos sociais, igrejas, escolas, famílias, etc. e a cultura e ambiente mais abrangentes.

voltar ao índice