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Dislexia: Uma Perspectiva Psicodinâmica

2009
rui.carreteiro@inpn.org
Licenciado em Psicologia pela Universidade de Lisboa, Doutorando em Psicologia Clínica pela Universidade de Lisboa, Doutorando em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca

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Dislexia: Uma Perspectiva Psicodinâmica Nova página 1

Vários estudos referem uma associação entre a dislexia e as alterações psiquiátricas, no entanto não foi ainda avançada uma teoria que explique estes resultados. Com base na literatura, parece demais evidente que a dislexia se deva a alterações fonológicas, pelo que não parece verosímil que tais alterações sejam a causa da dislexia. Resta assim a hipótese destas alterações se deverem à dislexia ou de ambas as manifestações partilharem uma causa comum. Após uma revisão de literatura, o presente artigo tenta avançar uma hipótese conceptual que fundamentada numa perspectiva psicodinâmica, explique a co-ocorrência de dislexia, depressão, conduta anti-social e manifestações psicossomáticas.

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