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Crianças institucionalizadas: a construção psíquica a partir da privação do vínculo materno

2009
brunahecht@hotmail.com
Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Psicologia (Porto Alegre, RS, Brasil)

Trabalho de conclusão de curso de graduação em psicologia

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Crianças institucionalizadas: a construção psíquica a partir da privação do vínculo materno Nova página 1

O tema do abandono infantil está presente em nosso cotidiano e vem crescendo como um dos fenômenos sociais mais inquietantes do mundo atual. A teorização psicanalítica enfatiza a importância do vínculo afetivo e da presença fundamental da mãe para o desenvolvimento saudável do bebê. Pensando nisto, buscamos através de uma revisão da literatura saber como se dá o desenvolvimento psíquico de uma criança que vive em abrigo e não possui esta vinculação. Para isso foram realizadas buscas de artigos que apresentassem dados relevantes acerca dos prejuízos ou benefícios em relação à privação do vinculo materno na constituição do psiquismo através dos periódicos científicos publicados nas bases de dados eletrônicas Bvs, Indexpsi, Lilacs, Pepsic e Scielo. Viu-se que apesar de falhas no desenvolvimento em decorrência de toda conflitiva vivida pelo abandono, ainda assim, as crianças apresentam recursos internos preservados e bastante saudáveis.

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