PUB


 

 

Das histórias de vida às vidas com história. o impacte do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências

2012
sofiaportelacnoespaa@gmail.com
Profissional de RVC desde 2006, psicóloga (ramo de orientação escolar e profissional) e formadora

Tese (Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação e da Formação, especialização em Educação e Formação de Adultos) apresentada em março de 2012 na FCHS da Universidade de Faro (Portugal)

A- A A+
Das histórias de vida às vidas com história. o impacte do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências Esta investigação intenta apurar

O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) visa a certificação de competências já adquiridas por adultos e também a sua motivação para realizar novas aprendizagens, o que representará um retorno para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Para tal, recorre a adaptações de metodologias autobiográficas com potencial para reconhecer e desafiar, entre outras, as competências de agência pessoal do seu devir, necessárias na atualidade para uma boa integração do cidadão na comunidade. Com base em depoimentos recolhidos em entrevistas que realizámos a alguns adultos certificados por esta via, são analisadas perceções sobre o impacte do processo de RVCC nas suas vidas. Concluiu-se que as metodologias utilizadas, conjuntamente com os referenciais explorados e com a intervenção dos educadores neste processo, contribuíram para o reconhecimento e o desenvolvimento das competências-chave. Analisa-se ainda o suporte do Centro Novas Oportunidades na produção continuada do Plano de Desenvolvimento Pessoal, durante o processo de RVCC, e sua contribuição para um maior investimento na continuação das aprendizagens ao longo e ao largo da vida.

 Ler texto integral em PDF