PUB


 

 

A Importância da psicoterapia cognitivo-comportamental no tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada

2009
mara.gv@hotmail.com
*Psicóloga. Psicoterapeuta. Mestre em Ciências (UFPel). Especialista em Psicopedagogia Clínica (UCPel). Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ISEPE). **Psicóloga. Psicoterapeuta. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Pesquisadora Colaboradora do Grupo de Pesquisa: Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PUCRS)

A- A A+
A Importância da psicoterapia cognitivo-comportamental no tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada Nova página 1

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um transtorno crônico de ansiedade podendo durar muitos anos, provocando queda na qualidade de vida do indivíduo e prejudicando seu desempenho social, familiar e profissional. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a terapia que tem se mostrado mais eficaz no tratamento deste transtorno com ganhos relativamente estáveis. Este artigo aborda a importância da TCC no tratamento do TAG e foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e revisão sistemática utilizando as seguintes bases de dados: Scielo, Bireme, Cochrane Library, Lilacs e Google, em artigos entre 1998 e 2007. Três artigos foram incluídos nos resultados, por descreverem as técnicas. Estudos apontam que as técnicas comportamentais da TCC são importantes no tratamento do TAG porque são efetivas na diminuição dos sintomas, possibilitando uma melhora na qualidade de vida e obtendo uma resposta positiva ao tratamento.

 Ler texto integral em PDF