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Vinculação e funcionamento cognitivo da criança: o contexto de interacção mãe-filho

2009
joanacerdeira@hotmail.com
Técnica Superior de Psicologia na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Porto Oriental. Mestranda em Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com formação avançada em Avaliação Psicológica Forense pela Universidade do Minho. Formadora certificada pelo IEFP.

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Vinculação e funcionamento cognitivo da criança: o contexto de interacção mãe-filho Nova página 1

O conceito de vinculação, tal como equacionado por Bowlby numa série de documentos teóricos (Bowlby 1958, 1969, 1973, 1980), tem constituído uma importante estrutura conceptual na análise de diferenças individuais a nível do desenvolvimento social. De acordo com Sroufe (1983), a investigação aparece centrada em dois aspectos fundamentais da teoria de Bowlby. O primeiro diz respeito ao estudo das relações entre a qualidade dos comportamentos (ou representação) da vinculação e a qualidade dos cuidados parentais precoces. O segundo refere-se à análise da associação entre a qualidade das relações de vinculação e o funcionamento do sujeito noutras esferas como, por exemplo, a da cognição, do relacionamento social ou da motivação para a mestria (Gaensbauer et ai., 1985). Neste trabalho debruçar-nos-emos sobre a ligação entre a qualidade da vinculação e o funcionamento cognitivo da criança. Para tal apresentaremos alguns estudos que consideramos traduzir e elucidar este tipo de relação. Mais adiante, procuraremos analisar a influência da estimulação materna no funcionamento cognitivo da criança.

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