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Educação emocional em contexto escolar

2012
arcardeira@iol.pt
Finalista da licenciatura em Psicologia no Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF), Portugal

Artigo elaborado no âmbito da cadeira de Psicologia Educacional II do 3º ano da licenciatura em Psicologia no Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF)

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Educação emocional em contexto escolar Nova página 1

Este trabalho visa uma abordagem reflexiva face à importância da Educação Emocional, das suas implicações e vantagens tanto a nível pessoal como social. Com as mudanças que se têm vindo a verificar no sistema familiar, a escola assume cada vez mais um papel preponderante a nível educacional. É também na escola que se estabelecem muitas relações interpessoais e daí ser um ponto fulcral para uma educação para as emoções. Muitas das problemáticas têm por base uma iliteracia emocional; pessoas emocionalmente inteligentes conhecem-se a si, às suas emoções e são capazes de estabelecer relações empáticas com o outro. São capazes de adiar a recompensa, adequando comportamentos a contextos específicos. Esta competência é extrapolada para outras áreas da vida, que vão desde o aumento do rendimento escolar, à diminuição da violência ou mesmo à capacidade de estabelecer relações conjugais e laborais prazerosas.

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