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Prática desportiva e rendimento académico: um estudo com alunos do ensino secundário

2011
andreiasalguinho@gmail.com
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Colégio Imaculada Conceição (Coimbra).

Tese de Mestrado Integrado em Psicologia

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Prática desportiva e rendimento académico: um estudo com alunos do ensino secundário Esta investigação intenta apurar

Com o intuito de analisar a relação entre o rendimento académico e a prática desportiva, efetuou-se um estudo com estudantes do Ensino Secundário. A amostra contemplou 175 alunos dos dois géneros (masculino e feminino), com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos e de três níveis socioeconómicos diferentes (baixo, médio e alto), aos quais foram administrados um Questionário de Hábitos Desportivos, o Inventário de Estratégias de Estudo e de Aprendizagem (LASSI), Weinstein & Palmer, 1990 (Figueira, 1994) e o Teste de Inteligência Abstrata (IA) (Amaral, 1966). Os resultados apontam para a existência de uma relação negativa entre o rendimento académico e o tempo dedicado à prática de atividades desportivas (variável que, individualmente, explica 4,9% da variação das notas dos alunos), embora as diferenças ao nível do rendimento académico tenham sido registadas entre os alunos que praticam entre 1h a 4h30 minutos semanais e os que dedicam a essa prática mais de 4h30 minutos por semana. Foram também registadas diferenças relativamente ao género e à idade em função da prática desportiva dos alunos, mas não relativamente ao nível socioeconómico.

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