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A Desclassificação: um caminho a melhorar

2007
sebassantos@sapo.pt
Mestre em Psicologia do Desporto e do Exercício. Doutorando em Ciências do Desporto (UTAD, Portugal)

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A Desclassificação: um caminho a melhorar Nova página 1

O desporto provoca comportamentos muito específícos (Brito, 1983), e a própria competição exalta esses comportamentos que variam de indivíduo para indivíduo, que podem ser benéficos, prejudiciais ou até indiferentes para certos atletas, ou para a equipa, ou para a própria realização da prova e a respectiva consecussão dos objectivos dos intervenientes. O treino psicológico permite-nos alterar os estados psicológicos potenciando as prestações dos atletas (Howe, 1991; Vasconcelos-Raposo, 1993; Alves, 1996; Rolo, 2001; Vasconcelos Raposo, 2002; Samulski, 2002; Alves, 2004; Santos, 2005; Santos, 2006). A compreensão da natureza dos condicionalismos que se colocam ao movimento humano no meio aquático é um passo importante para um domínio operacional dos modelos técnicos e a promoção da qualidade de execução técnica (Pessoa, 2004). A aprendizagem é fruto de uma alteração de comportamento, o conjunto de comportamentos que definem o saber nadar como refere Campaniço (2003) é o reflexo das operações mentais dependendo da nossa vontade em querer aprender e de todo um conjunto de operações complexas. Assim o presente estudo pretende analisar as desclassificações nas provas e torneios realizadas no espaço de influência de uma associação distrital de natação, relacionando e analisando o Perfil Psicológico de Prestação do grupo de nadadores. O estudo das desclassificações foi realizado com todos os nadadores que participaram nas provas da Associação de Natação do Distrito de Santarém. as variáveis psicológicas foram estudadas numa amostra de 105 indivíduos federados da modalidade de Natação, com idades compreendidas entre os 12 e os 22 anos de ambos os sexos. Os indivíduos foram seleccionados aleatoriamente nos Campeonatos Regionais de Verão do mesmo ano da respectiva associação. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que em todo e qualquer processo há a necessidade de trabalhar sistematicamente todas as habilidades do indivíduo no processo de treino. Os resultados concluem que as desclassificações vão diminuindo com o passar dos anos mas continuam a existir nas categorias dos mais velhos, resultado das aprendizagens individuais sobre o erro. As desclassificações continuarão a ocorrer enquanto não se alterar a forma de elaborar e aplicar o processo de treino.

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